Eurocopa 2024

‘Não há lugar para ego aqui’: técnico da Croácia detona carrasco do Brasil após derrota na Euro

Zlatko Dalić mandou recado a Bruno Petković após pênalti desperdiçado contra a Espanha

A Croácia estreou com o pé esquerdo na Eurocopa 2024. Como se não bastasse a acachapante derrota por 3 a 0 diante da Espanha, o técnico croata tratou de piorar as coisas por lá.

Zlatko Dalić não economizou nas críticas a Bruno Petković, centroavante da seleção. O camisa 17, carrasco do Brasil na Copa do Mundo do Catar, teve a oportunidade de diminuir o prejuízo croata contra a Espanha, mas desperdiçou cobrança de pênalti.

Por que Zlatko Dalić criticou Petković?

Dalić se irritou com Bruno Petković mais de uma vez. O primeiro questionamento do treinador foi relacionado ao pênalti sofrido pelo centroavante. Na opinião do comandante, Petković podia ter feito o gol antes mesmo do toque por trás de Rodri. Afinal, estava de frente para a baliza, praticamente sem goleiro.

Talvez o Rodri tenha tocado nele, mas acho que ele (Petković) deveria ter feito todo o possível para marcar aquele gol. Acho que ele teve que fazer um esforço extra. Essa é a minha impressão. O goleiro foi para o outro lado, estava tudo vazio — disse Dalić em entrevista coletiva.

Como se não bastasse o descontentamento com o ‘movimento extra’ de Bruno Petković no lance, Dalić se irritou com o fato do centroavante ter cobrado o pênalti. Segundo o técnico croata, o camisa 17 quebrou uma regra básica do vestiário.

É uma situação que temos que resolver. A regra é que o jogador que sofre o pênalti não cobre. Vamos resolver isso.

Dalić ainda lembrou que foi diante do mesmo Unai Simón que Petković perdeu pênalti na final da Liga das Nações 2023, quando a Espanha bateu a Croácia nas cobranças e se sagrou campeã.

— Até porque falhou na Liga das Nações com o mesmo goleiro. Aqui na seleção não há lugar para ego. Perii ou Majer deveriam ter cobrado, concluiu.

Unai Simón pegou o pênalti de Bruno Petković (Foto: Icon Sport)

Justificativas para a derrota

Apesar da dura crítica a Petković ter roubado a cena na coletiva de imprensa, Zlatko Dalić não deixou de analisar a derrota croata.

O treinador admitiu a falta de agressividade de sua equipe, citou a facilidade da Espanha para marcar os três gols e pediu desculpas à torcida, que compareceu em excelente número no Estádio Olímpico de Berlim.

— Não fomos agressivos o suficiente, estávamos muito longe dos jogadores deles. Chegamos atrasados ​​em todos os duelos (…) Não posso deixar de ter a sensação de que sofremos os três gols com muita facilidade, mas a Espanha foi bem melhor do que nós (…) Peço desculpas pelo jogo ruim de hoje. É incrível quantos torcedores vieram aqui e minha mensagem é que sinto muito.

Zlatko Dalić durante Espanha 3 x 0 Croácia (Foto: Icon Sport)

No outro jogo do Grupo B, a Itália bateu a Albânia, de virada, por 2 a 1. Com o resultado, a seleção croata termina a primeira rodada na lanterna da chave. O saldo de gols deixou o time de Zlatko Dalić nesta situação.

Os croatas voltam a campo na próxima quarta-feira (19), quando enfrentam a Albânia. A bola rola a partir das 10h (horário de Brasília), no Volksparkstadion, em Hamburgo.

Próximos jogos da Croácia na Euro

  • Croácia x Albânia – 19/06 – 10h – Volksparkstadion
  • Croácia x Itália – 24/06 – 16h – Red Bull Arena Leipzig
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo