Espanha

Real Madrid x Barcelona: por que Raphinha é, hoje, melhor que Vinicius Jr

Favorito à Bola de Ouro 2024, Vini Jr. terá pela frente Raphinha, que faz um 2024/25 perto de impecável até aqui

Um clássico é um clássico, porém, um Real Madrid x Barcelona é diferente. E o próximo duelo entre os gigantes espanhóis será ainda mais especial para Vini Jr. e Raphinha, que vivem grande fase.

De um lado, o craque dos merengues convive com a expectativa de ser coroado o melhor jogador do mundo com a Bola de Ouro na próxima segunda-feira (28), por tudo o que fez na última temporada.

Já do outro, o camisa 11 do Barça faz seu melhor início de temporada da carreira, apresentando um futebol de alta classe sob o comando de Hansi Flick, que vem provando que sabe extrair todo o potencial do brasileiro.

Companheiros de Seleção Brasileira, Vini Jr. e Raphinha terão um confronto direto para saber quem começou 2024/25 melhor do que o outro. Contudo, a Trivela te explica porque o astro do Barcelona está jogando melhor do que o ídolo do Real Madrid neste início de temporada.

Por que Raphinha está fazendo um 2024/25 melhor do que Vini Jr.?

Foto: (Imago) - Vini Jr foi um dos melhores jogadores do mundo em 2023/24
Foto: (Imago) – Vini Jr foi um dos melhores jogadores do mundo em 2023/24

Primeiro de tudo, é importante deixar claro que a atual temporada de Raphinha é superior a de Vini Jr. Ou seja, não estamos falando sobre o período de análise da Bola de Ouro 2024, que considera os feitos de 2023/24.

Se estivéssemos falando da última temporada, é óbvio que o camisa 7 do Real foi muito melhor do que o brasileiro dos Blaugranas. Não à toa, Vini Jr. é o favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo da revista France Football, enquanto Raphinha sequer foi indicado.

Dito isso, vamos elencar alguns pontos que pesam a favor do craque do Barcelona em relação ao ícone do Real Madrid em 2024/25.

Números

Futebol não é apenas estatística, porém, alguns dados servem como argumento. Em números, Raphinha tem mais participações diretas em gols pelo Barcelona do que Vini Jr. pelo Real Madrid neste início de temporada.

Raphinha pelo Barcelona em 2024/25

  • Jogos: 13
  • Gols: 9
  • Assistências: 6
  • Envolvimento em gols: 15 (média de 1,15 por jogo)

Vini Jr pelo Real Madrid em 2024/25

  • Jogos: 14
  • Gols: 8
  • Assistências: 5
  • Envolvimento em gols: 13 (média de 0,92 por jogo)

Evolução e contexto em cada clube

Foto: (IconSport) - Raphinha, do Barcelona
Foto: (IconSport) – Raphinha faz seu melhor início de temporada da carreira no Barcelona

Não é de hoje que Vini Jr. é referência técnica no Real Madrid. Graças ao atacante brasileiro, o time de Carlo Ancelotti conquistou títulos de peso nas últimas temporadas, incluindo Champions League e La Ligacom o camisa 7 sendo decisivo.

Por outro lado, Raphinha era um coadjuvante no Barcelona. Quando ele foi contratado, em 2022, Xavi Hernández era o técnico. Sob o comando do espanhol, o brasileiro não teve sequência e foi mal aproveitado.

Com a chegada de Hansi Flick, Raphinha mudou da água para o vinho nos Culés. Para isso, o treinador alemão passou a escalar o atacante mais centralizado, como uma espécie de camisa 10. Antes, com Xavi, ele era ponta direita.

Essa mudança de posição — aliada à confiança de Flick — transformou Raphinha em protagonista no Barcelona. Ao lado de Lamine Yamal e Robert Lewandowski, o camisa 11 virou um dos jogadores ofensivos mais criativos do Barça.

Vini Jr., por sua vez, segue jogando como ponta esquerda nos merengues. A diferença é que, com a chegada de Kylian Mbappé, o Real Madrid ainda procura o equilíbrio perfeito para encaixar o camisa 9 e o atacante francês com Jude Bellingham e Rodrygo.

Vale ressaltar que o atacante brasileiro continua sendo extremamente importante para o Real. Contudo, o peso da melhora de Raphinha se sobressai no Barcelona em relação à regularidade apresentada por Vini Jr. no Real Madrid.

Seleção Brasileira

Foto: (Imago) - Raphinha e Vini Jr pela Seleção Brasileira
Foto: (Imago) – Raphinha e Vini Jr. vivem momentos distintos na Seleção Brasileira em 2024/25

Como Neymar não é convocado pela Seleção Brasileira há mais de um ano devido a uma grave lesão no joelho, Dorival Júnior ainda procura por um jogador decisivo. A esperança era que Vini Jr. assumisse esse papel, porém, as atuações na Amarelinha são bem diferentes das apresentadas no Real Madrid.

Raphinha vem numa crescente na seleção desde a última Copa América. O camisa 7 dos Blancos fez uma competição apagada, enquanto o atacante do Barça foi uma das gratas surpresas apesar da eliminação precoce nas quartas de final.

Nesta temporada europeia, duas datas Fifa renderam quatro jogos à Amarelinha. Em setembro, Raphinha não foi convocado por precisar cumprir suspensão. Em outubro, Vini Jr. ficou de fora da lista de Dorival por conta de problemas físicos.

Na ausência do camisa 11 do Barcelona, o atacante do Real Madrid não fez a diferença pela Seleção Brasileira. Entretanto, Raphinha foi mais ativo na Amarelinha quando não contou com a parceria de Vini Jr.

É claro que o nível dos adversários faz diferença. O camisa 7 do Real enfrentou Equador e Paraguai, enquanto o atacante dos Blaugranas encarou Chile e Peru. Mesmo assim, cada um em seu recorte, Raphinha apareceu mais do que Vini Jr.

Nada como um El Clásico para tira-teima

O Real Madrid pega o Barcelona neste sábado (26), às 16h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, pela 11ª rodada de La Liga. Dentro de campo, Vini Jr. e Raphinha podem provar quem está melhor na atual temporada.

Como ainda tem muito calendário pela frente em 2024/25, o craque dos Blancos pode facilmente roubar o posto de melhor brasileiro do futebol europeu do atacante dos Culés. No final das contas, quem ganha é o futebol — e a seleção.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo