Reserva na Colômbia, Durán brilha no Aston Villa e pressiona craque da última Premier League
Jovem atacante colombiano chega a 3 gols em 4 rodadas da Premier League, mesmo ainda reserva por seu país
O jovem Jhon Durán, apesar de tratado como uma grande promessa do futebol colombiano, ainda não conseguiu se firmar na seleção de James Rodríguez e cia.
✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky
Prestes a completar dois anos da primeira convocação, o centroavante de 20 anos só somou 12 partidas no período, 2 gols marcados e só começou como titular duas vezes.
Em toda última Copa América, só atuou por 13 minutos, saindo do banco pela Colômbia, que terminou como vice-campeã.
Agora, o atacante do Aston Villa tem mostrado ao técnico Nestor Lorenzo no futebol de clubes que merece mais oportunidades: marcou três gols, todos ao sair dos reservas, nas quatro rodadas iniciais da Premier League 2024/25.
O mais recente veio neste sábado (14): um espetacular golaço de fora da área, para garantir a virada espetacular dos Villans frente ao Everton, 3 a 2. Antes, foi o responsável por fazer o segundo gol nas vitórias sobre Leicester e West Ham, ambas por 2 a 1.
Ou seja, os tentos de Durán deram ao Aston Villa diretamente 8 dos 9 pontos atuais do time de Unai Emery, terceiro colocado na tabela, atrás apenas de Liverpool e Manchester City.
Isso traz uma clara pressão ao principal craque da equipe de Birmingham.
Ver essa foto no Instagram
Watkins ou Durán? A briga de peso no ataque do Aston Villa
Destaque do time que se classificou à Champions League na última temporada, Ollie Watkins não está em uma grande fase. Segundo o SofaScore, o centroavante da seleção inglesa perdeu 5 grandes chances de gol nas 4 rodadas disputadas até aqui.
Os gols perdidos fizeram falta, especialmente, no único tropeço dos Villans até aqui: a derrota por 2 a 0 para o Arsenal, quando o atacante de 28 anos desperdiçou uma oportunidade clara ainda com o placar zerado.
Ao menos Watkins voltou a mostrar seu ótimo futebol justamente neste sábado, marcando os dois primeiros gols que resultaram no empate antes da virada, consumada pelo colega colombiano, e quebrando uma seca de 8 partidas sem marcar na Premier League.
Inclusive, os dois centroavantes atuaram ao mesmo tempo, por alguns minutos em uma dupla de ataque, mostrando que é possível que Emery escale-os juntos no futuro — para isso, teria que tirar um meia do 4-2-3-1 que adora utilizar, cenário pouco provável de acontecer de forma recorrente.
Ollie sabe que precisar mostrar mais para que seu espaço não seja contestado. Ele tem muito crédito pelos 19 gols e 13 assistências em 2023/24, mas suas atuações precisam ser mais como hoje e menos como nas três primeiras rodadas.
Já Durán tem se mostrado de personalidade. Além dos números da atual temporada, o colombiano tinha marcado 8 vezes na temporada passada, sendo 5 pelo Campeonato Inglês e 3 na Conference League.
Nas partidas locais, fez dois no Liverpool que transformaram um 3 a 1 contra em um empate eletrizante. Antes, cravou contra Manchester City (o empate antes do campeão inglês vencer por 4 a 1), Crystal Palace (empatando e iniciando a virada) e Everton, o mesmo rival de hoje, se mostrando um carrasco dos Toffees.
Por que Durán não é titular na Colômbia?
A razão para reserva na seleção colombiana do atacante de 20 anos é justificada pela ausência de estrela vista no futebol inglês.
É verdade que foram pouquíssimas oportunidades, bem diferente da realidade no Villa, mas não justifica a pouca efetividade. Em 5 jogos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, Durán só deu uma assistência, tendo média de 32 minutos em campo.
Por clube, tem apenas 26 minutos em cada uma das 4 rodadas da Premier League até aqui, mas já tem 3 gols.
Ainda jovem, Jhon precisa amadurecer pontos em seu jogo e deve ganhar a posição no futuro. Enquanto isso, Jhon Córdoba toma conta da função, às vezes ocupada por Borré, do Internacional.