La Liga

Guerra em LaLiga: Tebas acusa Real Madrid de ‘vitimização’ após críticas à arbitragem

Após reclamações de supostos erros contra os Merengues no último final de semana, presidente do Campeonato Espanhol contra-ataca

A postura Real Madrid contra a arbitragem de LaLiga tem causado polêmicas na Espanha e a organização da competição retrucou. Após o clube merengue publicar uma carta na última segunda-feira (3) sobre supostos erros do árbitro na derrota para o Espanyol, o presidente da entidade, Javier Tebas, contra-atacou.

Em entrevista após uma reunião na Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), o mandatário do Campeonato Espanhol acusou uma vitimização dos Blancos e que a finalidade das reclamações é clara: prejudicar o torneio.

— O Real Madrid é contra tudo. Quer prejudicar a competição, não apenas a comunidade de arbitragem. Construiu uma história exagerada de vitimização, fora de lugar e com o objetivo, na minha opinião, de prejudicar a competição. Na nota que publicaram outro dia ficou claro. Dizem que a competição é adulterada, toda uma questão que está fora de proporção. Perderam a cabeça — criticou o presidente de LaLiga.

Tebas ainda atacou diretamente o presidente do Real, Florentino Pérez, com quem já não possui relação em profissional há muitas temporadas. Ele também desaprovou a utilização da Real Madrid TV, emissora oficial do clube, como arma contra os árbitros, pois são mostrados no canal supostos erros contra os Merengues.

— Não preciso falar com Florentino. Não vamos seguir adiante com alguém que acredita que a competição é adulterada e que os árbitros são corruptos. Certamente faremos uma reclamação, assim como fizemos uma contra a Real Madrid TV. Vamos ver quem está sendo denunciado, se é o clube, a pessoa que assinou a carta ou a diretoria. […] Esse tipo de nota não pode ser permitido porque há mentiras ou meias-verdades que querem influenciar algumas questões que não podem ser.

— Florentino Pérez quer sempre estar certo. Acho que a solução para ele seria todos nós irmos de joelhos até a sede da ACS [empresa que pertence ao mandatário do Madrid] e dizer: ‘Desculpe, Florentino, é verdade que você vai salvar o futebol e não teríamos percebido até que você divulgasse sua carta, Presidente' — completou Javier Tebas.

A carta do Real Madrid sobre os possíveis erros

Foram dois lances que incomodaram a direção do Real na derrota por 1 a 0 no último final de semana. O primeiro, aos 21 minutos do primeiro tempo, foi um gol anulado de Vinicius Júnior por uma falta de Kylian Mbappé na jogada, considerado pelo clube “legal”.

Já na etapa final, o atacante francês sofreu uma forte entrada de Carlos Romero com as travas da chuteira em um contra-ataque. O jogador do Espanyol, que depois marcaria o gol da vitória, só recebeu cartão amarelo.

— O escândalo gerado por esta partida voltou a ter repercussão global, com a imprensa internacional denunciando o uso tendencioso do VAR na Espanha e a falta de credibilidade da arbitragem espanhola — reclamou os Merengues em trecho da carta.

Mbappé reclama de falta em jogo do Real Madrid
Mbappé reclama de falta em jogo do Real Madrid (Foto: Imago)

O time de Madri ainda exigia os áudios de comunicação entre o VAR e o árbitro da partida, considerando ir até a esfera criminal para conseguir.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Atlético de Madrid aproveita para provocar rival sobre polêmicas com arbitragem

Com um Dérbi da capital marcado para o Santiago Bernabéu neste sábado (8), o lado colchonero se mostrou incomodado com o que considerou uma pressão do Real para tentar influenciar na arbitragem do clássico que valerá a liderança do Campeonato Espanhol.

Foram três posts nas redes sociais, sendo dois quadrinhos sobre “Instruções básicas para o derby” e outro com sinônimos do verbo pressionar.

— Instruções básicas para o derby

  1. Uma boa preparação física
  2. Massagem pré-jogo
  3. Análise minuciosa do rival
  4. Usar sua televisão oficial uma vez mais para pressionar os árbitros

— Instruções básicas para o derby, página 2

  1. Manutenção do gramado
  2. Teste de iluminação
  3. Preparação do vestiário
  4. Usar seu exército de jornalistas amigos para espalhar seus delírios

— Amigos da Real Academia Espanhola de letras, ultimamente estamos sendo muito questionados sobre um assunto e não queremos estar errados. Você pode nos ajudar com as nuances dos seguintes verbos?

  • pressionar
  • amedrontar
  • intimidar
  • coagir
  • assustar
  • influenciar
  • impôr

Os rivais estão em primeiro e segundo, separados por apenas um ponto a favor do lado blanco. O clássico quente inicia a partir das 17h (horário de Brasília).

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo