Europa

Joia que sobra no Real Madrid é primeiro alvo de Mourinho no Fenerbahçe

Arda Güler, jovem de poucos jogos na temporada passada, é sonho para Special One na Turquia

Quase ninguém esperava, mas José Mourinho chegou na última semana para assumir o Fenerbahçe. Foi uma festa enorme da torcida, tamanha às expectativas para o trabalho do técnico português de 61 anos.

Bicampeão europeu, Mourinho encontrará um desafio enorme na Turquia, onde permanecerá por dois anos, segundo o contrato. O Fener não vence o título da Super Lig, o Campeonato Turco, desde 2014, e vive em polêmicas com a federação local — chegou a ameaçar sair do campeonato pela violência.

Para cumprir com seus objetivos, o Special One já definiu seu primeiro alvo: uma joia que deve “sobrar” no estrelado Real Madrid de 2024/25, ex-clube de José.

Mourinho quer Arda Güler de volta ao Fenerbahçe por empréstimo

O objetivo de Mou é um velho conhecido da torcida dos Canários: o jovem meia Arda Güler, cria da base do clube turco, que trocou o Fenerbahçe pelo Real no meio de 2023 por 20 milhões de euros.

Segundo o jornal espanhol As, o técnico português questionou ao time espanhol a possibilidade de um empréstimo de uma temporada do meia de 19 anos.

Inclusive, publicamente, Mourinho chegou até brincar sobre o assunto recentemente. Rindo, o comandante sugeriu que o Real pagasse 75% do jovem em um empréstimo gratuito ao Fener.

– Se ele [Güler] quiser vir… mas honestamente, quando você está no Real Madrid, você é um campeão europeu, jogando contra clubes de classe mundial, e você é jovem, eu não acho que você teria que voltar em mente. Mas se ele ama o clube onde cresceu e quer vir, por empréstimo gratuito, e se o Real Madrid pagar 75 por cento do seu salário, não diríamos não. – disse José, aos risos.

O cenário difícil para Güler se firmar no Real Madrid em 24/25

A expectativa é que Güler tenha ainda menos minutos na próxima temporada, já que chegarão o francês Kylian Mbappé e o brasileiro Endrick.

Além dos dois citados, Carlo Ancelotti tem Vinicius Júnior, Rodrygo, Jude Bellingham, Joselu e Brahim Díaz como opção para o ataque ou a posição de meia central — onde atua o turco.

Ou seja, é um cenário complexo, ainda mais para um jovem que precisa de minutos para se acostumar a atuar nas partidas de maior exigência técnica e tática.

Joia do Real Madrid sofreu com lesões na temporada passada

Considerado uma das grandes joias do futebol da Turquia, Güler tinha o interesse do rival Barcelona, só que fechou com os Merengues.

Apesar das expectativas, o jovem deu um tremendo azar: sofreu uma lesão no menisco ainda na pré-temporada. Em agosto de 2023, passou por artroscopia no joelho direito e a expectativa era retornar no mês seguinte.

Não aconteceu e apareceram novos problemas, agora musculares. A dificuldade em tratar Arda foi a gota final para o Real Madrid demitir Niko Mihic, chefe médico do clube.

A aguardada estreia só veio em janeiro, mas o jovem “perdeu o barco” na disputa por posição no ataque. Por La Liga, foram apenas 10 partidas, sendo quatro como titular.

Apesar disso, conseguiu fazer um final de temporada interessante e terminou com seis gols (mais do que jogos como titular).

A partir da próxima sexta-feira (14), a joia do Madrid estará a serviço da seleção turca na Eurocopa 2024.

Special One descartou chegada de ex-comandados da Roma

Imagina-se que Mourinho faça com os Canários o que fez com a Roma, seu ex-clube: atraia nomes pesados para um time de menor apelo apenas pela sua presença e a oportunidade de serem treinados por um dos grandes técnicos do futebol.

Porém, ele não quer trazer nenhum daqueles que treinou na Roma para a Turquia, afastando os rumores de possíveis chegadas de Paulo Dybala e Romelu Lukaku.

– Nomes dos meus jogadores anteriores, clube anterior, quero dar 100 por cento da minha palavra. Não tenho nenhum interesse em nenhum jogador ou jogador da Roma, nenhum interesse. Não é hora de ter pressa. Não é hora de sentir emoções. É hora de vir e consertar as coisas, que é o que tentamos fazer.

A próxima temporada do futebol turco começa em agosto. Mourinho terá trabalho grande para incentivar o time que foi vice-campeão da Super Lig com apenas uma derrota em 38 rodadas e 99 pontos, atrás de um especial Galatasaray, dono de 102 de pontuação.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo