Espanha

Enquanto sonha com CBF, Ronaldo encara nova polêmica e vexame com torcedores do Valladolid

Real Valladolid, que pertence a Ronaldo, respondeu o pedido de reembolso dos torcedores após goleada em LaLiga

No Brasil, Ronaldo Fenômeno sonha com a presidência da CBF, porém, na Espanha, a história é diferente. Proprietário do Real Valladolid, o ex-atacante renovou a polêmica com os torcedores após goleada vexatória em LaLiga.

No último domingo (23), os Blanquivioletas perderam para o Athletic Bilbao por 7 a 1, fora de casa, pela 25ª rodada do campeonato. Indignada, a torcida do Valladolid exigiu que os jogadores arcassem com o reembolso dos ingressos para os 600 presentes em San Mamés.

Contudo, a gestão de Ronaldo negou a solicitação da Federación de Peñas del Real Valladolid — nome dado ao grupo de torcedores que fizeram o pedido formal. Os Blanquivioletas responderam a carta da torcida para se justificar, segundo novo comunicado dos reclamantes:

— A direção rejeitou a devolução, apesar de reconhecer que não esteve à altura da tarefa (…) Dizem-nos que têm outro tipo de mecanismos formais e contratuais que, com base no desempenho, estabelecem os salários.

Os torcedores não tiveram sucesso em receberem o dinheiro de volta mesmo apelando para o “dever moral” dos atletas. Por outro lado, o grupo de torcedores do Valladolid fez uma nova demanda para o restante de 2024/25:

— Honrem nosso escudo, respeitem nossa história. Que tudo isso tenha servido para ajudar o elenco atual a entender que qualquer resultado ou derrota que possa prejudicar a história do Real Valladolid não é válido.

Protestos contra Ronaldo Fenômeno no Real Valladolid

Ronaldo é apontado como um dos responsáveis pela crise do Real Valladolid Foto: (Imago)
Ronaldo é apontado como um dos responsáveis pela crise do Real Valladolid Foto: (Imago)

Ronaldo se tornou sócio majoritário do Real Valladolid em 2018, quando adquiriu 51% das ações por 30 milhões de euros (cerca de R$ 141 milhões à época). Desde o início, o projeto do craque era estabelecer os Blanquivioletas na elite do futebol espanhol — porém, isso ainda não aconteceu.

Nas últimas temporadas, o Valladolid se tornou uma equipe gangorra de LaLiga, acumulando dois rebaixamentos para a segunda divisão. Em 2024/25, os Blanquivioletas são o lanterna do campeonato com 15 pontos em 25 rodadas.

Insatisfeitos com o sobe-desce, torcedores do Real Valladolid têm protestado contra Ronaldo Fenômeno. Nas últimas semanas, a torcida dos Blanquivioletas exigiu a saída do dono brasileiro com cartazes e gritos de “onde está o dinheiro?” e “vá para casa”.

No ano passado, Ronaldo cogitou abrir mão do controle do futebol do Valladolid. Entretanto, o ex-atacante mudou de ideia em meio às propostas de investidores interessados e segue como dono dos Blanquivioletas.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

E a CBF?

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues (Foto: Saulo Angelo/Thenews2/Gazeta Press)
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues (Foto: Saulo Angelo/Thenews2/Gazeta Press)

Criticado na Espanha, Ronaldo Fenômeno se lançou como pré-candidato a presidente da entidade máxima do futebol brasileiro. O astro busca viabilizar sua candidatura para desbancar a reeleição de Ednaldo Rodrigues — atual mandatário da CBF.

Na última segunda-feira (24), Ronaldo solicitou que Conmebol e Fifa supervisionem o pleito para reforçar a transparência e a segurança jurídica do processo eleitoral. Ednaldo segue na presidência da entidade até março de 2026.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo