Olimpíadas

Mbappé decidiu se quer ou não estar nas Olimpíadas

Apesar do desejo de Mbappé e até do presidente Macron, decisão de jogar Olimpíadas pela França não deverá ser tomada pelo atleta

Camisa 10, capitão e principal astro de uma das melhores seleções do mundo da atualidade, Kylian Mbappé quer ainda mais pela França. Campeão do Mundo em 2018 pelo seu país, o atacante tem o objetivo de vencer a Eurocopa deste ano, e também, de ganhar uma medalha de ouro em casa, também em 2024.

Em entrevista coletiva antes do amistoso contra o Chile, que acontecerá nesta terça-feira (26), o atacante do Paris Saint-Germain afirmou que deseja ser convocado pela Seleção Francesa também para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris.

— Eu sempre tive essa mesma ambição. Eu sempre disse que os Jogos em Paris são especiais, e que eu quero estar lá. Eu sei também que isso não depende só de mim. A decisão é de uma pessoa, que não me disse sim ou não ainda. Estou num momento da vida onde eu estou lidando com as situações em que encontro.

— O PSG é o clube com o qual eu tenho contrato. Nós não falamos sobre isso ainda — disse Mbappé, quando perguntado quem seria o responsável pela decisão de deixá-lo ou não disputar sua primeira Olimpíada na vida.

Decisão é mais complexa do que parece

Se em campo convocar Mbappé não seria nenhum problema, fora de campo é que começam as dores de cabeça. Como as Olimpíadas são organizados pelo COI, não tendo relação com a FIFA, os clubes não são obrigados a liberar os atletas para os Jogos, que acontecerão na França neste ano. Mas a pressão é grande no PSG. Segundo o site The Athletic, o próprio presidente da França, Emmanuel Macron, também tenta convencer os mandatários do clube a ceder ao interesse do jogador.

Outro problema também são os calendários. Os Jogos Olímpicos começarão em 24 de julho, 10 dias depois do fim da Eurocopa, em que a França é uma das principais favoritas. Para piorar, nem o provável futuro clube de Mbappé vê a decisão com bons olhos. O Real Madrid tem a posição de que seus atletas que disputam a Eurocopa ou a Copa América não deveriam disputar as Olimpíadas. Mas como o atacante ainda possui contrato com o PSG, a posição do clube espanhol deve pesar menos.

Onde jogará Mbappé?

O assunto sobre onde Mbappé jogará a partir da próxima temporada também foi questionado na entrevista coletiva. Mas além de desconversar, o atacante também afirmou que uma decisão sobre a sua participação ou não das Olimpíadas deve ser tomada nas próximas semanas.

– Eu não tenho nada a anunciar agora. Eu sempre disse que quando eu tiver algo a dizer, eu vou vir aqui como um homem e falar. Eu estou focado em ajudar a seleção agora, e a Eurocopa é a minha prioridade. Acredito que isso será resolvido até lá. Agora, a coisa mais importante é a seleção.

A decisão ainda está para ser tomada. Mas se depender do atleta, Mbappé quer ser campeão de dois títulos ainda inéditos para ele. Resta convencer o PSG, que pode não ser tão bonzinho após a decisão do atacante de deixar a equipe no final de seu contrato. Caso tudo dê certo, quem também agradecerá é Thierry Henry, treinador do time sub-23, que teria um reforço e tanto em busca do segundo ouro olímpico da história dos Bleus.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo