Diante da Irlanda, Grécia é mais eficiente e mantém vivo o sonho da vaga direta na Eurocopa
Grécia agora terá pela frente as poderosas França e Holanda, recebendo-as em casa para tentar a vaga direta
Em duelo das duas equipes de segunda força do Grupo B das Eliminatórias da Eurocopa, a Grécia mostrou mais uma vez que pode, sim, brigar por uma vaga direta ao vencer novamente a Irlanda. Os gregos fecharam com 100% os duelos contra os adversários considerados mais fracos, e agora vão encarar as gigantes França e Holanda.
Depois de vencer a Irlanda em casa, a Grécia foi até Dublin e bateu os rivais por 2 a 0, com gols de Giakoumakis e Masouras, chegando ao segundo lugar do grupo B. Os gregos agora voltam para casa, onde encaram a Holanda, adversária direta pela segunda posição no grupo.
O jogo dos Giorgos's
O primeiro tempo não foi dos mais movimentados, e teve a Irlanda com mais posse e mais finalizações, mas a Grécia foi o time mais efetivo e soube usar seu tempo menor de bola para criar mais chances e chegar aos gols, que foram marcados pela dupla de Giorgos, os artilheiros Giakoumakis e Masouras.
A Irlanda até começou melhor, com duas chegadas, incluindo uma bola na trave do jovem sensação do Brighton, Evan Ferguson. Mas a Grécia logo teve o controle da partida e passou a chegar com perigo. Aos 20 minutos, Tsimikas, do Liverpool, colocou a bola na cabeça do centroavante Giakoumakis, do Atlanta United, que cabeceou no contrapé do goleiro para abrir o placar com um belo gol.
🇬🇷 Giakoumakis 😤#EURO2024 pic.twitter.com/kLrX5zNxuC
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) October 13, 2023
Giakoumakis conseguiu ainda criar uma grande chance de ataque, quando serviu Pelkas com belo passe que deixou o camisa 10 na cara do gol, cara a cara com o goleiro Bazunu, que se agigantou e fez a defesa. Já nos acréscimos, novamente um ataque passando pelo centroavante, que cruzou para Pelkas ajeitar para Masouras marcar mais um, o quinto dele nas eliminatórias.
No segundo tempo, a Grécia se defendeu e tentou sair em alguns contra-ataques, que não tiveram efeito. Precisando do resultado, a Irlanda ficou com a bola, mas sem conseguir furar o bloqueio dos gregos. Isso até 35 minutos, quando os irlandeses começaram a chegar com mais perigo. Uma bola tirada em cima e uma grande defesa de Vlachodimos em sequência pareciam animar o time irlandês, mas os gregos conseguiram controlar o jogo novamente e terminá-lo sem sustos.
Grécia encara as gigantes
Com a vitória, a Grécia assumiu a segunda colocação do grupo B das eliminatórias. Apesar disso, a missão dos gregos visando classificação direta não será nada fácil. A equipe tem pela frente nas duas últimas rodadas Holanda e França, respectivamente. As gigantes europeias foram as únicas que não perderam para a Grécia no turno do grupo, pelo contrário, a venceram.
A situação atual do grupo tem a França na liderança, com 18 pontos, a Grécia em segundo, com 12, e a Holanda em terceiro, com nove, Irlanda (3) e Gibraltar (0) não tem mais chance de classificação. Os gregos recebem a Holanda na segunda (16) e, em 11 de novembro, a França. Ou seja, dois jogos em casa para fechar o grupo e tentar a sonhada classificação. Mesmo se não conseguir a classificação direta, o time comandado pelo uruguaio Gustavo Poyet ainda vão ter chance de chegar à Euro através da repescagem, a qual já estão garantidos por terem vencido seu grupo na Nations League.