Artilheiros subestimados da Europa garantem vitórias de Sporting e Villa na Champions
Gyokeres e Durán saíram como heróis na rodada de Champions League
Esta terça-feira (22) de Champions League não reservou apenas uma grande atuação de Vinicius Júnior. Pela 3ª rodada da fase de liga, o Aston Villa chegou a liderança ao vencer e somar nove pontos. Logo atrás, com dois a menos, está o Sporting, que também venceu.
Para sair com a vitória, as equipes contaram com o brilho dos centroavantes Jhon Durán, dos Villans, e Viktor Gyokeres, do Leão de Lisboa, não tão midiáticos como outros atacantes pela Europa, mas não menos decisivos.
Gyokeres marca golaço e chega ao 13º pelo Sporting na temporada
O relógio marcava sete minutos do segundo tempo. Sozinho no ataque, Gyokeres não recebeu um passe simples de Debast na ponta esquerda, só que o sueco deu um jeito para tornar tudo mais fácil.
Protegendo com o corpo, o centroavante deixou a bola passar entre as pernas e Geyrhofer, do Sturm Graz, ficou para trás. O jogador do Sporting conduziu até a área, esperou uma decisão do goleiro e decidiu limpá-lo antes de marcar um golaço.
É um tento bem a sua característica: força, velocidade e frieza na cara do gol. Não é à toa que tem multa de 100 milhões de euros (R$ 614 milhões) e é pretendido por gigantes da Europa, como o Arsenal.
— Quando tenho oportunidades, tento concretizá-las. Hoje, marquei um gol na segunda parte, o que foi, obviamente, muito bom. — disse o modesto atacante após o jogo.
Ele chegou ao 13º gol em 13 partidas pelo Leão português na temporada, além de cinco assistências. Considerando os jogos pela Suécia, são 17 tentos e nove passes para gols em 17 jogos.
Ainda se considera uma assistência do camisa 9 o primeiro gol do Sporting marcado por Nuno Santos aos 23 da primeira etapa. Na jogada, Geny Catamo fez grande lance na ponta direita, cruzou e Gyokeres pegou mal na bola na hora de apenas empurrar para as redes. Sorte que sobrou para o ala português fazer.
Além de voando e invicto na Champions, o Sporting lidera o Campeonato Português e busca o bicampeonato consecutivo nesta temporada. O adepto do Leão sabe que pode ser a última temporada para aproveitar Gyokeres e quem sabe o técnico Rúben Amorim, alvo do Manchester City.
Durán mostra que pode ser “super titular” no Aston Villa
Em mais uma vitória do líder da Champions, chamou atenção que Ollie Watkins, um dos melhores jogadores da última Premier League, ficou no banco de reservas para que o “super reserva” Jhon Durán fosse o titular no centro do ataque.
O colombiano soma cinco gols saindo do banco na temporada pelo Villa (seis, se considerar a seleção colombiana), incluindo um na última rodada da Liga dos Campeões em cima do Bayern de Munique. Hoje, ele provou que pode ser mais que um reserva.
Centroavante nato, Durán não recebeu um cruzamento simples de Morgan aos 18 do segundo tempo, mas ele foi inteligente ao antecipar a marcação e dar um toque que matou o goleiro do Bologna. São sete gols no total em 2024/25 em 404 minutos em campo.
Antes do camisa 9, McGinn abriu o placar com uma falta que buscava o centroavante, mas passou direto e surpreendeu a defesa adversária.
É mais uma mostra do grande trabalho de Unai Emery. Ao mesmo tempo que os Villans são os líderes da competição europeia, eles estão em quarto no Campeonato Inglês, somando 17 pontos, mesmo número do terceiro Arsenal, três a menos que o vice City e quatro do líder Liverpool.