Manchester City quer aumentar sua hegemonia na Champions League, mas precisa eliminar o surpreendente Copenhagen
Atual campeão da Champions League, o Manchester City foi agraciado nas oitavas de final com o Copenhagen - ou será que não?

Nesta terça-feira (13), às 17h (horário de Brasília), o Manchester City viaja vai até à Dinamarca para enfrentar o Copenhagen, no Estádio Parken, pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Atual campeão do torneio, os Citizens querem aumentar sua hegemonia com o bicampeonato. Mas, para isso, precisam eliminar o surpreendente Byens Hold, que é a grande surpresa do mata-mata da competição em 2023/24.
No sorteio da Uefa, a impressão é que o Manchester City foi agraciado nas oitavas ao ter que encarar o Copenhagen. Contudo, os dinamarqueses têm motivos de sobra para continuar sonhando com uma classificação inédita às quartas de final da Liga dos Campeões. O Byens Hold já deixou para trás o arquirrival dos Citizens na fase de grupos: o Manchester United.
Agora, a esperança é que a zebra volte a desfilar na Champions. Por outro lado, o Manchester City é o grande bicho-papão da Europa na atualidade. Com Kevin De Bruyne e Erling Haaland comandados com maestria por Pep Guardiola, os Citizens são os favoritos mais óbvios das oitavas de final desta edição do torneio. Mesmo assim, o Copenhagen promete deixar tudo dentro de campo para fazer história.
Stopping off at Nyhavn before tomorrow's match in Copenhagen! ??#TrebleTrophyTour ? pic.twitter.com/AF4P8PaUFa
— Manchester City (@ManCity) February 12, 2024
Manchester City é o rival a ser batido na Champions League
Após o título inédito da Champions League na última temporada (que foi o vértice da Tríplice Coroa), o Manchester City pode ser considerado o rival a ser batido no futebol europeu – e mundial. Na fase de grupos de 2023/24, os Citizens foram avassaladores: seis vitórias em seis jogos, superando Leipzig, Young Boys e Estrela Vermelha. E nas demais competições, isso não foi diferente.
Apesar de sofrer com as recentes lesões, Guardiola está invicto desde o dia 6 de dezembro, quando perdeu para o Aston Villa por 1 x 0, fora de casa, na Premier League. Por conta disso, o Manchester City está na caça pela liderança do campeonato, apenas dois pontos atrás do 1º Liverpool, mas com um jogo a menos. Eliminado na Copa da Liga Inglesa, os Citizens continuam no páreo pela Copa da Inglaterra.
E se o atual momento já ajuda, o histórico também é um aliado contra o Copenhagen. Em quatro jogos, o Manchester City venceu dois, incluindo uma partida na fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23. Já os dinamarqueses conseguiram, no máximo, dois empates. Com força máxima, a tendência é que os Citizens sejam vencedores novamente. Só que não dá para ignorar o que o Byens Hold está fazendo nesta temporada.
08/09:
– Man City played Copenhagen
– Pep won the Treble22/23:
– Man City played Copenhagen
– Pep won the Treble23/24:
– Man City are playing Copenhagen
– ??? pic.twitter.com/2eMaRMrq8W— Jack City (@JackCity_MCFC) February 4, 2024
O surpreendente Copenhagen
Atual bicampeão dinamarquês, o Copenhagen está brigando nesta Champions League desde a fase preliminar. Após despachar Breidablik, Sparta Praha e Raków, o Byens Holg chegou à fase de grupos do torneio. Contudo, os rivais foram ainda piores que no classificatório: Bayern de Munique, Manchester United e Galatasaray. Não à toa, eles eram considerados o “saco de pancadas”.
Entretanto, quem bateu foi o próprio Copenhagen. Os dinamarqueses foram os únicos a tirar pontos dos Bávaros ao empatarem na Alemanha. Mais do que isso, ganharam dos Red Devils e dos Aslanlar, além de mais um empate com os turcos. Isso foi suficiente para o Byens Holg se juntar ao Bayern nas duas primeiras colocações do Grupo A da Liga dos Campeões, conquistando uma vaga no mata-mata.
Aliás, essa é apenas a segunda vez na história que o Copenhagen chega às oitavas de final da Champions. É verdade que os dinamarqueses não têm os mesmos craques que o Manchester City. Outro fato é que o Byens Holg também oscila na temporada, ocupando apenas a 3ª posição da Superliga, três pontos atrás do líder Midtylland, e ainda sem engrenar na Atlantic Cup.
??-? – Back in Parken??️#fcklive pic.twitter.com/lKtehjZUhZ
— F.C. København (@FCKobenhavn) February 12, 2024
Contrariando todas as estatísticas, o Copenhagen quer dar mais uma alegria para seu torcedor, que comemorou à beça a classificação às oitavas de final da Champions League – inclusive com cerveja grátis. O Byens Holg também seria um Davi ao desbancar o Golias que é conhecido pelos Citizens. Não somos loucos, o Manchester City deve chegar às quartas de final da competição. Mas os dinamarqueses podem continuar surpreendendo.