Eurocopa 2024

Rodri revela como Espanha foi ‘da água para o vinho’ após eliminação traumática

Volante cita valências da seleção espanhola, elogia trajetória até a Euro e faz coro por título na Alemanha

Apontada por muitos como a favorita ao título da Eurocopa 2024, a Espanha tem uma missão indigesta nesta sexta-feira (5). Para chegar às semifinais do torneio, La Roja terá que desbancar a anfitriã Alemanha, que também vem fazendo bonito na competição.

Rodri, um dos principais pilares do time comandado por Luis de la Fuente, concedeu entrevista na prévia da decisão contra os alemães e abordou diversos temas pertinentes. Entre eles, um em especial chamou a atenção.

O volante do Manchester City falou sobre a evolução da Espanha após a eliminação traumática nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, quando nos pênaltis, Marrocos despachou La Roja. Para o camisa 16, as diferenças entre a seleção que disputa a Eurocopa na Alemanha e a que disputou a Copa do Catar são gritantes.

— Existem diferenças claras. Cada treinador tem uma abordagem. Já estamos com Luis há algum tempo e temos bastante clareza sobre o que ele quer. Obviamente, a qualidade (dos jogadores) e o elenco definem um pouco a diretriz do que se joga. O que estamos vendo é uma Espanha mais vertical, muito mais forte e clara nas áreas — disse Rodri em entrevista à rádio El Partidazo de Cope.

Luis de la Fuente assumiu o comando da seleção espanhola em dezembro de 2022, minutos após a demissão de Luis Enrique — técnico à frente de La Roja na Copa do Catar.

De la Fuente à frente da Espanha

  • 18 jogos
  • 14 vitórias
  • 2 empates
  • 2 derrotas
  • 49 gols marcados
  • 12 gols sofridos

Rodri nunca duvidou do potencial da Espanha

Rodri não está nem um pouco surpreso com o desempenho acima da média da Espanha na Euro. O volante elogiou a preparação para o torneio e disse que sempre acreditou no potencial do elenco.

— Eu tinha muita confiança antes, honestamente. Havíamos jogado contra grandes times. Viemos de concentrações em que nos medimos e sabemos que estivemos muito bem. Não foi nenhuma surpresa. Agora acho que os jogos realmente decisivos estão chegando. Acho que temos que dar um passo à frente. O que fizemos é muito bom, mas honestamente não vale nada. A decisão é agora.

Rodri celebra gol pela Espanha em jogo contra Geórgia
Gol de Rodri ‘destravou' o jogo contra Geórgia, nas oitavas de final da Euro (Foto: Icon Sport)

Apesar do excelente momento de La Roja em campo, Rodri fincou os pés no chão. Para o camisa 16, jogar bem e entreter o público é a marca registrada da seleção espanhola, mas não o mais importante.

Vencer o título e colocar a quarta estrela no peito: eis o grande objetivo/obsessão dos espanhóis na Alemanha.

— Que você prefere vencer jogando bem, é claro. Mas o objetivo do esporte é vencer. Obviamente que sim. Somos claros e é por isso que jogamos como jogamos. Porque acreditamos que é o caminho que nos aproxima da vitória, e é por isso que vemos uma Espanha diferente em cada jogo. Com coisas versáteis, jogadores que contribuem com coisas diferentes. Então para mim o mais importante é vencer.

Espanha x Alemanha medem forças a partir das 13h (horário de Brasília) desta sexta-feira (5), na MHPArena, em Stuttgart. Quem avançar, enfrentará o vencedor de Portugal x França nas semifinais.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo