La Liga

Girona não pode bobear contra Alavés se quiser transformar seu conto de fadas em realidade em La Liga

Após perder a liderança de La Liga temporariamente, o Girona enfrenta o Alavés para voltar a ultrapassar o Real Madrid

Nesta segunda-feira (18), às 17h (horário de Brasília), o surpreendente Girona enfrenta o Alavés no Estádio Montivili, pela 17ª rodada de La Liga. Os Blanquivermells perderam a liderança do campeonato temporariamente após a vitória do Real Madrid contra o Villarreal neste domingo (18). Já o time basco ocupa apenas a 13ª colocação com 16 pontos, três acima da zona de rebaixamento.

Em outras temporadas, o duelo entre a equipe de Míchel e o time de Luis García Plaza poderia significar dois clubes tentando permanecer na elite do Campeonato Espanhol. Entretanto, o Girona é a grande sensação da temporada 2023/24 e já provou – inúmeras vezes – que pode desbancar os gigantes do país para levantar o título inédito da competição.

Em meio a esse cenário, os Blanquivermells não podem bobear diante do Alavés se quiserem transformar seu conto de fadas em realidade. Por outro lado, o Glorioso está batalhando para se afastar cada vez mais do Z-3 e promete fazer jogo duro contra os donos da casa. A expectativa é de um jogo interessante para fechar essa rodada de LaLiga.

Girona é o ‘bicho-papão' de LaLiga 2023/24

Se alguém dissesse que o Girona seria o ‘bicho-papão' de LaLiga nesta temporada, ninguém acreditaria. Contudo, essa é a realidade, já que o time de Míchel perdeu apenas um jogo até aqui no campeonato. De quebra, tem o melhor ataque com 38 gols, superando os Merengues, o Barcelona e o Atlético de Madrid. Sem jogadores do mesmo nível que os badalados, uma coisa ajuda a explicar o sucesso dos Blanquivermells: o técnico.

Míchel assumiu em julho de 2021 na segunda divisão da Liga Espanhola e, desde então, tem comandado um esquema único no Girona para surpreender seus adversários. Não à toa, venceu o poderoso Barcelona com um estrondoso 4 x 2 no placar. Só que o clima não é de oba-oba antes de encarar o Alavés, que pode atrapalhar os planos dos Blanquivermells.

Borja García, Toni Villa, Yangel Herrera, Artero, Jastin e Joel Roca são baixas certas para a partida contra o Glorioso por conta de lesão. Stuani também não poderá entrar em campo devido a uma suspensão. Por fim, Tsygankov segue como dúvida até a bola rolar devido a um desconforto na perna. Míchel e companhia querem manter o alto nível para somar mais três pontos em LaLiga.

Resta ao Alavés tentar surpreender – e ajudar o Real Madrid de tabela

O Alavés sabe seu lugar diante do atual Girona, tanto que o próprio treinador admitiu que os rivais estão no mesmo nível que os principais times da Espanha em entrevista coletiva. Luis García Plaza reconheceu os méritos do adversário ao relemebrar a recente passagem pela LaLiga 2 que agora se transformou numa potência do país – muito graças à gestão do Grupo City:

“Estou muito feliz pelo Girona porque há pouco tempo eles estavam na Segunda Divisão e subiram sem trocar de treinador. Estou feliz que no futebol espanhol exista outro time que concorra com os de cima”.

Precisando de um resultado positivo para se manter numa zona confortável (longe do rebaixamento), o Glorioso terá que surpreender os Blanquivermells. Para isso, contará com a torcida do Real Madrid, já que Carlo Ancelotti estará de olho torcendo para um tropeço do Girona na briga pelo título do Campeonato Espanhol.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo