Espanha

Medo do Real? Lewandowski admite ‘fator Mbappé’, mas crê em recuperação do Barcelona

Atacante polonês analisa temporada ruim do Barça e indica melhorias para equipe voltar aos trilhos em 2024/25

A temporada 2023/24 certamente não deixará saudades no torcedor do Barcelona. Afinal, além do clube não ter conquistado nenhum título, o Real Madrid, arquirrival dos culés, faturou o caneco de LaLiga e é finalista da Champions League. Para piorar a situação, a diferença entre os dois times tem tudo para aumentar em 2024/25. Enquanto os merengues estão a um passo de anunciarem a contratação de Mbappé, os catalães atravessam grave crise financeira.

O cenário parece péssimo para o Barcelona, mas Lewandowski adota tom otimista. Em entrevista à imprensa espanhola, o atacante polonês disse não temer a chegada de Mbappé. Na opinião do camisa 9, o coletivo e a mentalidade da equipe blaugrana pode se sobressair no embate contra os madridistas.

— Ainda não é oficial, mas parece que todos os caminhos o levam ao Real Madrid. Medo? Não. Claro que é um jogador incrível e, se for para o Real, será um time muito forte. Mas nossa mentalidade deve ser que não importa os jogadores que tenham, podemos ganhá-los se formos uma equipe e trabalharmos juntos — afirmou Lewandowski, durante evento no qual foi apresentado como embaixador de uma loja virtual de games.

Ainda sobre o tema Mbappé, Lewandowski acredita que o Real Madrid levará tempo para se entrosar a partir da chegada do francês. O homem-gol do Barcelona crê que isso poderia favorecer o Barcelona nas primeiras rodadas de La Liga 2024/25.

— Precisamos estar preparados desde o primeiro jogo porque o Real com certeza precisará de tempo, não jogará bem no começo e perderá pontos, então temos que aproveitar. Não para correr atrás, mas para estar à frente. Como aconteceu duas temporadas atrás, quando teve partidas que não pudemos ganhar, mas também não perdemos.

O que aconteceu com o Barcelona nesta temporada?

O Barcelona deixou a desejar na atual temporada. Vice-campeão de La Liga, o time catalão caiu nas quartas de final da Copa do Rei e da Champions League. Faltou consistência e regularidade, e Lewandowski concorda com isso. O polonês admitiu que houve oscilação da equipe, porém, garantiu melhora no desempenho em 2024/25.

— Sabemos que poderíamos e deveríamos ter feito melhor. Mas tenho a sensação de que começaremos melhor a próxima temporada, é um novo capítulo. A sensação na equipe é que estamos prontos para nos preparar para a próxima temporada. Poderíamos ter conquistado alguns troféus nesta temporada, mas em alguns períodos tivemos altos e baixos. E se quer ganhar troféus, você deve estar sempre no mesmo nível, jogando o melhor futebol… Temos potencial, tenho certeza que na próxima temporada jogaremos melhor.

Metas para 2024/25

Conquistar o título de La Liga é o grande objetivo de Lewandowski na próxima temporada. O camisa 9 usou o Real Madrid de exemplo ao explicar como o Barcelona deve encarar a competição. Regular do início ao fim, a equipe merengue fez campanha impecável, e só perdeu uma vez em 37 rodadas disputadas até o momento.

— Espero começar lutando pelo título da Liga. Esta temporada, o Real Madrid nunca perdeu pontos, mesmo quando não jogou bem. Só perdeu um jogo, penso eu, e empatou cinco ou seis. No entanto, eles ganharam muitos jogos marcando nos minutos finais. Se você quer conquistar LaL iga, você tem que saber como vencer os jogos quando não está tendo um bom desempenho.

Lewandowski pelo Barcelona

Lewandowski chegou ao Barcelona em julho de 2022, e causou impacto imediato na equipe. Logo em sua primeira temporada na Catalunha, o atacante polonês ajudou o clube a conquistar o título de La Liga — sendo o artilheiro da competição com 23 gols marcados. Em janeiro de 2023, o Barça faturou a Supercopa da Espanha, ao bater o Real Madrid por 3 a 1 na decisão. Lewandowski anotou um dos tentos do triunfo.

Veio 2023/24, e as coisas começaram a desandar no Barcelona. O time caiu vertiginosamente de produção e passou em branco. Nenhum título na bagagem. O Real Madrid nadou de braçadas e garantiu os títulos de La Liga e da Supercopa da Espanha 2024.

Ao todo, Lewandowski soma 94 partidas pelo Barcelona, com 58 gols marcados e 16 assistências concedidas. Levando em conta somente a atual temporada, o polonês de 35 anos anotou 25 tentos e distribuiu oito assistências em 48 jogos.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo