Alemanha

Xabi Alonso pede e Leverkusen dá chapéu no Barcelona por destaque de La Liga

A pedido de Xabi Alonso, o Bayer Leverkusen contratou um reforço que era o sonho de consumo do Barcelona no mercado

A temporada 2023/24 ficará marcada para sempre na memória do torcedor do Bayer Leverkusen. De forma inédita, os Werkself foram campeões invictos da Bundesliga, além de levantar o título da Copa da Alemanha.

Xabi Alonso quase completou um ano perfeito no Bayer Leverkusen, perdendo apenas um jogo em toda a temporada: a final da Liga Europa, cujo título ficou com a Atalanta.

Agora, o Leverkusen trabalha nos bastidores para fazer um 2024/25 ainda melhor. Além de segurar os principais jogadores do técnico espanhol, o clube quer trazer reforços na reabertura da janela de transferências.

Segundo o jornalista Fabrizio Romano, os Werkself aplicaram um chapéu no Barcelona por um dos destaques de La Liga. Trata-se de Aleix García, que tem um acordo verbal para se juntar ao Bayer Leverkusen.

O meia foi um dos responsáveis por levar o Girona a sua primeira Champions League, terminando La Liga na terceira posição. Aos 26 anos, o espanhol foi um pedido especial de Xabi.

O Liverpool devem pagar € 18 milhões (cerca de R$ 105,3 milhões) aos espanhóis para fechar negócio. García também deve assinar um contrato longo com o Bayer Leverkusen.

Ainda nesta semana o meia completará os exames físicos, já que não foi chamado pela seleção espanhola para a Eurocopa. Fato é que os Werkself superaram o interesse do Barça para levar Aleix García para a Bundesliga.

Quem é Aleix García, novo reforço do Bayer Leverkusen?

Aleix García foi revelado pelo Villarreal e, em 2015, foi contratado pelo Manchester City. Entretanto, o meia pouco jogou pelos Citizens e foi emprestado ao Girona em 2017.

Já em 2019, Aleix foi cedido ao Mouscron, da Bélgica. Dois anos depois, o meia retornou ao clube espanhol, onde cresceu de rendimento e se tornou um dos principais jogadores da equipe.

Foto: (IconSport) - Aleix García está prestes a trocar o Griona pelo Bayer Leverkusen
Foto: (IconSport) – Aleix García está prestes a trocar o Griona pelo Bayer Leverkusen

Em 2023/24, Aleix García se tornou capitão do Girona por ser a principal liderança dos vestiários e uma das referências técnicas de Míchel. Não à toa, o meia vestiu a camisa da seleção espanhola principal.

Aleix García por Girona e Espanha em 2023/24

  • Jogos: 42
  • Gols: 3
  • Assistências: 6

Pelos Blanquivermells, García atuava como primeiro homem de meio-campo, sendo responsável por dar início a saída de bola e ligação da defesa com o ataque.

Acostumado a construir jogadas mesmo sob pressão, o meia pode cair como uma luva no Leverkusen de Xabi Alonso. Nos Werkself, Aleix García disputará posição com Granit Xhaka, Robert Andrich e Exequiel Palácios.

Barcelona sonhava com o meia

Muito antes do Bayer Leverkusen aparecer, o Barcelona sonhava com Aleix. Com a saída de Sergio Busquets em meados do ano passado, os catalães sofreram muito sem a figura de um primeiro volante.

Em dezembro de 2023, Xavi Hernández — então treinador do Barcelona — elogiou o meia do Girona. Vale ressaltar que, à época, Aleix García não escondeu que tinha vontade de defender as cores dos Culés:

– Aleix está fazendo uma grande temporada. Ele tem grande capacidade técnica, suas mudanças de orientação são espetaculares. Ele é um jogador de futebol com a cara do Barcelona, já foi convocado pela seleção nacional. É preciso entender o que ele disse, é difícil que algum jogador afirme não querer jogar em um grande clube como o Barça.

Contudo, o Barcelona sofre uma grave crise financeira, e não pôde fazer frente ao Leverkusen no mercado pelo meia. Sem o Barça, García não pensou duas vezes em se juntar a Xabi Alonso e companhia.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo