Neymar e Messi no Barcelona? Presidente de LaLiga acredita em só um dos retornos
Javier Tebas dá sua opinião sobre rumores que envolvem volta da dupla ao Camp Nou

Enquanto Neymar firmou um contrato de apenas seis meses com o Santos pela possibilidade de voltar à Europa no meio deste ano, Lionel Messi tem vínculo com o Inter Miami até o fim de 2025. Seria a chance da dupla reeditar o ataque histórico no Barcelona? Pelo menos para o presidente de LaLiga, Javier Tebas, apenas um tem chance de voltar.
Em entrevista ao portal inglês “GiveMeSport”, o mandatário do Campeonato Espanhol deu certeza que o craque brasileiro não retornará a Catalunha.
— Não acho que o Neymar vá voltar para o Barcelona. Tenho certeza disso — disse.
Tebas, por outro lado, crê fielmente que o argentino volte a trabalhar no Barça, mesmo que seja dentro ou fora de campo.
— Ele passou muitos anos no Barcelona. Tenho certeza de que Messi vai voltar. Talvez como jogador, mas posso vê-lo retornando em outra função também. Messi e Barcelona andam de mãos dadas. Ele é apaixonado pelo clube — afirmou.

Como estão as situações contratuais de Neymar e Messi?
Apesar de não confirmar a permanência em Santos após o final de junho, Ney também deixou claro que seu vínculo com o Peixe pode ser renovado.
— Não é como se daqui a seis meses eu fosse embora de qualquer jeito. É um contrato de seis meses que pode ser prolongado, o que também serve para mim — explicou o craque santista em sua apresentação.
Logo nos primeiros dias do retorno do meia ao clube brasileiro, a rádio espanhola “SER Catalunya” publicou que ele busca retomar a forma física e o bom futebol para que vista a camisa do clube catalão novamente a partir do meio doa no.
Se esse plano for verdade, é próximo do que pensa Messi, segundo o jornalista espanhol Alex Candal, do canal “DirecTV Sports”, o mesmo que revelou que o argentino iria para os Estados Unidos. A ideia do craque da seleção argentina é atuar no novo Camp Nou que será reinaugurado nos próximos meses.
— Quem foi o primeiro a dizer que Messi iria jogar no Inter Miami? Eu. E agora estou lhe dizendo: ele está voltando para o Barcelona. É isso. Palavras de Leo Messi: ‘Eu não posso deixar o futebol sem antes jogar no novo Camp Nou.' — explicou o repórter em participação no programa “Futbol Total”.
No ano passado, jornais publicaram que o Inter Miami ofereceu um novo contrato para seu principal jogador, mas não há qualquer indicativo para uma renovação no momento.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Há espaço para dupla histórica no Barcelona de hoje?
As versões atuais de Neymar e Messi estão bem longe daqueles que fizeram o histórico trio MSN junto de Luis Suárez e conquistaram a tríplice coroa com o Barcelona há quase dez anos.
Fisicamente, principalmente o brasileiro, não estão nem próximos do auge. O argentino praticamente não pressiona mais quando está em campo e, tanto na seleção quanto no clube, tem um esquema tático que o faça correr menos possível e acerele apenas nos momentos ideais. Já Ney ainda está devagar neste início pelo Santos após se recuperar de lesão no joelho.
Todo esse contexto torna um retorno, seja de qualquer um dos dois, improvável no futebol de alto nível da Europa, marcado pela intensidade e competitividade. Ainda mais considerando o técnico atual dos Culés, o alemão Hansi Flick, é adepto de um time vertical, rápido e capaz de pressionar o tempo todo.
O trio de ataque titular de hoje do Barça tem Raphinha pela esquerda, Lamine Yamal pela direita e Lewandowski como centroavante. Até é possível que o polonês, experiente aos 36 anos, na próxima temporada, mas os dois pelo lado vivem grande momento, com o brasileiro cotado até para prêmios individuais na temporada.

Flick usa, em algumas oportunidades, um esquema especial na pressão no campo de ataque para que Lewa, sem tanto físico, marque o primeiro volante adversário ao invés de subir para correr atrás dos zagueiros. Pensando que Messi (ou Neymar) podem jogar de falso nove, seria uma opção para acomodar o retorno de um ídolo.
A possibilidade mais provável, no entanto, seria um amistoso especial para dupla, especialmente para o argentino, que parece estar mais próximo do fim da carreira por conta da idade (37, completa 38 em junho, já Neymar tem 33).