Eliminatórias da Eurocopa

Eslovênia garante vaga na Eurocopa após 24 anos e Matjaz Kek faz história (mais uma vez)

Eslovênia vence o Cazaquistão em casa e volta a se classificar para Eurocopa graças a Matjaz Kek, que colocou equipe na Copa do Mundo de 2010

Nesta segunda-feira (20), a Eslovênia venceu o Cazaquistão por 2 a 1, no Stozice Stadium, pela 10ª rodada do Grupo H das Eliminatórias para a Eurocopa. Com o resultado, a seleção do país garantiu vaga na Euro 2024, que será disputada na Alemanha. E o retorno à competição mais importante do continente passa pelo trabalho de Matjaz Kek.

O treinador levou os eslovenos de volta à Eurocopa após 24 anos, já que a primeira e única participação no torneio ocorreu em 2000. O país tinha se desanexado da Iugoslávia em 1991 e, de forma surpreendente, chegou à Euro após eliminar a favorita Ucrânia nos playoffs.

Por mais que tenha sido eliminada ainda na fase de grupos da Eurocopa de 2000, a Eslovênia fez frente à Iugoslávia e Noruega, empatando com as duas, além de uma derrota apertada para a Espanha. Em 2002, a seleção voltou a se destacar no futebol ao participar da Copa do Mundo. Contudo, assim como na Euro, não passou da primeira fase.

Naquele Mundial, perdeu para Espanha, África do Sul e Paraguai. Após passar por uma reformulação, a seleção eslovena só voltou a jogar uma Copa do Mundo em 2010, quando conquistou sua vitória inédita em competições oficiais da Fifa ao ganhar da Argélia. Como empatou com os Estados Unidos e perdeu para a Inglaterra, também foi eliminada na fase de grupos.

De lá para cá, não conseguiu passar das Eliminatórias da Euro ou da Copa do Mundo. Só que isso mudou graças a Matjaz Kek, que fez história no país. Isso porque o técnico da classificação à Eurocopa 2024 também estava no comando do time no Mundial da África do Sul.

Kek assumiu a equipe em 2007, onde permaneceu até 2011. Sete anos depois, o treinador reassumiu o cargo na Eslovênia, atingindo o feito nas Eliminatórias da Euro na Alemanha. Agora, a expectativa é superar o que foi realizado na Copa do Mundo de 2010 e garantir vaga na próxima fase da Eurocopa.

Como foi a partida entre Eslovênia x Cazaquistão

A seleção eslovena entrou em campo na 2ª posição do Grupo H das Eliminatórias para a Euro 2024, e dependia apenas de um empate para sacramentar sua classificação. Mesmo assim, a equipe de Matjaz Kek assumiu o controle do jogo e manteve a posse de bola contra os cazaques.

Só que o domínio não se concretizou em chances claras de gol. Em um 1º tempo fraco de emoções, tudo mudou quando Yan Vorogovskiy bobeou em uma bola recuada e acabou chutando o tornozelo do esloveno aos 39 minutos. Como não marcou nada, o árbitro foi chamado pelo VAR para conferir o lance. Ele marcou a penalidade e puniu o defensor do Cazaquistão com um cartão amarelo.

Quem se prontificou para cobrar o pênalti foi Benjamin Sesko, que não sentiu a pressão e balançou as redes para a Eslovênia. Com apenas 20 anos, o centroavante do RB Leipzig, da Alemanha, chegou ao seu 10º gol em 24 jogos representando seu país. A equipe de Kek foi para os vestiários com a vantagem no placar.

2º tempo repleto de tensão

Logo no início da etapa final, a seleção eslovena tomou um susto quando sofreu o empate. Maksim Samorodov fez boa jogada na ponta direita e cruzou rasteiro. O camisa 10 do Cazaquistão encontrou Ramazan Orazov livre na pequena área, que só teve o trabalho de empurrar para as redes de primeira para superar o goleiro Oblak, do Atlético de Madrid.

Aos sete minutos do 2º tempo, a equipe de Matjaz Kek respondeu indo para cima. Em cobrança de falta perto da área, a Eslovênia obrigou o goleiro cazaque a fazer uma defesa. Sete minutos depois, os eslovenos quase marcaram o segundo gol após bate-rebate na grande área no escanteio. O chute forte balançaria as redes se não fosse pela defesa do Cazaquistão, que salvou em cima da linha.

E a vitória foi garantida com um golaço. Aos 40 minutos da etapa final, Benjamin Verbic dominou a bola na ponta esquerda, se preparando para a finalização. E ele acertou um verdadeiro petardo para balançar as redes. A seleção eslovena terminou as Eliminatórias da Euro com 20 pontos e vaga para a Alemanha. Já os cazaques ficaram em 4º no Grupo H com 18 pontos, mas com chances de chegar à Eurocopa 2024 através da repescagem.

https://twitter.com/TransferSector/status/1726714509514207267

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo