Nem mesmo vitória sobre o Barcelona tira cautela do Girona sobre título da La Liga: ‘Sonho grande demais para nós’
Diretor esportivo do Girona admite excelente momento da equipe, mas pede pés no chão e adota discurso modesto
O Girona segue fazendo história na atual temporada e impactando o mundo do futebol. O último feito do time foi vencer o poderoso Barcelona fora de casa, por 4 a 2, e consolidar a liderança de LaLiga. Sensação da Europa, a equipe do técnico Míchel mostra em campo, rodada a rodada, que é forte candidata ao título espanhol. Apesar disso, o clube opta por manter os pés no chão e adota discurso humilde e modesto.
Em entrevista à “Rádio Marca”, o diretor esportivo do Girona, Quique Cárcel, admitiu que a campanha histórica do time empolga e desperta sonhos no imaginário do torcedor. No entanto, tratou de frear tal euforia, minimizando as chances de título da equipe, que jamais conquistou um troféu relevante na Espanha. O dirigente ainda fugiu de possíveis comparações com o Leicester, que chocou o futebol inglês ao desbancar gigantes e faturar a Premier League em 2016.
– Pensamos nisso (comparação com o Leicester), mas imediatamente tiramos isso da cabeça porque ainda falta muito. Não fomos feitos para isso, mas é inevitável que, quando vemos a equipe recuperar como recuperou vários resultados este ano e, sobretudo, quando os vimos terminar o jogo de ontem (domingo) diante do Barça, pela forma como fizeram, é normal que alguém pense que podemos ganhar a Liga -, disse Quique Cárcel antes de concluir:
– Mas, insisto, aqui ainda achamos que isso é um sonho grande demais para nós.
A gigante campanha do Girona em números
Modesto clube da Catalunha, o Girona disputa a primeira divisão espanhola apenas pela quarta vez em sua história quase centenária. A melhor campanha do time em LaLiga até então havia sido um 10º lugar, alcançado na temporada passada e também na estreia na elite, em 2017/18. Comprado pelo Grupo City em 2017, o Girona acabou rebaixado na temporada 2018/19, retornando no último ano.
Todos os fatos citados acima tornam a campanha do Girona na atual campanha de LaLiga ainda mais surpreendente e histórica. O time se tornou líder do campeonato na sexta rodada e a partir de então começou a incomodar os gigantes. Ao fim da 16ª, a equipe da Catalunha está de volta à ponta, com 41 pontos, dois a mais que o Real Madrid, segundo colocado, e sete em relação ao Barcelona, quarto lugar do certame.
Em 16 jogos, o Girona venceu 13, empatou dois e perdeu apenas um – para o Real Madrid, em casa (Estádio Montilivi), por 3 a 0. São incríveis 38 gols marcados, número que o coloca como o melhor ataque do torneio, e 20 sofridos. Se por um lado Quique Cárcel se recusa a falar em título, em contrapartida o diretor crê que uma vaga na Champions League se tornou um objetivo palpável.
– É claro que as coisas mudaram. E mudaram porque é um momento difícil de gerir ou, pelo menos, que sai do nosso discurso inicial. Começamos com um discurso cauteloso, sensato, humilde, coerente com a nossa proposta, mas agora isso começa a mudar. E por que não sonhar? É óbvio e não devemos esconder que ouvir o hino da Liga dos Campeões em Montilivi é mais que um sonho, é um sonho incrível -, afirmou o dirigente.
Girona tem destaques brasileiros no elenco
Muitos são os personagens de destaque do Girona na histórica campanha que o time vem fazendo em LaLiga. Um deles é Savinho. O atacante brasileiro em pouco tempo virou xodó da torcida, em virtude sobretudo de sua velocidade, objetividade e irreverência dentro de campo. Revelado pelo Atlético-MG, o jovem de 19 anos pertence ao Troyes, da França, e está emprestado ao clube espanhol desde julho de 2023. Em 18 jogos na atual temporada, já marcou cinco gols e distribuiu cinco assistências.
Outro brazuca do elenco do Girona é Yan Couto, que também vem se destacando em gramados espanhóis. Cria do Coritiba, o lateral-direito assinou contrato com o Manchester City no início de 2020. Sem espaço nos Citizens, Yan teve que aceitar o que não queria quando fechou com o clube inglês: ser emprestado para times menores. No primeiro ano, ele jogou no Girona (2020-21). Marcou dois gols e deu cinco assistências em 29 partidas. Na temporada seguinte, novamente fora dos planos de Guardiola, o lateral defendeu o Braga. Pela equipe portuguesa, ele concedeu quatro assistências e balançou as redes uma vez em 42 jogos.
Após uma temporada no Braga, Yan Couto retornou ao Girona em 2022. Lateral com mais participações em gols na atual edição de LaLiga (um gol e cinco assistências), o brasileiro é uma das gratas surpresas do time catalão em 2023/24. Graças as boas atuações, recebeu recentemente sua primeira convocação para seleção.
Próximos jogos do Girona
O Girona tem mais dois compromissos em 2023. Na próxima segunda-feira (18), recebe o Alavés, no Estádio Montilivi, e no dia 21 (quinta-feira) visita o Real Betis, no Benito Villamarín. No ano que vem, a equipe já começa com pedreira pela frente. Encara o Atlético de Madrid, na Catalunha, em partida que encerrará o primeiro turno.
- Girona x Alavés – LaLiga – 18/12
- Real Betis x Girona – LaLiga – 21/12
- Girona x Atlético de Madrid – 03/01