Champions League

Ábitro de Manchester City x Real Madrid é pesadelo para Modric

Modric não tem boas lembranças com o árbitro escolhido para apitar a decisão entre Manchester City x Real Madrid

Nesta quarta-feira (17), às 16h (horário de Brasília), o Real Madrid visita o Manchester City no Etihad Stadium pela partida de volta das quartas de final da Champions League. E a Uefa já definiu o árbitro para a decisão: Daniele Orsato, que não traz boas lembranças para Luka Modric. O croata já fez duras reclamações sobre o italiano em outro jogo importante de sua carreira.

Tudo aconteceu em dezembro de 2022, na semifinal da Copa do Mundo entre Croácia x Argentina. À época, a seleção do craque dos Merengues estava conseguindo equilibrar a partida contra Lionel Messi e companhia. Entretanto, aos 30 minutos do 1º tempo, Orsato marcou um pênalti em cima de Julian Álvarez, astro dos Citizens. Com isso, a Albiceleste abriu o placar e depois aplicou um 3 a 0 para chegar à final do Mundial.

Em entrevista pós-jogo, Modric criticou o árbitro italiano pela decisão, alegando que ele deixou de marcar um escanteio para a Croácia na origem do lance. O meia do Real Madrid também levantou dúvidas sobre a ação faltosa que levou Daniele Orsato a apontar para a marca da cal, argumentando que o contato em cima de Álvarez não foi para tanto:

“Nunca falo de árbitros, mas hoje é impossível não falar por causa do jogo. Não foi uma penalidade, nem em um milhão de anos. É um desastre”.

Orsato já apitou outros jogos do Real Madrid

Pesadelo de Modric à parte, Orsato já apitou outros oito jogos do Real Madrid. Um deles, inclusive, está marcado na memória da torcida. O italiano foi o homem do apito na partida de volta da semifinal da Liga dos Campeões de 2021/22, contra o próprio Manchester City. Esse foi o jogo que Rodrygo saiu do banco de reservas e marcou dois gols nos acréscimos finais para levar a decisão para a prorrogação.

Karim Benzema fez o terceiro dos Blancos para eliminar os Citizens. Na final, Vinicius Júnior garantiu a vitória sobre o Liverpool e o Real Madrid levantou mais uma taça da Champions League. A primeira vez que Daniele Orsato comandou um jogo dos espanhóis na carreira foi em 2015/16, também pela Liga dos Campeões, na goleada por 8 a 0 sobre o Malmo, pela fase de grupos.

Já em 2019/20, o italiano apitou uma vitória dos Merengues sobre o Galatasaray por 1 a 0. Na mesma temporada, quem Orsato foi o árbitro da partida de ida das oitavas de final contra o Manchester City. E aí, sim, os Citizens foram mais felizes, ao vencer por 2 a 1 e se classificarem para a próxima fase. Em 2020/21, ele foi o homem do apito em outra eliminação do Real Madrid na Champions, desta vez para o Chelsea, na semifinal.

Em 2021/22, além da decisão contra o Manchester City, Daniele Orsato trabalhou na partida de ida das oitavas de final contra o PSG, que venceu o Real Madrid por 1 a 0. Por fim, na última temporada, o árbitro italiano apitou a derrota dos Blancos para o RB Leipzig por 3 a 2, pela fase de grupos da Liga dos Campeões.

E agora?

Com Orsato de novo no apito, o Real Madrid precisa vencer o Manchester City para chegar à semifinal da Champions League. Em caso de novo empate, a decisão das quartas de final vai para a prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo