Alemanha

Bayern de Munique tem acordo verbal para tirar pilar de Xabi Alonso no Bayer Leverkusen

Os bávaros negociam a contratação de um titular do atual campeão da Bundesliga

Enquanto as seleções se preparam para a Eurocopa e a Copa América, o mercado da bola segue a todo vapor. E quem promete ser protagonista nesta janela de transferências é o Bayern de Munique.

Após uma temporada sem títulos – algo que não acontecia há 12 anos -, os Bávaros trouxeram Vincent Kompany para substituir Thomas Tuchel. Agora, o treinador belga ajuda na construção do elenco para 2024/25.

O Bayern, como de costume, olha para a própria Bundesliga à procura de reforços. Além de trazer jogadores de qualidade, os Bávaros também enfraquecem seus rivais diretos na Alemanha.

Com essa estratégia, o Bayern de Munique olha com carinho para os destaques do Bayer Leverkusen. Sob o comando de Xabi Alonso, os Werkself foram campeões inéditos da Bundesliga e da Copa da Alemanha.

Foto: (IconSport) - Jonathan Tah, capitão do Bayer Leverkusen, está na mira do Bayern de Munique
Foto: (IconSport) – Jonathan Tah, capitão do Bayer Leverkusen, está na mira do Bayern de Munique

O Leverkusen também foi vice-campeão da Liga Europa, sendo essa sua única derrota em 2023/24. Só que um dos pilares do treinador espanhol nos Werkself está na mira dos Bávaros.

Trata-se de Jonathan Tah, que tem um acordo verbal para se juntar ao Bayern. A informação é da Sky Sports Alemanha. Os Bávaros trabalham para convencer o Bayer Leverkusen a liberar o zagueiro.

O jogador de 28 anos já informou aos Werkself que tem interesse em se transferir para o Bayern de Munique, cujo contrato combinado iria até junho de 2029.

A negociação entre Bayern e Bayer deve começar em breve. Vale lembrar que Tah está a serviço da seleção alemão para a Eurocopa, que começa na próxima sexta-feira (14).

Jonathan Tah é o favorito do Bayern de Munique

Contratado em 2015 junto ao Hamburgo, Jonathan Tah é um dos principais jogadores do Bayer Leverkusen há quase uma década. O defensor é o líder dos vestiários e peça fundamental de Xabi nos Werkself.

Jonathan Tah pelo Bayer Leverkusen

  • Jogos: 353
  • Gols: 14
  • Assistências: 10
  • Cartões amarelos: 43
  • Cartões vermelhos: 2

Na melhor temporada da história do Leverkusen, Tah foi titular indiscutível com o técnico espanhol. O zagueiro ajudou os Werkself a terminarem a Bundesliga com a melhor defesa do campeonato, com apenas 24 gols sofridos.

Jonathan Tah na Bundesliga 2023/24

  • Partidas: 31 (30 como titular)
  • Gols: 4
  • Assistências: 1
  • Jogos sem sofrer gols: 12
  • Bolas recuperadas por partida: 5,2
  • Cortes por jogo: 3,1 – 1º do time
  • Passes certo por partida: 66,7 (95%) – 3º melhor do time

Tais características ajudam a explicar porque o Bayern de Munique tem Jonathan Tah como seu reforço dos sonhos. A expectativa é que o futuro do defensor do Bayer Leverkusen seja definido antes do início da próxima temporada.

Plano B de Kompany

Caso os Bávaros não consigam chegar a um acordo com os Werkself, existe outra opção para chegar no lugar de Tah: Levi Colwill, do Chelsea.

O defensor inglês tem 21 anos e começou 2023/24 em alta nos Blues, mas as lesões interromperam sua sequência no time principal. Mesmo assim, o Bayern se impressionou com o que viu.

Foto: (IconSport) - Levi Colwill, do Chelsea, é o plano B do Bayern de Munique
Foto: (IconSport) – Levi Colwill, do Chelsea, é o plano B do Bayern de Munique

Contudo, o Chelsea não deve facilitar a vida dos Bávaros para liberar Colwill. Uma coisa é fato: o Bayern de Munique vai fazer de tudo para contratar Jonathan Tah. Se não der certo, voltará seus esforços em outro alvo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo