Eliminatórias da Eurocopa

A Sérvia sofreu mais do que deveria para garantir uma vaga histórica na Eurocopa 2024

Sérvia apenas empata em 2 a 2 com a Bulgária, mas jogará a Eurocopa pela primeira vez na história

A seleção sérvia preparava uma tarde de domingo (19) para ficar nos autos de sua história. Era dia de garantir a vaga na Eurocopa pela primeira vez como país independente, desde a separação de Montenegro, em 2006. Até mesmo o o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, foi convidado para presenciar o feito, que se confirmou. A Sérvia jogará o principal torneio de seleções da Europa em 2024, na Alemanha. Mas que nenhum sérvio esperava, porém, é que o roteiro seria tão tortuoso para assegurar a classificação.

Isso, porque a Sérvia jogava diante da torcida, em Leskovac, e precisava apenas de um empate contra a lanterna e já eliminada Bulgária para garantir a classificação. Os donos da casa fizeram 1 a 0 no primeiro tempo em ritmo de treino e pareciam destinada à glória europeia com boa dose de tranquilidade. Mas de tanto relaxar, os sérvios quase perderam a partida e a vaga. A seleção búlgara chegou a buscar a virada no segundo tempo, mas Babic fez de cabeça o gol do empate em 2 a 2 que garantiu sem maiores sustos a vaga na Eurocopa de 2024.

Passeio no primeiro tempo…

Regida por Tadic, a Sérvia fez um primeiro tempo em ritmo de treino. A seleção sérvia acampou no campo de ataque e controlou o jogo, com massivos 66% de posse, sem fazer muita força, mas também sem levar lá muito perigo, verdade seja dita. Contra uma Bulgária quase inofensiva, o ataque sérvio rondava a área, mas não conseguia levar perigo.

A solução foi recorrer àquela que é a principal arma da equipe. A Sérvia é o time que mais finaliza de cabeça nas Eliminatórias da Eurocopa. São 35 cabeçadas em sete jogos, média de cinco por partida… E foram precisos dois golpes de cabeça para abrir o placar. Após cruzamento, Nemanja Gudelj cabeceou, a bola bateu na defesa e sobrou para Veljkovic novamente cabecear para abrir o placar.

Para não dizer que a Bulgária nada fez na primeira etapa, Despodov quase fez um golaço em chute da entrada da área. A bola até parecia despretensiosa. Mas acertou o travessão e depois a trave do goleiro Milinkovi-Savic, que apenas olhou e torceu para não sofrer o que seria um golaço.

…Sofrimento no segundo

O problema para os sérvios é que o susto dado pela Bulgária quase virou pesadelo. Com nada a perder, os já eliminados búlgaros se lançaram ao ataque e construíram uma improvável virada mesmo fora de casa, contra um adversário que parecia achar que a parada já estava resolvida. Aos 17 minutos, Rusev marcou um gol de empate que deixou os sérvios atordoados.

Tão atordoados, que a equipe passou a atacar de forma desorganizada, muito mais na base de cruzamentos do que por jogadas construídas por uma equipe que costuma ser talentosa com a bola no pé. O efeito colateral foi ainda mais perverso. Expostos, os sérvios viram Despodov, disparado o melhor jogador búlgaro, castigá-los. O atacante arrancou em velocidade em um contra-ataque que pegou a defesa rival toda desprotegida. Só foi parar dentro do gol, em finalização sem chances para Milinkovic-Savic.

Menos mal à Sérvia que a esta altura, a Hungria já construía uma virada sobre Montenegro. E que Tadic estava em campo. O meia conduziu a equipe ao empate naquela que é e sempre foi a principal arma ao longo das Eliminatórias: a bola aérea. O meia cobrou escanteio na cabeça de Babic, que fez seu primeiro gol pela seleção sérvia. O do empate e da classificação à Eurocopa, para festa com fogos de artifícios diante da torcida.

Sérvia pela primeira vez na Eurocopa

Os brasileiros conhecem bem a seleção da Sérvia dos enfrentamentos nas duas últimas Copas do Mundo. O Mundial é terreno conhecido para os sérvios, frequentado pela nação da antiga Iugoslávia desde a África do Sul, em 2010. Mas faltava marcar presença na competição continental como país independente após a separação de Montenegro.

A seleção sérvia  bateu na trave em 2008, 2012, 2016 e 2020. E agora enfim pode ser permitir comemorar: a Sérvia está na Eurocopa 2024. A classificação vem na segunda colocação do Grupo G, com 13 pontos. A Húngria venceu Montenegro de virada neste domingo e garantiu a liderança, com 18.

Bulgária se despede com honra

Sem chances de classificação há algumas boas rodadas, a Bulgária constrói uma despedida honrosa das Eliminatórias da Eurocopa. Os búlgaros arrancam um empate em 2 a 2 que deixa uma boa última impressão na competição. Chegam a quatro pontos, mas mesmo assim amargam a lanterna.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo