Espanha

Real Madrid assume posição sobre Mbappé disputar as Olimpíadas

Atacante é ídolo do futebol francês, mas pode enfrentar resistência por parte dos espanhóis

Kylian Mbappé decidiu que não vai mais jogar pelo PSG a partir da próxima temporada, e tudo indica que o astro do futebol francês terá o Real Madrid como próximo destino. A contratação do atacante por parte do time espanhol ainda não foi oficializada, mas já causa polêmica em relação à presença do jogador na disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, algo que o clube madrilenho é contra. Segundo informações do jornal Mundo Deportivo, o Real quer ter sua mais nova estrela disponível para o início da temporada.

Caso Mbappé dispute as Olimpíadas pela delegação francesa, perderá toda a pré-temporada do Real Madrid, contando todos os compromissos e amistosos que o clube espanhol já marcou anteriormente.

O futebol nos Jogos Olímpicos de Paris acontece entre os dias 10 de julho e 24 de agosto. Vale lembrar que Mbappé também estará na disputa da Eurocopa, que vai até o dia 14 de julho. Caso a França se classifique para a final, o atacante praticamente não terá tempo para descanso, e pegará o torneio de futebol das Olimpíadas em andamento.

Real Madrid pode aproveitar regulamento para segurar Mbappé

O Real Madrid pode simplesmente proibir a ida de Mbappé para os Jogos Olímpicos de Paris. Os regulamentos internacionais permitem que um clube se recuse a ceder seus jogadores a uma seleção nacional caso uma competição não faça parte do calendário da Fifa.

 “Na acepção do parágrafo anterior, a liberação de jogadores é obrigatória para partidas do calendário internacional, bem como para partidas das competições finais da Copa do Mundo da FIFA da Taça das Confederações FIFA e dos campeonatos das equipas ‘A’ representativas das confederações, desde que a associação em causa seja membro da confederação organizadora”, diz o regulamento.

Como o torneio masculino das Olimpíadas não faz parte da agenda oficial de jogos da entidade, o Real Madrid pode negar a presença de Mbappé na competição. Apesar do apelo popular pela presença do astro no torneio, será difícil mudar a opinião da comissão técnica espanhola, que planeja adaptar o astro francês ao modelo de jogo do clube desde os primeiros momentos do atacante em seu novo clube.

Mbappé já expressou desejo de jogar pela França nas Olimpíadas

Em março, antes do amistoso entre França e Chile, Mbappé afirmou que gostaria de ser convocado para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris. Apesar do desejo de servir ao seu país na competição esportiva mais importante do mundo, o atleta não soube dizer se receberia a liberação para disputar o torneio.

— Eu sempre tive essa mesma ambição. Eu sempre disse que os Jogos em Paris são especiais, e quero estar lá. Sei também que isso não depende só de mim. A decisão é de uma pessoa, que não me disse sim ou não ainda. Estou num momento da vida onde estou lidando com as situações em que encontro — disse Mbappé em março.

A questão da presença ou não de Mbappé nas Olimpíadas chegou a ser assunto diplomático no país, com o presidente francês Emmanuel Macron pedindo aos donos do PSG que cedessem o atacante para a disputa do torneio de futebol masculino. Com o atacante fora do PSG a partir de agora, resta saber se o Real Madrid acatará o desejo da delegação francesa, ou se seguirá seus planos para a pré-temporada.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo