Mundo

Bola de Ouro: além de Vini Jr, qual a chance dos outros brasileiros?

Enquanto Vini Jr concorre ao prêmio de melhor jogador do mundo, o Brasil tem outros representantes na Bola de Ouro

O mundo aguarda com ansiedade a cerimônia da Bola de Ouro, que será realizada na próxima segunda-feira (28). Favorito ao prêmio de melhor jogador de futebol masculino, Vini Jr não é o único brasileiro com chances de ganhar.

Além do craque do Real Madrid, outros quatro representantes estão entre os finalistas em diferentes categorias da premiação organizada pela revista France Football: o técnico Arthur Elias, as jogadoras Gabi Portilho e Tarciane, e o atleta Savinho.

O comandante da seleção brasileira feminina pode faturar o prêmio de melhor treinador da categoria na Bola de Ouro 2024. Já suas comandadas, que atuam por Corinthians e Houston Dash, estão entre as melhores jogadoras do futebol feminino.

Por fim, o atacante do Manchester City concorre ao Troféu Kopa, que premia os melhores jogadores sub-21 da temporada. Em 2023/24, Savinho foi um dos grandes nomes da campanha surpreendente do Girona em La Liga.

Dito tudo isso, qual a chance dos outros brasileiros indicados à Bola de Ouro 2024? Isso é o que a Trivela te responde.

Arthur Elias: média

(Foto: Joilson Marconne/CBF) - Arthur Elias, técnico da seleção brasileira feminina
(Foto: Joilson Marconne/CBF) – Arthur Elias, técnico da seleção brasileira feminina

Não é impossível para Arthur Elias ser premiado na Bola de Ouro 2024 como melhor técnico do futebol feminino. O treinador será avaliado por seu trabalho à frente do Brasil e do Corinthians.

Antes de assumir a seleção, Arthur Elias foi campeão da Supercopa do Brasil, do Brasileirão e da Libertadores na última temporada. Com a Amarelinha, o técnico foi finalista dos Jogos Olímpicos e ficou com a medalha de prata.

Como a treinadora dos Estados Unidos — a inglesa Emma Hayes — foi campeã olímpica em Paris, ela é favorita à Técnica do Ano na Bola de Ouro. Apesar disso, o brasileiro corre por fora pelo prêmio.

Gabi Portilho: baixa

Foto: (Imago) - Gabi Portilho, atacante da seleção brasileira feminina
Foto: (Imago) – Gabi Portilho, atacante da seleção brasileira feminina

Gabi Portilho está longe do favoritismo na disputa de melhor jogadora do futebol feminino na Bola de Ouro. A atacante do Corinthians não está entre os principais nomes que disputam a premiação organizada pela France Football.

Portilho foi peça fundamental nas conquistas recentes do Corinthians feminino e um dos destaques da seleção brasileiras nos últimos Jogos Olímpicos. Contudo, existem outros nomes à frente na corrida.

Tarciane: baixa

Foto: (Imago) - Tarciane, zagueira da seleção brasileira feminina
Foto: (Imago) – Tarciane, zagueira da seleção brasileira feminina

Tarciane também tem poucas chances de ganhar como a melhor jogadora do futebol feminino na Bola de Ouro 2024. A zagueira esteve no Corinthians no último ano e agora defende as cores do Houston Dash.

Aqui vale explicar um contexto que vale tanto para Gabi Portilho, quanto para Tarciane. O prêmio de melhor jogadora foi criado pela France Football em 2018. De lá para cá, apenas duas brasileiras ficaram entre as finalistas.

Marta — 4º lugar em 2018 e 16º em 2019 –, e Debinha (28ª colocada em 2023). Portanto, a atacante e a zagueira indicadas à Bola de Ouro deste ano, não devem ser eleitas como a melhor jogadora do mundo.

Savinho: baixa

Foto: (IconSport) - Savinho, ex-jogador do Girona
Foto: (IconSport) – Savinho, ex-jogador do Girona

Savinho não é favorito ao Troféu Kopa na Bola de Ouro. O atacante fez uma temporada de sucesso no Girona, que se classificou de maneira inédita à Champions League graças a uma campanha histórica em La Liga.

Entretanto, o brasileiro enfrenta uma concorrência pesada. Lamine Yamal é, de longe, o principal concorrente da categoria. O atacante surgiu como um meteoro no Barcelona e foi campeão da Eurocopa com a Espanha sendo titular.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo