Por que a Uefa condenou o Real Madrid e ameaçou fechar parte do Santiago Bernabéu
Por incidente em jogo contra o Manchester City, clube merengue é chamado atenção pela confederação

A Uefa condenou o Real Madrid, nesta sexta-feira (28), por cantos considerados ofensivos de parte da torcida merengue no jogo contra o Manchester City, válido pelo playoff da Champions League, e realizado no último dia 19 de fevereiro. Os fãs do gigante espanhol teriam insultado Pep Guardiola, técnico dos Citizens.
Como punição ao Real, a entidade determinou o fechamento de um setor do Estádio Santiago Bernabéu. Tal sanção, no entanto, não será aplicada inicialmente — apenas se um novo episódio do tipo ocorrer nos próximos dois anos.
Entenda a decisão da Uefa
No entendimento do Comitê de Apelação da Uefa, a torcida do Real Madrid teve comportamento discriminatório na partida diante do City e, por isso, o clube merengue teria que ser punido como manda o regulamento da entidade.
Segundo a regra, pelo menos 500 lugares do estádio precisariam ser bloqueados no próximo compromisso do Real em uma competição da Uefa. A condenação, porém, foi colocada em suspensão.
A confederação determinou que a punição só será colocada em prática se um novo incidente ocorrer no estádio nos próximos dois anos. O clube madridista também terá que arcar com uma multa de 30 mil euros (cerca de R$ 183 mil na cotação atual).
Segundo o jornal espanhol “Marca”, um dos setores do Santiago Bernabéu entoou cântico discriminatório contra Pep Guardiola. Na letra, os adeptos dizem que o treinador catalão está magro e insinuam o uso de drogas por parte do mesmo.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Qual o próximo adversário do Real Madrid na Champions League?
Com autoridade, o Real Madrid atropelou o Manchester City no playoff, vencendo o time inglês tanto na ida (3 a 2 na Inglaterra), como na volta (3 a 1 na Espanha).
Os triunfos colocaram a equipe de Carlo Ancelotti nas oitavas de final da Champions League. E o adversário da vez é um velho conhecido da torcida merengue: o Atlético de Madrid.
O primeiro jogo entre os rivais está marcado para o dia 4 de março, às 17h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu. Já o embate de volta acontece uma semana depois, dia 12, no Riyadh Air Metropolitano, casa colchonera.
Próximos jogos do Real Madrid
- Betis x Real Madrid — LaLiga — sábado, 1 de março, às 14h30 (horário de Brasília);
- Real Madrid x Atlético de Madrid — Champions League — terça-feira, 4 de março, às 17h (horário de Brasília);
- Real Madrid x Rayo Vallecano — LaLiga — domingo, 9 de março, às 12h15 (horário de Brasília)