Crise sem fim: Sevilla tem 14 baixas e apenas 11 relacionados do time principal para decisão na Champions
Diego Alonso chama sete jogadores das categorias de base para completar elenco contra o Lens
A crise que já rendeu a demissão de José Luis Mendilibar e ameaça (muito) a permanência de Diego Alonso parece atacar o Sevilla por todos os lados. Além de frequentar as cercanias da zona de rebaixamento no Campeonato Espanhol, a equipe acaba de amargar uma derrota por 1 a 0 para o Mallorca, no último sábado (9), pela La Liga. E não para por aí: os rojiblancos somam um total de astronômicos 14 desfalques para a partida contra o Lens, na próxima terça-feira (12), às 14h45 (horário de Brasília), no Stade Félix-Bollaert, pela sexta e última rodada do Grupo B da Champions League.
São tantas, mas tantas baixas, que a lista de ausências é maior do que a lista de jogadores do time principal relacionados para o duelo no Norte da França. Diego Alonso tem apenas 11 atletas de seu plantel à disposição e teve que completar a relação da viagem com sete jogadores das categorias de base. E o pior. Já eliminado, o Sevilla precisa vencer o Lens para ter chances de ao menos disputar a Liga Europa – competição que, aliás, conhece muito bem.
O departamento médico ganhou mais dois nomes após a derrota em Son Moix, no último sábado. Lukebakio (lesão no ligamento do joelho direito) e Jordán (lesão muscular na perna esquerda) saíram da derrota para o Mallorca lesionados. São ao todo dez desfalques por problemas físicos, além de Lucas Ocampos e Fernando, suspensos, e de Marcão e Januzak, que não foram inscritos na Champions League.
A lista de desfalques do Sevilla
- Lucas Ocampos (suspenso)
- Fernando (suspenso)
- Marcão (não está inscrito)
- Januzaj (não está inscrito)
- Nyland (lesionado)
- Jesús Navas (lesionado)
- Badé (lesionado)
- Nianzou (lesionado)
- Acuña (lesionado)
- Suso (lesionado)
- Lamela (lesioando)
- Mariano (lesionado)
- Lukebakio (lesionado)
- Jordán (lesionado)
Ao todo, Diego Alonso relacionou 18 jogadores para enfrentar o Lens, dos quais sete fazem parte das categorias de base do clube. A lista de relacionados tem: Alberto Flores, Matías, Juanlu, Darío, Gattoni, Sergio Ramos, Kike Salas, Pedrosa, Gudelj, Soumaré, Manu Bueno, Sow, Rakitic, Óliver Torres, Collado, Rafa Mir e En-Nesyri. A delegação dos rojiblancos embarca rumo ao Norte da França nesta segunda-feira (11). O primeiro trecho da viagem será de avião até Lille. De lá, a equipe segue de ônibus até Lens.
? Cambio en la lista de convocados para viajar a Lens. Entra Collado en lugar de Ibra. ?✈️#UCL #WeareSevilla
— Sevilla Fútbol Club (@SevillaFC) December 10, 2023
Crise sem tamanho deixa Diego Alonso por um triz
É difícil acreditar, mas acredite: a situação do clube consegue ser ainda pior. A equipe vive uma sequência com apenas duas vitórias em dez jogos desde que Diego Alonso assumiu a equipe. As duas vitórias, aliás, vieram apenas em confrontos com equipes menores na Copa do Rei. Somando Champions e La Liga, são oito partidas sem vencer, com quatro empates e quatro derrotas. Não é à toa que o Sevilla está eliminado na competição europeia e sofre nas cercanias da zona de rebaixamento no campeonato nacional.
Alonso chegou em outubro para substituir José Luis Mendilibar, campeão da Liga Europa com o Sevilla no ano passado. No entanto, o treinador espanhol acabou não resistindo por muito tempo. Foi demitido três meses após renovar seu contrato, tendo vencido apenas dois jogos em 2023/24. Os dirigentes do Sevilla agiram rápido e escolheram o uruguaio como novo técnico do time.
Pelo menos até momento, a opção pelo profissional uruguaio se mostrou mais um erro crasso da diretoria. Os resultados citados acima estão aí para provar. A equipe, verdade seja dita, está classificada na Copa do Rei. Mas hoje o Sevilla ocupa a 16ª colocação em La Liga, com 13 pontos. Tem apenas quatro a mais que o Celta de Vigo, primeiro time na zona de rebaixamento. Sem falar que o clube já está eliminado na Champions League, após a derrota para o PSV na última rodada.
– Não tem o que fazer, se não levantar a cabeça e pensar no que temos pela frente. É seguir acreditando no que fizeram hoje (sábado, 9), em Villarreal, no segundo tempo contra a Real Sociedad, na Champions… Jogando assim, vamos ter grandes resultados e faremos uma boa temporada. A força é permanente. Me ensinaram desde pequeno a lutar. Esse clube se caracteriza por isso. Mas vendo os jogadores, estou mais forte do que nunca – disse o técnico Diego Alonso em entrevista após a partida de sábado.
Sevilla ainda vivo… Para jogar a Liga Europa
O Sevilla é o lanterna do Grupo B, com apenas dois pontos somados e nenhuma vitória sequer até agora. Com apenas uma rodada por disputar, a equipe já não tem mais chances de avançar às oitavas de final, mas ainda briga por uma vaga na Liga Europa. Para isso, precisa vencer o Lens na próxima terça-feira (12), às 14h45 (horário de Brasília), no Stade Félix-Bollaert. O problema é que os franceses ainda lutam por uma vaga nos mata-matas.