Champions League

Rival do Barcelona na Champions, atacante foi chantageado a mentir identidade; entenda

Silas foi coagido por seu empresário para falsificar sua identidade; agora, enfrenta o Barcelona na Champions

Em busca de uma vaga nas oitavas de final, o Barcelona enfrenta o Estrela Vermelha nesta quarta-feira (6), às 17h (horário de Brasília), na Sérvia, pela 4ª rodada da Champions League. E a partida será ainda mais especial para Silas, que viveu um drama em sua carreira.

O atacante congolês foi coagido por seu antigo empresário a mentir sua identidade, com nome e idade falsas. A revelação foi feita em 2021, quando ele estava voando no Stuttgart, da Alemanha.

Na temporada 2020/21, Silas já tinha marcado 11 gols e distribuído cinco assistências em 25 rodadas da Bundesliga. Nesse momento, o atacante assumiu publicamente sua verdadeira identidade.

Seu nome não era Silas Wamangituka — como ficou conhecido –, mas sim Silas Katompa Mvumpa. Além disso, ele não tinha 21 anos à época, e sim 22. Com o apoio da equipe alemã, o congolês sentiu a segurança para assumir sua real identidade.

Foto: (Imago) - Silas recebeu o apoio do Stuttgart para revelar sua verdadeira identidade
Foto: (Imago) – Silas recebeu o apoio do Stuttgart para revelar sua verdadeira identidade

O Stuttgart chegou a dizer que não importava o nome, já que Silas continuava sendo o mesmo jogador que caiu nas graças da torcida. O atacante agradeceu o carinho de todos e reforçou a importância do time em sua vida:

Eu não teria sido capaz de dar este passo se a minha equipe não tivesse apoiado, eu sou profundamente grato.

Por que Silas teve que falsificar sua identidade?

Silas foi obrigado a mentir sua identidade devido à chantagem de seu antigo agente. Segundo o jornal Marca, o atacante precisava renovar seu visto em 2017 caso não quisesse retornar ao Congo. Uma pessoa o levou à França, para o Paris FC, onde foi obrigado a mudar de nome e idade.

Se Silas não adotasse a nova identidade, o empresário ameaçou mandá-lo de volta a sua terra natal. Por quatro anos, o congolês conviveu com o medo de ser punido pelo agente e ter sua trajetória no futebol prejudicada:

Tenho vivido com medo constante nos últimos anos e também estava muito preocupado com a minha família no Congo. Foi um passo difícil para eu revelar a minha história. Não ousei até ter novos agentes e amigos.

— Desabafou Silas Katompa Mvumpa em 2021, quando assumiu seu nome e idade verdadeiros

Apesar disso, o atacante foi sancionado pela Federação de Futebol Alemã (DFB) e recebeu uma suspensão de três meses sem jogar, além de uma multa de 30 mil euros (cerca de R$ 189 mil na cotação atual).

Foto: (IconSport) - Silas pelo Paris FC, em 2019
Foto: (IconSport) – Silas pelo Paris FC, em 2019

Desde então, Silas não conseguiu repetir o mesmo sucesso no Stuttgart, tanto que foi emprestado ao Estrela Vermelha no início desta temporada. Agora, o congolês terá a chance de enfrentar o Barcelona.

Barcelona terá que ter uma atenção especial ao atacante

Silas Katompa Mvumpa é um atacante com ótimos atributos físicos, já que, mesmo com 1,89m de altura, tem velocidade e capacidade no drible, além de ser um jogador forte. Ou seja, o Barcelona não pode vacilar na hora de marcar o congolês.

Antes de entrar em campo contra os Blaugranas, Silas tem oito jogos e quatro gols com a camisa do Estrela Vermelha. Entretanto, a campanha dos sérvios na Liga dos Campeões não é boa: três derrotas em três jogos.

Já o Barcelona ocupa a 10ª posição da fase de liga com seis pontos em três rodadas. Como apenas os oito melhores colocados garantem vaga direta no mata-mata da Champions, os Culés sabem da importância da vitória fora de casa.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo