Europa

Deadline day: Cinco negociações que podem ficar para o último dia de janela

De Sancho a Osimhen, ainda tem muita gente para definir o futuro até 30 de agosto, quando fecha o período de contratações nas 5 grandes ligas da Europa

A janela de transferências para a temporada 2024/25 não está, nem de longe, sendo a mais agitada dos últimos anos. A negociação mais cara foi a de Julián Alvarez, do Manchester City para o Atlético de Madrid, por 75 milhões de euros, enquanto a principal foi a ida – de graça – de Mbappé ao Real Madrid.

A Premier League, a liga mais rica e que tem os clubes que mais gastam, tem adotado regras mais pesadas relacionadas ao fair play financeiro, o que resultou na temporada passada penalização de pontos para Everton e Nottingham Forest. Isto justifica, em parte, a timidez dos clubes no período de contratações.

No entanto, faltando um dia até o deadline day (nesta sexta-feira, 30 de agosto), quando fecha oficialmente a janela nas cinco grandes ligas da Europa, ainda há negócios importantes (e milionários) a serem fechados, os principais desses listados neste artigo da Trivela.

1. Tah

O zagueiro alemão Jonathan Tah durante partida do Bayer Leverkusen
O zagueiro alemão Jonathan Tah durante partida do Bayer Leverkusen (Foto: Icon Sport)

O zagueiro do campeão invicto da última Bundesliga tinha o futuro praticamente certo desde o início de julho. Quase todos os veículos cravaram a ida de Jonathan Tah ao Bayern de Munique, que só aguardava vender De Ligt ao Manchester United para firmar a contratação.

Chegou o dia da ida do defensor holandês, mas não o do alemão. Segundo o jornal alemão Kicker, os Bávaros simplesmente desistiram do negócio, para ira do Bayer Leverkusen.

— Bom, não penso muito em Max Eberl [diretor esportivo do Bayern], absolutamente nada. E eu não negociaria com ele. — disse Fernando Carro, CEO do Leverkusen, quando perguntado sobre o negócio por Tah.

Agora, surge o Barcelona como o interessado pelo zagueiro da seleção alemã, buscando fechar a negociação até o último dia da janela.

Tah possui contrato com os Aspirinas até o ano que vem e não quer renovar. O defensor de 28 anos custaria cerca de 30 milhões de euros.

2. Osimhen

Osimhen durante jogo do Napoli
Osimhen vive indefinição do futuro pelo Napoli há algum tempo (Foto: Icon Sport)

Uma longa novela nesta janela é a saída de Victor Osimhen do Napoli. Desde o fim da última temporada, os desentendimentos entre direção, jogador e empresário apontavam para isso. Tanto que 24/25 começou com o centroavante fora até do banco de reservas.

Parecia que a ida de Lukaku para Napolés seria o último ponto para definir que o nigeriano fechasse com o Chelsea, só que a situação é mais complexa que isso.

Osimhen exige 500 mil libras por semana de salário, segundo o jornal inglês The Sun, o que afasta os Blues.

Quem surgiu mais forte pelo camisa 9 foi o Al Ahli, da Arábia Saudita, oferecendo 65 milhões de euros que agradam ao clube italiano. Porém, o salário do jogador e o pedido de uma cláusula de rescisão impedem que o acordo seja firmado com os sauditas, diz o jornalista Fabrizio Romano.

— Victor [Osimhen] não é um pacote a ser enviado para longe para dar lugar a novos profetas. Victor ainda tem muito a fazer na Europa. — afastou o empresário do nigeriano, Roberto Calenda, em declarações publicadas por Romano.

3. Sterling

Sterling durante jogo do Chlesea
Sterling perde espaço no enorme grupo de jogadores do Chelsea e deve sair (Foto: Icon Sport)

O elenco super inchado do Chelsea promoverá algumas saídas nos últimos dias de janela, e a principal delas é a de Raheem Sterling.

Treinando em separado, o ponta ficou fora do banco nos primeiros jogos de Enzo Maresca e está na cara que deixará Stamford Brigde, especialmente após seu staff demonstrar insatisfação.

— Sterling está empenhado, como sempre, em entregar ao mais alto nível ao Chelsea e os torcedores. […] Dada a sua inclusão no material oficial pré-jogo do clube esta semana [para o jogo contra o Manchester City], nossa expectativa era que Raheem estivesse envolvido no jogo de alguma forma. Sempre tivemos um diálogo positivo e garantias do Chelsea em relação ao futuro de Raheem no clube, por isso esperamos obter clareza sobre a situação. — reclamou ao The Athletic.

Ainda não se sabe aonde jogará Sterling, que possui salário semanal de 300 mil libras e custou, há dois anos, 47,5 milhões de libras ao Chelsea. O The Telegraph publicou sobre uma possível troca entre o inglês e um ponta do Manchester United, listado abaixo.

4. Sancho

Sancho bate pênalti durante jogo do Manchester United
Sancho começou a temporada perdendo pênalti (e o espaço) no Manchester United (Foto: Icon Sport)

Após um ótimo período de empréstimo ao vice-campeão europeu Borussia Dortmund, Sancho voltou ao United fazendo as pazes com o técnico Erik ten Hag e, ao menos parecia, pronto para reescrever sua história no Old Trafford.

Ele atuou por sete minutos mais acréscimo na primeira partida da temporada, na qual perdeu um dos pênaltis que deram o título da Community Shield ao rival City. Eis que nas duas partidas seguintes nem ao menos foi relacionado.

Neste cenário, tudo aponta para uma saída e há três possíveis futuros para Sancho: o Chelsea, como moeda de troca por Sterling, ou transferências em definitivo para Juventus ou Dortmund. Segundo o Athletic, os Red Devils querem 40 milhões de euros por ele.

Vale ressaltar que o clube londrino não descarta a possibilidade de contratar Sancho em definitivo ou empréstimo com opção de compra. Nas últimas horas, os Blues se aproximaram mais de um acordo com o atacante.

5. Lookman

Lookman beija taça da Liga Europa
Lookman quer mudança ao PSG, enquanto segue afastado na Atalanta (Foto: Icon Sport)

Herói do título da última Liga Europa, Ademola Lookman começou a temporada como titular na derrota para o Real Madrid pela Supercopa da Europa. No entanto, nas duas partidas seguintes, nem no banco ficou.

O motivo? O interesse do PSG, e a vontade reciproca do nigeriano em defender a equipe francesa. O jornal Sports Zone cravou que os detalhes da negociação já estão acertados, mas o clube francês ainda avalia outas opções no mercado.

Internamente, a Atalanta discute o futuro do atacante.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo