Por que Lamine Yamal não é o ‘novo Messi’ para Henry
A lenda do Barcelona disse que não gosta de comparações entre jogadores

Lenda do Barcelona e do Arsenal, Thierry Henry não vê Lamine Yamal, jovem sensação do Barça de apenas 17 anos, como “novo Lionel Messi”.
— Não gosto de comparações! Não gosto quando as pessoas comparam eras ou jogadores. Leo é Leo, e Lamine Yamal… Ele nem está tentando ser Lamine Yamal, ele já é Lamine Yamal — disse o ex-jogador francês ao site “Goal”.
Henry explicou o motivo de estar tão impressionado com Lamine Yamal, que só completa 18 anos em julho. Para a lenda francesa, as qualidades do jovem astro do Barcelona vão além dos 11 gols e 17 assistências que registrou nesta temporada.
— O que me impressiona, além dos gols, das habilidades e dos passes, é o quão maduro ele é. A maneira como ele joga… o jogo contra a França com a Espanha (na Euro 2024), ele teve a bola em um ponto, eles estavam 2 a 1 e no contra-ataque, um contra um com Théo Hernandez. Ele pode ir. Mas ele parou a bola, passou de volta para Dani Carvajal e disse a todos para se acalmarem. Com as mãos, ele foi se acalmar. E eu fiquei tipo, “Uau, nessa idade você já sabe o que precisa fazer”.
“É por isso que acho que ele é especial para mim, porque ele já entende o jogo, como controlar o ritmo e o andamento do jogo.”
Lamine Yamal também não gosta de comparações com Messi

O fato de Lamine Yamal e Messi serem nomes importantes na história do Barcelona tem gerado comparações, mas o próprio atacante espanhol já manifestou incômodo sobre ser intitulado como “novo Messi”.
— É uma honra [ser comparado a Lionel Messi], mas estou tentando escrever minha própria história. Messi é o melhor da história, ainda estou dando meus primeiros passos. Essas comparações às vezes não ajudam — declarou o jogador em entrevista ao jornal espanhol “Marca” em 17 de dezembro de 2024.
O prodígio do Barcelona ganhou o apoio de Carles Puyol, lenda do clube, que disse recentemente: “Se colocarmos o rótulo de Leo nele, a pressão já é máxima. O que Leo fez e continua fazendo é incrível e será muito difícil ver um jogador assim novamente”.
Sobre recordes, Lamine Yamal já superou Messi no fator precocidade. O argentino estreou com 17 anos no time profissional do Barcelona e o espanhol já era titular absoluto do time catalão aos 16.
Além disso, Yamal se tornou o jogador mais jovem do século 21 a disputar uma partida pelo clube catalão quando estreou em abril de 2023.