Enquanto sonha com CBF, Ronaldo encara nova polêmica e vexame com torcedores do Valladolid
Real Valladolid, que pertence a Ronaldo, respondeu o pedido de reembolso dos torcedores após goleada em LaLiga

No Brasil, Ronaldo Fenômeno sonha com a presidência da CBF, porém, na Espanha, a história é diferente. Proprietário do Real Valladolid, o ex-atacante renovou a polêmica com os torcedores após goleada vexatória em LaLiga.
No último domingo (23), os Blanquivioletas perderam para o Athletic Bilbao por 7 a 1, fora de casa, pela 25ª rodada do campeonato. Indignada, a torcida do Valladolid exigiu que os jogadores arcassem com o reembolso dos ingressos para os 600 presentes em San Mamés.
Contudo, a gestão de Ronaldo negou a solicitação da Federación de Peñas del Real Valladolid — nome dado ao grupo de torcedores que fizeram o pedido formal. Os Blanquivioletas responderam a carta da torcida para se justificar, segundo novo comunicado dos reclamantes:
— A direção rejeitou a devolução, apesar de reconhecer que não esteve à altura da tarefa (…) Dizem-nos que têm outro tipo de mecanismos formais e contratuais que, com base no desempenho, estabelecem os salários.
Os torcedores não tiveram sucesso em receberem o dinheiro de volta mesmo apelando para o “dever moral” dos atletas. Por outro lado, o grupo de torcedores do Valladolid fez uma nova demanda para o restante de 2024/25:
— Honrem nosso escudo, respeitem nossa história. Que tudo isso tenha servido para ajudar o elenco atual a entender que qualquer resultado ou derrota que possa prejudicar a história do Real Valladolid não é válido.
Protestos contra Ronaldo Fenômeno no Real Valladolid

Ronaldo se tornou sócio majoritário do Real Valladolid em 2018, quando adquiriu 51% das ações por 30 milhões de euros (cerca de R$ 141 milhões à época). Desde o início, o projeto do craque era estabelecer os Blanquivioletas na elite do futebol espanhol — porém, isso ainda não aconteceu.
Nas últimas temporadas, o Valladolid se tornou uma equipe gangorra de LaLiga, acumulando dois rebaixamentos para a segunda divisão. Em 2024/25, os Blanquivioletas são o lanterna do campeonato com 15 pontos em 25 rodadas.
Insatisfeitos com o sobe-desce, torcedores do Real Valladolid têm protestado contra Ronaldo Fenômeno. Nas últimas semanas, a torcida dos Blanquivioletas exigiu a saída do dono brasileiro com cartazes e gritos de “onde está o dinheiro?” e “vá para casa”.
No ano passado, Ronaldo cogitou abrir mão do controle do futebol do Valladolid. Entretanto, o ex-atacante mudou de ideia em meio às propostas de investidores interessados e segue como dono dos Blanquivioletas.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
E a CBF?

Criticado na Espanha, Ronaldo Fenômeno se lançou como pré-candidato a presidente da entidade máxima do futebol brasileiro. O astro busca viabilizar sua candidatura para desbancar a reeleição de Ednaldo Rodrigues — atual mandatário da CBF.
Na última segunda-feira (24), Ronaldo solicitou que Conmebol e Fifa supervisionem o pleito para reforçar a transparência e a segurança jurídica do processo eleitoral. Ednaldo segue na presidência da entidade até março de 2026.