Espanha

Lembra a estreia de Luxemburgo no Real Madrid? Foi ganhando clássico e hoje faz 10 anos

O primeiro jogo de Vanderlei Luxemburgo como técnico do Real Madrid durou apenas sete minutos. Não foi uma estreia propriamente dita. A vitória veio com gol de Zidane, cobrando pênalti, mas foi apenas um aquecimento para o verdadeiro primeiro desafio do brasileiro no clube mais famoso do mundo: quatro dias depois, em 9 de janeiro de 2005, um domingo de Vicente Calderón, contra o Atlético de Madrid. E o resultado também foi perfeito.

LEIA MAIS: A vibração do Atleti de Simeone fez a diferença na terceira vitória sobre o Real em 2014/15

Há exatos dez anos, Luxemburgo treinou o Real Madrid durante um jogo inteiro pela primeira vez vencendo o rival da cidade por 3 a 0, com dois gols de Ronaldo e um de Solari. O brasileiro estava sendo contestado por ter voltado um pouco fora de forma da parada de ano novo e ter feito um treinamento particularmente terrível na véspera. Respondeu com bola na rede: primeiro completando jogada de Roberto Carlos, depois de Zidane.

Apenas um lembrete do hall de craques que Luxemburgo treinou na Espanha durante um ano e 45 partidas. Também havia Figo, Beckham, Casillas, Sergio Ramos e outros jogadores importantes da história do clube. O aproveitamento não foi ruim: 68% dos pontos. Mas perdeu jogos cruciais, como para o Lyon, na Liga dos Campeões, e para o Barcelona no Santiago Bernabéu. Aquele show do Ronaldinho Gaúcho, aplaudido de pé pelos torcedores merengues. Também pesou o clima do vestiário, que não aprovou a contratação de tantos brasileiros para o time e para a comissão técnica.

De qualquer forma, há dez anos Luxemburgo teve o gostinho de treinar um clube de primeiro escalão da Europa. Infelizmente não deu certo, e seu fracasso (junto com o de Felipão no Chelsea) pode ter fechado um pouco as portas para novos treinadores brasileiros no continente. Ainda assim, foi uma grande história.

O jogo completo daqueles 3 a 0: 

Veja os sete minutos finais de Real Madrid 2 x 1 Real Sociedad:

Você também pode se interessar por:

>>>> Valencia não quis saber de recorde e tratou de derrubar Real Madrid de virada

>>>> Benzema aproveitou a folga para saltar de paraquedas, e o Real não gostou nada disso

>>>> Que amistoso que nada! Milan carimba série de vitórias do Real Madrid

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo