La Liga

Barcelona fez proposta formal por Agüero, segundo TyC Sports, e pode ajudar a convencer Messi a ficar

O Barcelona fez uma proposta formal para contratar Sergio Agüero, segundo a TyC Sports, da Argentina. O atacante do Manchester City tem contrato com o Manchester City até o dia 30 de junho e pode assinar um novo acordo com outro clube, que passaria a valer a partir de julho. Seria um reforço para o setor que tem hoje Martin Braithwaite como camisa 9, além de outros nomes que não são exatamente centroavantes, como Antoine Griezmann e Ousmane Dembélé.

O novo presidente do Barcelona, Joan Laporta, acredita que Agüero mata dois coelhos com uma cajadada só: reforça o ataque do time e ainda se torna um motivo a mais para que Messi permaneça no clube catalão. Agüero é muito amigo de Messi. Os dois são da mesma geração e compartilharam o vestiário da seleção argentina desde as categorias de base. É um dos jogadores com quem Messi tem mais proximidade na seleção argentina. Ajudaria a compensar a turbulenta saída de Luis Suárez, que disse ter se sentido chutado do clube. A saída do uruguaio deixou Messi muito insatisfeito, algo que ele tornou público.

A insatisfação de Messi com a antiga diretoria do Barça era um dos motivos que o levava a querer deixar o clube, a ponto de apresentar uma carta oficial pedindo a rescisão de contrato que acreditava ter direito. Virou uma queda de braço entre o clube e o jogador, vencida pelo primeiro. Messi ficou, mas longe de estar satisfeito. Em entrevista, disse que não queria entrar na justiça contra o clube que amava.

Laporta sondou Agüero enquanto ainda era candidato a presidente do Barça. Com a vitória nas urnas, formalizou a proposta pelo atacante. O dirigente quer convencer Agüero, de 32 anos, a ir para o clube, mas para isso ele provavelmente teria que aceitar uma redução salarial. Como uma das estrelas do City, seu salário é alto e o Barcelona vive uma crise financeira, em parte pela enorme folha salarial.

Ir para a Espanha não seria novidade para Agüero, que defendeu o Atlético de Madrid de 2006 a 2011. Ele já disse também que, claro, gostaria de jogar de Messi. “Quem não gostaria de jogar com Leo?”, disse o atacante do City em entrevista há três semanas a Ibai Llanos, no Twitch.

Em 2018, chegou a se especular que Messi poderia deixar o Barcelona e um dos destinos seria jogar com Agüero no Manchester City. Na época, Messi comentou o assunto. “Se acontecerá, será eles o trazendo para cá”, respondeu, dizendo que o companheiro é que viria para Barcelona. Na época, porém, a crise com o clube catalão ainda não existia.

Além do Barcelona, Agüero recebeu sondagens de clubes da MLS, como o Inter Miami. Nenhuma proposta oficial foi feita, exceto a do Barcelona. Com a proposta nas mãos, Agüero pode conversar com Messi e a permanência de um pode ajudar a chegada de outro. Apesar de ser o maior artilheiro da história do Manchester City, o técnico Pep Guardiola deixou o futuro de Agüero em aberto, especialmente pelas lesões que o jogador teve nesta temporada. Veremos cenas dos próximos capítulos.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo