Futebol espanhol

‘Não gostava no começo, mas agora eu amo’: Rodri revela desabafo de Raphinha no Barcelona

Volante espanhol compartilhou conversa com atacante brasileiro, apontando-o como o jogador mais surpreendente do Barça

Raphinha vive, em números e desempenho, seu melhor início de temporada na carreira. Em meio às dificuldades do Barcelona em contratar um centroavante, Hansi Flick confiou ao brasileiro o posto de camisa 9, cuja estratégia já rendeu 14 gols e três assistências em oito jogos. E a boa fase do capitão do Barça foi exaltada por Rodri.

O volante espanhol deu entrevista ao programa “El Partidazo” da rádio “COPE” e admitiu que, desde que desembarcou no Camp Nou para 2026/27, Raphinha foi o jogador que “mais o surpreendeu”. Rodri também revelou uma conversa com o camisa 11, que admitiu ter ressalvas à ideia de jogar como atacante centralizado, mas que foi convencido pelo técnico alemão.

— Eu disse ao Raphinha: “você era ponta no Leeds! Agora você gosta de jogar como camisa 9, né?”. Ele me disse: “Eu não gostava no começo, mas agora… eu amo!” — disse o ganhador da Bola de Ouro em 2024.

Barcelona: Notícias, rumores, transferências e mercado

Barcelona: Notícias, rumores, transferências e mercado

Leia →

Rodri também defendeu a indicação do atacante de 29 anos entre os finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo da revista “France Football”. Nem Raphinha, tampouco Pedri foram indicados à Bola de Ouro de 2026, cuja cerimônia será realizada no 26 de outubro, em Londres. O camisa 16 fez lobby para que um espanhol receba a honraria, usando a conquista da Copa do Mundo como argumento.

A transição de Raphinha no Barcelona

Antes de brilhar no Barcelona como atacante centralizado, o brasileiro construiu sua carreira como ponta, podendo atuar pelos dois lados. Contratado pelos Blaugranas em 2022/23, Raphinha foi utilizado majoritariamente na direita por Xavi Hernández, mas não com o mesmo impacto de agora — 22 participações diretas em gols na temporada de estreia, e 21 em 2023/24.

Com Flick, o camisa 11 passou a ter maior liberdade para se movimentar no último terço, atuando inclusive na função de armador. Foi assim que Raphinha assumiu um papel de protagonismo ofensivo no Barcelona em 2024/25, com 34 bolas na rede e 22 assistências. Na temporada passada, foram “apenas” 28 participações em gols, mas sua presença em campo caiu significativamente por conta de diversos problemas físicos.

No Leeds United, Raphinha brilhou como ponta (Foto: Imago/Pro Sports Images)
No Leeds United, Raphinha brilhou como ponta (Foto: Imago/Pro Sports Images)

As saídas de Robert Lewandowski e Ferran Torres incentivaram os Culés a apostar todas suas fichas na contratação de Julián Alvarez. Entretanto, apesar dos esforços do atacante argentino e da pressão exercida pelo próprio Barcelona, o Atlético de Madrid barrou qualquer tentativa de saída forçada, frustando os planos da diretoria catalã.

Sem seu principal alvo no mercado, o técnico do Barça reforçou que os pontas que tinha à disposição no elenco eram suficientes para se encaixar a seu modelo de jogo, pautado na intensidade e movimentação. Tais características formam o perfil do capitão, que também tem sido cirurgico nas finalizações dentro da grande área.

Com Gabriel Jesus e Hamza Abdelkarim como reservas, Raphinha se manteve como o pilar do Barcelona. Agora, o atacante espera levar as atuações de gala dos Blaugranas para a seleção brasileira nos amistosos contra Austrália (25/09 e 29/09) e Índia (03/10).

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo