Eliminatórias da Eurocopa

Corte de Camavinga e convocação de Khéphren Thuram mostra a profundidade de talento da França

Lesão de Camavinga abriu espaço para outro jogador que tem mostrado talento, Khéphren Thuram, que vem brilhando pelo Nice

O meio-campista Eduardo Camavinga, do Real Madrid, foi cortado da seleção francesa. É uma má notícia para Didier Deschamps, já que o jogador tem jogado muito bem pelo seu clube, o Real Madrid, e também sendo muito útil à seleção francesa. Só que a profundidade de opções da França é incrível é o substituto é um jogador que tem brilhado na Ligue 1: Khéphren Thuram, do Nice, de 22 anos.

A lesão de Camavinga, segundo divulgado pelo AS, é no joelho direito. Aconteceu depois de um choque com Ousmane Dembélé em treinamento dos Bleus. Depois de um exame inicial, foi constatado que não era possível que ele continuasse. Assim, foi liberado a voltar a Madri para o seu clube. Há suspeita que afeitou o ligamento lateral do joelho, o que o afastaria dos gramados por seis semanas. Assim, ele fica fora dos jogos contra Gibraltar e Grécia pela seleção francesa. Pelo Real Madrid, ele pode perder os últimos jogos da fase de grupos da Champions League.

Se o sobrenome de Khéphren Thuram te chamou a atenção, saiba que não é por acaso: ele é filho de Lilian Thuram, defensor histórico da seleção francesa, campeão do mundo em 1998 e da Eurocopa em 2000. Képhren é irmão mais novo de Marcus Thuram, outro que está na lista de convocados dos Bleus e que tem sido destaque da Inter de Milão, o seu clube, cada vez mais consolidado com como camisa 9.

Camavinga se mostrou um jogador versátil ao longo da sua trajetória até aqui. Aos 21 anos, ele é um meio-campista canhoto, técnico e que consegue unir tanto qualidades como marcador como de um jogador passador. Képhren, seu substituto, tem se destacado por características semelhantes. É um meio-campista defensivo, tal qual Camavinga, que também é capaz de atuar aberto pelo lado do campo, com grande capacidade de marcação, mas também de construção.

Képhren Thuram não era convocado desde março, quando estreou pelos Bleus. Nesta temporada, Khépren Thuram tem 10 jogos disputados pelo Nice, que faz boa campanha na Ligue 1. Ele se alterna entre atuar como meio-campista central e como meio-campista defensivo.

O destaque desta convocação foi outro meio-campista, Warren Zaire-Emery, do PSG. O jogador está em uma temporada estelar pelo clube parisiense, se impondo como um titular importante de um clube riquíssimo. Além dele, outras oposições da posição são Boubacar Kamara, do Aston Villa, Adrien Rabiot, da Juventus, e Youssouf Fofana, do Monaco. Isso, claro, além do próprio Khépren Thuram.

Classificada, França pode fazer testes

A França vive uma situação bastante tranquila. Líder do Grupo B com 18 pontos, o time está classificado para a Eurocopa e pode usar essas duas rodadas finais para testes do seu ótimo elenco.

Tanto que Deschamps deve usar o duelo com Gibraltar, a seleção bônus do grupo, para rodar o elenco e dar chance para jogadores que nem sempre atuam. Até por isso, é possível que o próprio Khépren Thuram no segundo tempo dessa partida.

A França joga no sábado (18) contra Gibraltar no Allianz Riviera, em Nice. Na terça-feira (21), o time volta a campo fora de casa para jogar contra a Grécia, em Atenas.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo