Lembra a estreia de Luxemburgo no Real Madrid? Foi ganhando clássico e hoje faz 10 anos

O primeiro jogo de Vanderlei Luxemburgo como técnico do Real Madrid durou apenas sete minutos. Não foi uma estreia propriamente dita. A vitória veio com gol de Zidane, cobrando pênalti, mas foi apenas um aquecimento para o verdadeiro primeiro desafio do brasileiro no clube mais famoso do mundo: quatro dias depois, em 9 de janeiro de 2005, um domingo de Vicente Calderón, contra o Atlético de Madrid. E o resultado também foi perfeito.
LEIA MAIS: A vibração do Atleti de Simeone fez a diferença na terceira vitória sobre o Real em 2014/15
Há exatos dez anos, Luxemburgo treinou o Real Madrid durante um jogo inteiro pela primeira vez vencendo o rival da cidade por 3 a 0, com dois gols de Ronaldo e um de Solari. O brasileiro estava sendo contestado por ter voltado um pouco fora de forma da parada de ano novo e ter feito um treinamento particularmente terrível na véspera. Respondeu com bola na rede: primeiro completando jogada de Roberto Carlos, depois de Zidane.
Apenas um lembrete do hall de craques que Luxemburgo treinou na Espanha durante um ano e 45 partidas. Também havia Figo, Beckham, Casillas, Sergio Ramos e outros jogadores importantes da história do clube. O aproveitamento não foi ruim: 68% dos pontos. Mas perdeu jogos cruciais, como para o Lyon, na Liga dos Campeões, e para o Barcelona no Santiago Bernabéu. Aquele show do Ronaldinho Gaúcho, aplaudido de pé pelos torcedores merengues. Também pesou o clima do vestiário, que não aprovou a contratação de tantos brasileiros para o time e para a comissão técnica.
De qualquer forma, há dez anos Luxemburgo teve o gostinho de treinar um clube de primeiro escalão da Europa. Infelizmente não deu certo, e seu fracasso (junto com o de Felipão no Chelsea) pode ter fechado um pouco as portas para novos treinadores brasileiros no continente. Ainda assim, foi uma grande história.
O jogo completo daqueles 3 a 0:
Veja os sete minutos finais de Real Madrid 2 x 1 Real Sociedad:
Você também pode se interessar por:
>>>> Valencia não quis saber de recorde e tratou de derrubar Real Madrid de virada
>>>> Benzema aproveitou a folga para saltar de paraquedas, e o Real não gostou nada disso
>>>> Que amistoso que nada! Milan carimba série de vitórias do Real Madrid