Valencia anuncia Gennaro Gattuso como técnico com contrato até 2024
Aos 44 anos, Gattuso assinou com o Valencia até 2024 e chega com o desafio de retomar os bons momentos do clube
O Valencia anunciou a contração do técnico Gennaro Gattuso em contrato de dois anos, até junho de 2024. O italiano, de 44 anos, estava sem clube desde que deixou o Napoli, em 2021. O italiano já negociava com o Valencia antes mesmo da saída de Pepe Bordalás, o que expôs mais uma vez a bagunça do clube.
No aeroporto, ao chegar em Valencia nesta quarta-feira, Gattuso falou rapidamente com os repórteres. “Estou muito feliz, é a primeira vez que eu estou em Valencia e estou feliz, muito orgulhoso. Eu assinei um contrato com um clube histórico, com muita honra”, afirmou o italiano.
Alguns torcedores do Valencia levantaram preocupações com a contratação, porque o treinador já tem algumas frases preconceituosas na sua carreira. Primeiro, em 2008, disse que “casamento era entre um homem e uma mulher” ao falar sobre união civil homossexual. Em 2013, ele disse que “não via mulheres trabalhando no futebol” quando Barbara Berlusconi se tornou CEO do Milan. Esse grupo de torcedores do Valencia protestou contra a chegada do italiano com a hashtag #NoToGattuso.
Como técnico, Gattuso trabalhou no Sion, Palermo, OFI Crete, Pisa, no time primavera (sub-20) do Milan e depois no time principal dos rossoneri, de 2017 a 2019. Mais tarde naquele ano, ele assumiu o Napoli, onde ficou por duas temporadas, até 2021.
Gattuso chegou a fechar com a Fiorentina, onde foi anunciado em 25 de maio de 2021, mas a estadia não teve nenhum jogo. No dia 17 de junho, ele deixou o clube após desentendimento sobre contratações. Seu nome, então, foi especulado no Tottenham e houve negociação, mas a reação foi tão negativa que o clube desistiu.
O dono da Fiorentina explicou, em 1º de julho, que o mesmo agente representava o Porto, Sérgio Oliveira (que negociava com o clube) e Gattuso, o técnico, algo que o dirigente não achou aceitável, com razão.
Gattuso tentará o sucesso no Campeonato Espanhol e já deu entrevista em espanhol ao chegar no clube. “Estou aqui com muito orgulho, eu entendo o quanto eles querem vencer, eu quero vencer também”.