Inglaterra

Desempregado, Wayne Rooney pode assumir outro time da Championship

A última experiência de Rooney na segunda divisão inglesa não foi das melhores - mas ele deve receber uma nova chance

Um dos maiores jogadores ingleses de sua geração, Wayne Rooney encerrou sua carreira dentro de campo em 2021 para focar em sua trajetória na área técnica.

Aos 38 anos, Rooney está desempregado desde que foi demitido do Birmingham City, em janeiro. À época, o ex-atacante fez uma campanha desastrosa na Championship.

Em meados de outubro, o ícone inglês assumiu o Birmingham. O problema é que sua experiência na segunda divisão do país foi um desastre, com nove derrotas em 15 partidas no comando do clube.

  • Jogos: 15
  • Vitórias: 2
  • Empates: 4
  • Derrotas: 9

Wayne Rooney teve um aproveitamento de apenas 22,2% com o Birmingham City. Para piorar, pegou o time na 6ª posição e entregou perto da zona de rebaixamento para a League One.

O estrago foi tanto que o Birmingham não conseguiu evitar a queda para a terceira divisão. Já o ex-atacante continua procurando por uma nova oportunidade após três meses pífios na Championship.

Agora, outro time da segunda divisão inglesa pode ser a nova casa de Rooney. Trata-se do Plymouth Argyle, que está sem um treinador desde o final da temporada.

Wayne Rooney pode acabar no Plymouth Argyle

Os Pilgrims se salvaram do rebaixamento na Championship no apagar das luzes, já que ficaram na 21ª posição – primeira fora do Z-3 – com 51 pontos em 46 rodadas. Apenas um ponto à frente do Birmingham.

Ian Foster acabou sendo demitido do cargo nas últimas partidas, e o Plymouth Argile foi dirigido interinamente por Neil Dewsnip (diretor de futebol) e o treinador Kevin Nancekivell.

A dupla conseguiu evitar o desastre na segunda divisão inglesa, mas a vontade é de não repetir a dose em 2024/25. Por isso, Wayne Rooney é um dos favoritos para substituir Foster.

O ex-atleta conhece Dewsnip desde quando o dirigente era o técnico nas categorias de base do Everton, clube no qual ele surgiu para o futebol antes de fazer história no Manchester United.

A boa relação com o diretor de futebol dos Pilgrims pode ser um trunfo para Rooney, que deseja retomar a carreira como treinador e dar uma resposta positiva após a má impressão deixada no Birmingham.

Sua curta jornada como treinador

Em novembro de 2020, Wayne Rooney assumiu a função de jogador-treinador no Derby County. Só que, dois meses depois, ele confirmou sua aposentadoria para focar na área técnica.

Ao todo, Rooney comandou os Rams por 85 jogos, quando foi rebaixado da Championship para a League One, em 2022. Em julho daquele ano, o ex-atacante foi contratado pelo DC United, clube que defendeu no passado.

Entretanto, a passagem do ídolo inglês pelos Estados Unidos foi bem abaixo das expectativas. Wayne Rooney foi demitido após mais uma campanha ruim, já que não conseguiu se classificar para os playoffs da MLS.

  • Partidas pelo DC United em 2023: 36
  • Vitórias: 11
  • Empates: 10
  • Derrotas: 15
Foto: (IconSport) - Wayne Rooney ainda não engrenou em sua carreira como treinador
Foto: (IconSport) – Wayne Rooney ainda não engrenou em sua carreira como treinador

Rooney ainda não repetiu o sucesso dos tempos de Manchester United

Por 13 anos, Wayne Rooney foi a cara do Manchester United. O atacante marcou época com a camisa dos Red Devils, se tornando também uma referência na Inglaterra.

  • Jogos pelo Manchester United: 559
  • Gols: 253
  • Assistências: 139
  • Títulos: 8

As conquistas de Rooney no Manchester United contemplam cinco títulos da Premier League, uma Copa da Inglaterra, uma Champions League e uma Liga Europa.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo