Joguem como bebemos e tal: Copenhagen levou isso a sério e deu cerveja aos torcedores após ir às oitavas da Champions
Em jogo histórico, Copanhagen bate o Galatasaray com um a menos e faz história na competição
O Copenhagen se aproveitou de mais uma derrota do Manchester United na Champions League, fez a lição de casa frente ao Galatasaray por 1 x 0 e fez história ao se classificar na 2ª colocação do Grupo A da competição. Com oito pontos, o time dinamarquês garantiu vaga nas oitavas de final com uma campanha com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O líder da chave foi o Bayern de Munique, que bateu os Red Devils na Inglaterra por 1 x 0 e fechou a 1ª fase da competição continental com 16 pontos, sendo cinco vitórias e um empate.
Mais do que simplesmente terminar à frente do United e superar um dos mais tradicionais clubes do futebol mundial, o Copenhagen comemorou sua classificação às oitavas de final da Champions League com muito estilo. Ao final da partida frente ao Galatasaray, o som ambiente do estádio anunciou que os torcedores poderiam aproveitar de água e cerveja gratuitamente nos pontos de venda. Lembrando que somente os adultos poderiam se aproveitar do álcool para celebrar o feito.
Até a torcida do Galatasaray, que se classificou para a Liga Europa, aproveitou da festa dos dinamarqueses para celebrar sua classificação para a 2ª competição de clubes mais importante do continente. Tendo fechado a primeira fase da Champions League na 3ª posição com cinco pontos ganhos, um a mais do que o Manchester United, lanterna do Grupo A com quatro pontos, os turcos agora aguardam pelo final da fase de grupos para conhecer seu adversário na sequência do torneio.
Campanha do Copenhagen na Champions League foi marcada por luta e viraras
Nem mesmo o melhor roteirista de filme ou série poderia dar um desfecho melhor para a caminhada do time dinamarquês na atual temporada da Champions League. Vindo das preliminares, o Copenhagen começou sua trajetória na Liga dos Campeões ainda na 2ª qualificatória antes da fase de grupos, quando despachou o time do Breidablik da Islândia, com duas vitórias senddo 2 x 0 na ida e 6 x 3 na volta. Na 3ª eliminatória, o adversário foi o Sparta Praha da República Tcheca.
Na ida, em casa, um jogo complicado e empate sem gols, o que levou a decisão para o jogo de volta. A segunda partida foi ainda mais disputada e após novo empate, dessa vez por 1 x 1 no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. Nos 30 minutos adicionais, novo empate por 2 x 2, o que deixou a decisão em 3 x 3 no placar agregado. Viktor Claesson foi o heroi do Copenhagen na disputa, já que aos 17 minutos do 2º tempo anotou o gol que igualou o placar frente aos tchecos e fez com que a vaga fosse definida nas cobranças de penalidades máximas.
Nas cobranças, melhor para os dinamarqueses, que venceram por 4 x 2 e seguiram adiante. Na última eliminatória antes da fase de grupos, o Copenhagen mediu forças contra o Raków, da Polônia. No primeiro jogo, vitória do time escandinavo por 1 x 0 e em casa, empate por 1 x 1, que sacramentou a classificação da equipe para a fase de chaves da Champions League.
Mesmo em um grupo complicado, com a presença de United, Galatasaray e Bayern de Munique, o Copenhagen não se intimidou e contrariou os especialistas, que consideravam os dinamarqueses como equipe mais fraca da chave. Na estreia da fase de grupos, empate com o Galatasaray por 2 x 2, com um jogador a menos e jogando na Turquia. Na sequência derrota para o Bayern de Munique por 2 x 1 em casa. Diante do Manchester United na Inglaterra, mais um revés, dessa vez por 1 x 0.
Foi no segundo turno do grupo que a chave do Copenhagen começou a virar. Logo na revanche contra o United, uma vitória espetacular de virada por 4 x 3. O time dinamarquês perdia por 3 x 1 e foi buscar uma recuperação emocionante, com Ronny Bardghji marcando o gol da vitória aos 42 minutos da etapa complementar. Contra o Bayern de Munique, o empate por 0 x 0 fora de casa foi comemorado, já que no jogo frente o Galatasaray bastava uma vitória para conseguir a tão sonhada classificação para as oitavas de final. Agora é aguardar pelo fim da primeira fase e esperar pelo adversário.