Eliminatórias da Eurocopa

Sem saber se poderá contar com Bellingham, Southgate convoca Inglaterra com novidades para Eliminatórias da Euro

Inglaterra tem três novidades em relação à última convocação, após sofrer com baixas por lesão; Bellingham é dúvida no time titular

Nesta segunda-feira (13), a Federação Inglesa de Futebol (FA) divulgou a lista de convocados para as partidas das Eliminatórias da Eurocopa 2024, que acontecem nas Datas Fifa deste mês. São três as novidades entre os nomes chamados pelo técnico Gareth Southgate: Cole Palmer, do Chelsea, Rico Lewis, do Manchester City, e Ezri Konsa, do Aston Villa.

As novidades são opções para suprir as baixas por lesão de James Maddison, Lewis Dunk e Callum Wilson, convocados na primeira lista. Jude Bellingham ainda é dúvida, por uma lesão no ombro esquerdo, mas integra a segunda chamada.

A Inglaterra é a primeira colocada do Grupo C, com 16 pontos, com cinco vitórias e um empate em seis jogos. Pela 9ª rodada da fase de grupos, os Leões enfrentam  serão contra Malta, em Wembley, nesta sexta-feira (17), antes de viajarem para encarar a Macedônia do Norte, na próxima segunda-feira (20).

Veja a lista de convocados da seleção inglesa

  • Goleiros: Sam Johnstone (Crystal Palace), Jordan Pickford (Everton), Aaron Ramsdale (Arsenal);
  • Defensores: Levi Colwill (Chelsea), Marc Guehi (Crystal Palace), Harry Maguire (Manchester United), Fikayo Tomori (AC Milan), Kieran Trippier (Newcastle United), Kyle Walker (Manchester City), Ezri Konsa (Aston Villa), Rico Lewis (Manchester City);
  • Meio-campistas: Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Jude Bellingham (Real Madrid), Conor Gallagher (Chelsea), Jordan Henderson (Al-Ettifaq), Kalvin Phillips (Manchester City), Declan Rice (Arsenal), Cole Palmer (Chelsea);
  • Atacantes: Jarrod Bowen (West Ham United), Phil Foden (Manchester City), Jack Grealish (Manchester City), Harry Kane (Bayern de Munique), Marcus Rashford (Manchester United), Bukayo Saka (Arsenal), Ollie Watkins (Aston Villa).

Quem são as novidades na lista de Gareth Southgate?

Os nomes convocados por Southgate são apostas interessantes para teste, pensando que os próximos adversários permitem uma maior rodagem do elenco por serem mais fracos. Inclusive, pelo fato de já estar classificada para a fase final da Euro 2024, o treinador tem tranquilidade para testar, pensando na tão falada renovação de elenco.

Cole Palmer marcou quatro gols na Premier League desde que foi contratado pelo Chelsea. Foi dele o gol de empate por 4 a 4 com o Manchester City, seu ex-clube, já nos acréscimos, no último domingo (12).

O zagueiro Ezri Konsa, de 26 anos, desempenha um papel fundamental na ascensão do Aston Villa, que chegou ao quinto lugar da liga após um início um tanto questionável. Já Rico Lewis, lateral-direito de apenas 18 anos, fez 10 partidas em todas as competições pelo Manchester City e é uma promessa da nova geração. O jogador tem ascendência jamaicana.

Convocado, Jude Bellingham ainda é dúvida

Um ponto específico pode fazer Southgate mudar a cara da equipe para os confrontos. Apesar de ter sido chamado, Jude Bellingham, estrela do Real Madrid e um dos principais jogadores desta geração inglesa, é dúvida no time titular por uma lesão. O meio-campista caiu sobre o ombro durante o primeiro tempo do jogo contra o Rayo Vallecano, no dia 5 de novembro, e continuou em campo após receber atendimento médico. Ele completou os 90 minutos com uma cinta no ombro esquerdo.

Durante a semana, Bellingham passou por exames no clube e foi diagnosticaram com uma luxação no local. Por conta disso, o jogador foi barrado pelo departamento médico para o último confronto do Real Madrid, diante do Valencia. Ele também ficou de fora do jogo contra o Braga, na última quarta-feira (8), pela quarta rodada da Champions League.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.
Botão Voltar ao topo