Deschamps dá chance a novatos na convocação da França, com destaque a outro Thuram: Képhren, o irmão mais novo
Képhren Thuram é o nome que mais chama atenção na lista, que também traz o zagueiro Wesley Fofana e o goleiro Brice Samba

Diferentes seleções aproveitam o novo ciclo, após a Copa do Mundo, para testar nomes na próxima Data Fifa. A França conta com o elenco vice-campeão mundial e uma série de talentos à disposição, mas ainda assim encontra espaço para testes. Nesta quinta-feira, Didier Deschamps anunciou sua lista com três novidades. O nome que mais chama atenção é o do meio-campista Képhren Thuram, que acompanhará o irmão Marcus no time principal dos Bleus, herdeiros do talento do pai Lilian. O goleiro Brice Samba e o zagueiro Wesley Fofana também são premiados com a primeira chamada.
Képhren Thuram possui um largo histórico nas seleções de base. O meio-campista defendeu todos os níveis da França, do sub-16 ao sub-21. São quase 50 partidas pelas seleções menores. Aos 21 anos, o jovem poderá ser observado agora por Deschamps. A convocação é justificada pelo bom momento de Képhren pelo Nice. Em sua terceira temporada como titular, o novato aparece entre os destaques dos rubro-negros na Ligue 1 e na Conference League. Vai poder dividir a concentração com Marcus Thuram, também convocado.
O chamado de Wesley Fofana até demorou, levando em conta o renome do zagueiro na Premier League. Todavia, com a concorrência na defesa da França, dá para entender como ele não pintou antes nas convocações. O beque de 22 anos despontou no Saint-Étienne e viveu grandes momentos no Leicester, mas também veria sua carreira atrapalhada pelas lesões. As duas últimas temporadas mantiveram o jogador por muito tempo no departamento médico. Saudável nas últimas semanas, e bem nos jogos do Chelsea, agora Fofana vestirá a camisa dos Bleus. Também atuou na base da seleção, mas com apenas seis aparições, sobretudo no sub-21.
Por fim, Brice Samba ganha uma oportunidade no gol em meio ao processo de renovação após a aposentadoria de Hugo Lloris. E o goleiro de 28 anos merece o chamado. Samba nasceu no Congo, mas cresceu na França e rodou por vários clubes do país. Passou diferentes temporadas como reserva no Olympique de Marseille, mas ganhou sequência apenas após se transferir ao Caen. Depois disso, passou três temporadas no Nottingham Forest e se colocou entre os heróis do acesso. Não chegou a um acordo para a renovação de seu contrato e, nesta temporada, seguiu para o Lens. É uma referência no time que luta por vaga na Champions pela Ligue 1.
O restante da lista da França não contém grandes surpresas. Mike Maignan volta ao time após perder a Copa do Mundo por lesão. Moussa Diaby também ganha nova chance após ser ignorado para o Mundial, mas não é exatamente uma novidade. Lideranças como Antoine Griezmann e Kylian Mbappé seguem presentes. Já a principal ausência em relação àqueles que jogaram a Copa é Ousmane Dembélé, lesionado. Também ficam de fora aqueles que se aposentaram da equipe nacional – Hugo Lloris, Steve Mandanda e Raphaël Varane.
A França disputa o início das eliminatórias para a Euro 2024 na próxima Data Fifa. A campanha começa com o duelo diante da Holanda, no Stade de France, em 24 de março. Depois, os Bleus visitam a Irlanda em Dublin, em 27 de março.
? ??? ?? ????? ????????́? !
La liste de ?????? ????????? pour le début des qualifications à l'Euro 2024, avec 3 nouveaux visages ???#FiersdetreBleus pic.twitter.com/Cq9gq9F011
— Equipe de France ⭐⭐ (@equipedefrance) March 16, 2023