Rival do Barcelona na Champions, atacante foi chantageado a mentir identidade; entenda
Silas foi coagido por seu empresário para falsificar sua identidade; agora, enfrenta o Barcelona na Champions
Em busca de uma vaga nas oitavas de final, o Barcelona enfrenta o Estrela Vermelha nesta quarta-feira (6), às 17h (horário de Brasília), na Sérvia, pela 4ª rodada da Champions League. E a partida será ainda mais especial para Silas, que viveu um drama em sua carreira.
O atacante congolês foi coagido por seu antigo empresário a mentir sua identidade, com nome e idade falsas. A revelação foi feita em 2021, quando ele estava voando no Stuttgart, da Alemanha.
Na temporada 2020/21, Silas já tinha marcado 11 gols e distribuído cinco assistências em 25 rodadas da Bundesliga. Nesse momento, o atacante assumiu publicamente sua verdadeira identidade.
Seu nome não era Silas Wamangituka — como ficou conhecido –, mas sim Silas Katompa Mvumpa. Além disso, ele não tinha 21 anos à época, e sim 22. Com o apoio da equipe alemã, o congolês sentiu a segurança para assumir sua real identidade.
O Stuttgart chegou a dizer que não importava o nome, já que Silas continuava sendo o mesmo jogador que caiu nas graças da torcida. O atacante agradeceu o carinho de todos e reforçou a importância do time em sua vida:
Por que Silas teve que falsificar sua identidade?
Silas foi obrigado a mentir sua identidade devido à chantagem de seu antigo agente. Segundo o jornal Marca, o atacante precisava renovar seu visto em 2017 caso não quisesse retornar ao Congo. Uma pessoa o levou à França, para o Paris FC, onde foi obrigado a mudar de nome e idade.
Se Silas não adotasse a nova identidade, o empresário ameaçou mandá-lo de volta a sua terra natal. Por quatro anos, o congolês conviveu com o medo de ser punido pelo agente e ter sua trajetória no futebol prejudicada:
Tenho vivido com medo constante nos últimos anos e também estava muito preocupado com a minha família no Congo. Foi um passo difícil para eu revelar a minha história. Não ousei até ter novos agentes e amigos.
— Desabafou Silas Katompa Mvumpa em 2021, quando assumiu seu nome e idade verdadeiros
Apesar disso, o atacante foi sancionado pela Federação de Futebol Alemã (DFB) e recebeu uma suspensão de três meses sem jogar, além de uma multa de 30 mil euros (cerca de R$ 189 mil na cotação atual).
Desde então, Silas não conseguiu repetir o mesmo sucesso no Stuttgart, tanto que foi emprestado ao Estrela Vermelha no início desta temporada. Agora, o congolês terá a chance de enfrentar o Barcelona.
Barcelona terá que ter uma atenção especial ao atacante
Silas Katompa Mvumpa é um atacante com ótimos atributos físicos, já que, mesmo com 1,89m de altura, tem velocidade e capacidade no drible, além de ser um jogador forte. Ou seja, o Barcelona não pode vacilar na hora de marcar o congolês.
Antes de entrar em campo contra os Blaugranas, Silas tem oito jogos e quatro gols com a camisa do Estrela Vermelha. Entretanto, a campanha dos sérvios na Liga dos Campeões não é boa: três derrotas em três jogos.
Já o Barcelona ocupa a 10ª posição da fase de liga com seis pontos em três rodadas. Como apenas os oito melhores colocados garantem vaga direta no mata-mata da Champions, os Culés sabem da importância da vitória fora de casa.
-
Botafogo x São Paulo: onde assistir, palpites e escalações – Campeonato Brasileiro – 08/12/2024
-
Bahia x Atlético-GO: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Brasileiro – 08/12/2024
-
RB Bragantino x Criciúma: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Brasileiro – 08/12/2024
-
Atlético-MG x Athletico-PR: onde assistir, palpites e escalações – Campeonato Brasileiro – 08/12/2024