Ábitro de Manchester City x Real Madrid é pesadelo para Modric
Modric não tem boas lembranças com o árbitro escolhido para apitar a decisão entre Manchester City x Real Madrid

Nesta quarta-feira (17), às 16h (horário de Brasília), o Real Madrid visita o Manchester City no Etihad Stadium pela partida de volta das quartas de final da Champions League. E a Uefa já definiu o árbitro para a decisão: Daniele Orsato, que não traz boas lembranças para Luka Modric. O croata já fez duras reclamações sobre o italiano em outro jogo importante de sua carreira.
Tudo aconteceu em dezembro de 2022, na semifinal da Copa do Mundo entre Croácia x Argentina. À época, a seleção do craque dos Merengues estava conseguindo equilibrar a partida contra Lionel Messi e companhia. Entretanto, aos 30 minutos do 1º tempo, Orsato marcou um pênalti em cima de Julian Álvarez, astro dos Citizens. Com isso, a Albiceleste abriu o placar e depois aplicou um 3 a 0 para chegar à final do Mundial.
Saka last night was way more of a penalty than Alvarez’s penalty vs Croatia in the World Cup semifinal
Livakovic’s foot was firmly placed on the ground when Alvarez ran into him, whereas Neuer’s leg was in the air when Saka was dribbling past him
Still would’ve been a harsh… https://t.co/CgzonvMo4s pic.twitter.com/oC24c7QrNk
— Kylian Mbappe is the GOAT (@Tezzathekchen) April 10, 2024
Em entrevista pós-jogo, Modric criticou o árbitro italiano pela decisão, alegando que ele deixou de marcar um escanteio para a Croácia na origem do lance. O meia do Real Madrid também levantou dúvidas sobre a ação faltosa que levou Daniele Orsato a apontar para a marca da cal, argumentando que o contato em cima de Álvarez não foi para tanto:
“Nunca falo de árbitros, mas hoje é impossível não falar por causa do jogo. Não foi uma penalidade, nem em um milhão de anos. É um desastre”.
Orsato já apitou outros jogos do Real Madrid
Pesadelo de Modric à parte, Orsato já apitou outros oito jogos do Real Madrid. Um deles, inclusive, está marcado na memória da torcida. O italiano foi o homem do apito na partida de volta da semifinal da Liga dos Campeões de 2021/22, contra o próprio Manchester City. Esse foi o jogo que Rodrygo saiu do banco de reservas e marcou dois gols nos acréscimos finais para levar a decisão para a prorrogação.
Modric: No me gusta hablar de los árbitros, pero hoy es imposible no hablar de éste árbitro (Orsato), porque es uno de los peores que conozco. Me ha pitado muchas veces y nunca tengo buena memoria de él, pero es un desastre. pic.twitter.com/UMcloT6FZ0
— RealEspartaβ (@RealEspartaB) December 13, 2022
Karim Benzema fez o terceiro dos Blancos para eliminar os Citizens. Na final, Vinicius Júnior garantiu a vitória sobre o Liverpool e o Real Madrid levantou mais uma taça da Champions League. A primeira vez que Daniele Orsato comandou um jogo dos espanhóis na carreira foi em 2015/16, também pela Liga dos Campeões, na goleada por 8 a 0 sobre o Malmo, pela fase de grupos.
Já em 2019/20, o italiano apitou uma vitória dos Merengues sobre o Galatasaray por 1 a 0. Na mesma temporada, quem Orsato foi o árbitro da partida de ida das oitavas de final contra o Manchester City. E aí, sim, os Citizens foram mais felizes, ao vencer por 2 a 1 e se classificarem para a próxima fase. Em 2020/21, ele foi o homem do apito em outra eliminação do Real Madrid na Champions, desta vez para o Chelsea, na semifinal.
Em 2021/22, além da decisão contra o Manchester City, Daniele Orsato trabalhou na partida de ida das oitavas de final contra o PSG, que venceu o Real Madrid por 1 a 0. Por fim, na última temporada, o árbitro italiano apitou a derrota dos Blancos para o RB Leipzig por 3 a 2, pela fase de grupos da Liga dos Campeões.
❗️Real Madrid’s record with Daniele Orsato as referee:
• Chelsea-Real Madrid (0-2) in 2022/23.
• Leipzig-Real Madrid (3-2) in 2022/23.
• Real Madrid-Manchester City (3-1) in 2021/22.
• PSG-Real Madrid (1-0) in 2021/22.
• Chelsea-Real Madrid (2-0) in 2020/21.
• Real… pic.twitter.com/SrnfOExTmM
— Madrid Zone (@theMadridZone) April 15, 2024
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
E agora?
Com Orsato de novo no apito, o Real Madrid precisa vencer o Manchester City para chegar à semifinal da Champions League. Em caso de novo empate, a decisão das quartas de final vai para a prorrogação e, se necessário, pênaltis.