La Liga

Koke só tem uma explicação para Griezmann não ser mais valorizado na Bola de Ouro

Prestes a completar 600 jogos pelo clube, Koke concedeu entrevista ao Marca, da Espanha, e deu sua opinião sobre o motivo por que Griezmann nunca ganhou uma Bola de Ouro

Antoine Griezmann já conquistou o mundo pela seleção da França e acaba de fazer história ao se tornar o segundo maior artilheiro do Atlético de Madrid em todos os tempos. São temporadas e mais temporadas como protagonista do Atleti de Diego Simeone e uma Copa do Mundo em que marcou ou deu assistência em todas as fases de mata-mata para conquistar o bicampeonato mundial pela seleção francesa, em 2018. Foi o jogador mais decisivo do título, com direito a gol na final. E mesmo assim, o atacante passa longe das primeiras colocações para ser eleito o vencedor da Bola de Ouro, conquistada pela oitava vez por Lionel Messi em 2023.

Cabe ao jogador que é a grande referência do Atlético de Madrid encontrar uma explicação para isso. Prestes a completar 600 jogos pelo clube, Koke concedeu entrevista ao Marca, da Espanha, e deu sua opinião sobre o motivo por que Griezmann nunca ganhou uma Bola de Ouro. De acordo com o meia, o francês nunca foi eleito o melhor do mundo porque atua justamente pelo Atleti.

– Eu acho que o Griezmann não está mais em cima (na lista de candidatos) porque joga no Atleti. Ele tem todo o marketing. Com a França jogou duas finais de Copa do Mundo, ganhou uma e a outra perdeu nos pênaltis. Quase ganhou uma Eurocopa, no ano passado foi o melhor jogador de La Liga e está sendo neste ano de novo. Eu não sei quem vota, mas é certo que se ele jogasse por uma outra equipe, ele teria esse reconhecimento – afirma Koke.

Koke reclama com dose de razão

O capitão do Atleti tem um bom motivo para conceder uma declaração tão ácida – e bem fundamentada, diga-se. Em 2023, Griezmann ficou na 21ª colocação na lista divulgada pela France Football, publicação francesa responsável pela premiação. Uma posição modesta após um 2022/23 em que ele empilhou 16 gols e 19 assistências em 48 jogos pelo Atleti. Na temporada atual, o francês tem comandado o Atlético de Madrid a cada partida. Já marcou 12 gols e deu uma assistência em 16 jogos.

E pode ficar pior. O atacante foi titular da França vice-campeã do mundo na Copa do Catar, em 2022. O título do mundial pesou para Lionel Messi ganhar o prêmio pela oitava vez. O vice pesou também para Mbappé aparecer na terceira colocação. Só não pesou, mesmo, para Griezmann.

Griezmann já reclamou (e também com razão)

O próprio Griezmann já questionou os critérios da Bola de Ouro após ficar na terceira colocação do prêmio em 2018. Meses depois de ele ser campeão do mundo pela França como jogador mais decisivo da conquista e de ter erguido também a taça da Liga Europa pelo Atlético de Madrid.

Na ocasião, o atacante viu Luka Modric, vice-campeão da Copa pela Croácia, levar a Bola de Ouro. Mbappé, seu companheiro de seleção francesa, ficou na segunda colocação.

– É algo histórico que te dá vontade de ter em casa. Vamos ver na próxima vez. Eu conto com os meus companheiros de clube e de seleção para estar no lugar de Luka no futuro. Eu ganhei a Europa League e a Copa do Mundo. O que mais eu preciso fazer (para ganhar), eu não sei – disparou o atacante em 2018.

Koke também fala sobre renovação com Atlético de Madrid

Na entrevista ao Marca, Koke também falou sobre a situação de sua renovação com o Atlético de Madrid. O capitão se tornou no ano passado o jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube do coração. Uma camisa que ele veste desde os seis anos de idade. Por isso, ele afirmou que não quer ser um “peso” para o Atleti e que aceitaria até mesmo reduzir o salário se necessário.

– Vocês já sabem minha ideia e minha filosofia de vida. Estou aqui desde os seis anos de idade e quero continuar. Eu sei da situação do clube e tudo por que passou. Sempre que tive de ajudar, fui o primeiro a ajudar. Veremos o que vai acontecer. Meu desejo é de seguir, sempre disse isso, mas não também não depende apenas de mim. Não quero no dia de amanhã ser um peso para o clube. Quero ser importante, quero seguir jogando e aproveitando o que estou fazendo. Continuar com a sequência de partidas que eu tenho, porque estou em um bom nível – afirmou.

Aos 31 anos, Koke só vestiu a camisa do Atlético de Madrid na carreira. Ele já está na 15ª temporada pelo clube e atuou em 12 jogos até agora. O meia está prestes a completar o jogo de número 600 pelo Atleti. Ninguem atuou tanto pela equipe na história quanto ele.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo