Champions League

No aniversário de Neuer, relembre sua atuação mais fantástica

Manuel Neuer sempre foi visto como uma grande promessa para o gol do Schalke 04. O garoto estreou pelo segundo time quando tinha apenas 18 anos e, duas temporadas depois, já estava fazendo a sua primeira partida pela equipe principal e tomando a posição de titular. Durante todo este tempo, o goleiro fazia parte das seleções de base da Alemanha. No entanto, o camisa 1 se transformou em realidade graças a um jogo. Uma senhora atuação em um duelo decisivo pelos mata-matas da Champions. Não havia ocasião maior. Contra o mesmo adversário que reencontrará na competição sete anos depois.

NA COPA: Neuer, o craque de luvas a um palmo da consagração definitiva

O Porto e aquele 5 de março de 2008 certamente são um marco na carreira de Neuer, às vésperas de completar 22 anos. Mesmo sofrendo um gol aos 41 do segundo tempo, o goleiro fez incontáveis defesas para manter o Schalke vivo no Estádio do Dragão. Uma com o pé, sobre a linha, poderia mesmo ser considerada a mais fantástica de sua carreira. A derrota por 1 a 0 levou a decisão para a prorrogação e, finalmente, para os pênaltis. Quando o jovem craque terminou de mostrar o seu valor, defendendo as cobranças de Lisandro López e Bruno Alves, classificando o Schalke para as quartas de final da Champions – onde cairiam diante do Barcelona, com duas derrotas suadas pelo placar mínimo.

Quem não conhecia Neuer até aquela data passou a conhecer. E viu a ascensão de um dos melhores goleiros deste século. Completo. Do garoto com excelentes reflexos e ótimo trabalho com as pernas, surgiu um já veterano aos 29 anos, que deu um passo à frente na posição graças ao seu ótimo trabalho na saída da área. Que, depois daquele jogo contra o Porto, foi fundamental na conquista do Europeu Sub-21 de 2009 e logo depois assumiu a titularidade na seleção principal, entre as fatalidades com Enke e Adler. Para se tornar o melhor goleiro do mundo e o primeiro desde Buffon a sonhar com a Bola de Ouro.

VÍDEO: Os milagres que fazem de Neuer finalista da Bola de Ouro

Tudo bem que o camisa 1 faz aniversário em uma de suas piores semanas, após a atuação desastrosa contra o Borussia Mönchengladbach. A Luva de Ouro da Copa do Mundo, bem como as atuações impressionantes por Bayern e Alemanha, ninguém tira dele. Seu nome já está na história, ao lado de outras lendas do gol alemão, como Köpke, Illgner, Turek, Lehmann e Trautmann. Talvez, já na estatura de Oliver Kahn. E o único capaz de se aproximar da lenda de Sepp Maier, o grande mestre da melhor escola de goleiros do mundo.

E um bônus: um vídeo de Neuer, criança, jogando futsal

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo