Espanha

Vitor Roque: entre rumores no mercado, surge um destino que realmente faz sentido

Atacante brasileiro deve ficar sem espaço no Barcelona e clube de Champions League o vê como boa opção

O atacante Vitor Roque teve pouquíssimas oportunidades no Barcelona desde janeiro, quando saiu do Athletico-PR rumo à Catalunha.

Como um jovem, ainda está em processo de adaptação ao futebol europeu e não conseguiu se firmar com Xavi Hernández. Essa realidade parece não mudar com o novo técnico Hansi Flick.

Ainda há a questão financeira que pesa ao Barça. O brasileiro foi inscrito na última La Liga no lugar de Gavi, então com um grave lesão.

O meio-campista, importante ao clube, voltará para temporada 2024/25, o que dificulta para joia do Furacão achar um espaço.

Por conta de tudo isso, o Girona, sensação do último Campeonato Espanhol e que jogará a próxima Champions League, se interessa por Vitor Roque. As informações são do jornal espanhol El Nacional.

A publicação destaca como uma surpresa o negócio, bem-visto pelo técnico Míchel e ao diretor-esportivo Quique Cárcel pela velocidade e qualidade técnica do brasileiro.

A saída de Artem Dovbyk, centroavante destaque na campanha em LaLiga na última temporada, é iminente. O jogador é o favorito do Atlético de Madrid, que por sua vez, quer preencher a lacuna deixada por Morata.

Os Blanquivermelhos sabem que o Barcelona não conta com Roque para 24/25 e acreditam que um empréstimo seria a melhor opção, facilitando a questão salarial dos Blaugranas.

Antes, Vitor Roque foi especulado no Porto e na Fiorentina, ambos negócios seriam também por empréstimo.

Girona tem outros alvos para compensar saídas

Pensando também nas saídas de Savinho, um dos destaques em 2023/24, para o Manchester City e Yan Couto, especulado no Borussia Dortmund, o Girona quer mais dois jogadores: um do Barça e outro do Real Madrid.

Ainda segundo El Nacional, o Girona coloca como um dos principais objetivos para ficar em definitivo com Eric Garcia, zagueiro que passou a última temporada emprestado ao pequeno clube catalão.

Para Míchel, a presença do defensor é essencial no projeto Champions. Apesar das críticas em City e Barça, Garcia encontrou o melhor futebol no Estádio Montilivi e deixou “excelente impressão” na comissão técnica da equipe.

A outra especulação envolve um jogador de meio-campo, setor enfraquecido pelas saídas de Aleix García e Pablo Torre. Trata-se do argentino Nico Paz, de apenas 19 anos, cria da base do Real Madrid.

Atualmente no RM Castilla, já atuou nove vezes pelo time principal, especialmente saindo do banco, marcando um gol pela fase de grupos da última Champions.

Buscando outro negócio por empréstimo, o Girona vê no garoto uma peça que pode ajudar pela “criatividade e dinamismo” no meio.

A gestão do clube catalão entende que seria bom até para o Real ver uma das grandes joias da base ganhar muitos minutos.

Os três alvos contam com um forte apelo do técnico Míchel, ciente de precisa ter opções para encarar três competições na próxima temporada.

Em pré-temporada neste momento, o Girona estreia oficialmente por La Liga no dia 15 de agosto, quando visita o Betis. Já a Champions, em novo formato, inicia apenas em 17 de setembro.

Jorge Jesus também quer Vitor Roque

Além de alternativas na Europa, o atacante brasileiro pode se transferir para o Oriente Médio e jogar ao lado de Neymar, Malcom e Michael.

Segundo o portal saudita Arriyadiyah, o Al-Hilal também procurou mais informações sobre Vitor Roque e estaria disposto a investir até 40 milhões de euros (R$240 milhões) pelo jogador.

Embora haja interesse do Barça na venda do brasileiro, até para se adequar ao Flair Play Financeiro, o jogador e o seu agente, André Cury, ainda não foram convencidos sobre uma saída da Catalunha.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo