O que Ronaldo precisa fazer para virar presidente da CBF e tirar ‘plano Guardiola’ do papel
Fenômeno quer desafiar atual mandatário, Ednaldo Rodrigues, em pleito em 2025
Ronaldo Fenômeno pretende concorrer à presidência da CBF para desbancar Ednaldo Rodrigues nas próximas eleições da entidade, previstas para 2025.
O mandato do atual presidente vai até março de 2026, e ele já avisou que irá concorrer à reeleição.
O artilheiro do Penta, por sua vez, já trabalha com um plano ambicioso que envolve a contratação de Pep Guardiola como técnico da seleção brasileira.
O caminho de Ronaldo rumo à presidência não é simples e demandará uma série de costuras políticas do ex-atacante com clubes e federações, como a Trivela explica abaixo.
?? Ronaldo na CBF e Guardiola na Seleção?
Segundo jornal espanhol, Fenômeno mira presidência da confederação https://t.co/ZgU3zd7CGG
— Trivela (@trivela) November 17, 2024
O que Ronaldo precisa fazer para ser eleito?
O primeiro passo para Ronaldo lançar, de fato, a sua campanha rumo à presidência da CBF será conseguir apoios políticos.
Para ser homologada, a candidatura ao cargo precisa ter o apoio formal de ao menos quatro federações estaduais e de quatro clubes das Séries A ou B. Este é o pré-requisito para inscrever uma chapa no pleito.
Vencida esta etapa, o Fenômento terá de costurar uma série de alianças políticas para ter o eleitorado do seu lado e ganhar o pleito.
O colégio eleitoral da CBF é formado pelas 27 federações estaduais e pelos 40 clubes das Séries A e B.
> Os pesos dos votos na CBF:
- Federações estaduais: 3 pontos
- Clubes da Série A: 2 pontos
- Clubes da Série B: 1 ponto
- Total: 141 pontos em disputa
- Pontos necessários para ganhar a eleição: 71 pontos
O problema é que hoje o colégio eleitoral tem cenário favorável a Ednaldo Rodrigues.
E uma prova disso veio ainda no ano passado, quando o atual presidente estava afastado do cargo por decisão judicial.
À época a entidade estava sob o comando interino do interventor José Perdiz, e a previsão era de nova eleição para escolher o presidente.
Aliado de Ednaldo Rodrigues, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) lançou candidatura contra Flávio Zveiter e contou com apoio maciço de clubes e federações.
O documento foi assinado por 30 clubes das Séries A e B e oito federações que declararam apoio ao candidato nas eleições da CBF.
Na soma de votos, contados os pesos atribuídos a cada federação e clube, a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos teria um total de 67 pontos dos 141 em disputa na eleição da CBF.
O plano de Ronaldo para ser presidente da CBF
O plano de Ronaldo para ser presidente da CBF foi revelado pelo jornal espanhol Sport no último sábado (16). A contratação de Guardiola é o carro-chefe.
“O Fenômeno, desde a época de jogador de futebol, foi tecendo uma rede de contatos na elite empresarial, social, política e até nas altas esferas judiciais, que agora irá ativar, juntamente com seu carisma e legado como um dos melhores jogadores de futebol da história, para divulgar sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, diz um trecho da reportagem do Sport.
Presidência da CBF é sonho antigo de Ronaldo
Dono do Valladolid, da Espanha, Ronaldo foi proprietário da SAF do Cruzeiro até abril deste ano, quando acertou a venda de 90% do controle da sociedade ao empresário Pedro Lourenço. O valor total da negociação foi de R$ 600 milhões.
O desejo de Fenômeno de se tornar presidente da CBF não é novidade. Em 2022, após a Seleção Brasileira ser eliminada pela Croácia na Copa do Mundo, ele convocou uma entrevista em um hotel em Doha e se colocou à disposição da entidade para ajudar no que fosse preciso.