La Liga

Atlético de Madrid quer se colocar na briga pelo título de La Liga, mas vai precisar estragar a festa do Athletic Bilbao

O Atlético de Madrid tem um duelo importantíssimo contra o Athletic Bilbao, que está a apenas cinco pontos de distância em La Liga

Neste sábado (16), às 12h15 (horário de Brasília), Atlético de Madrid e Athletic Bilbao medem forças no Estádio San Mamés, pela 17ª rodada de La Liga. Os Colchoneros estão na 3ª posição do campeonato com 34 pontos, sete a menos que o líder Girona, porém, com um jogo a menos. Já os Leones ocupam a 5ª colocação da tabela com 29 pontos, e querem se aproximar da zona de classificação à próxima Champions League.

Com apenas duas derrotas nos últimos 10 jogos da temporada – sendo uma delas para o Barcelona, rival na briga pelo título -, a equipe de Diego Simeone está embalada pela classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões como 1º lugar do Grupo E, superando Lazio, Feyenoord e Celtic, respectivamente. Além disso, está na briga pela Supercopa da Espanha e pela Copa del Rey.

O time de Ernesto Valverde não disputa nenhuma competição a nível continental desde 2017/18, quando jogou a Europa League, mas teve apenas um tropeço no mesmo período que o rival – também para o Barça -, e está embalado pelas últimas 10 partidas, quando conquistou seis vitórias e três empates. Além disso, também está na terceira fase da Copa do Rei.

Próximos na classificação da Liga Espanhola, Athletic Bilbao x Atlético de Madrid precisam de uma vitória pensando nos próximos passos da temporada. Enquanto os Leones estão finalizando um período de celebração e querem premiar seus torcedores em casa, os Colchoneros terão que jogar água no chopp do adversário, pensando na disputa com Girona e Real Madrid.

Atlético de Madrid é pedra no sapato como visitante em LaLiga

O Atlético de Madrid provou ser um adversário duro de ser batido mesmo quando joga fora de casa. Com a 7ª melhor campanha como visitante em La Liga (10 pontos em sete partidas), os Colchoneros chamam a atenção por serem a equipe que menos sofre gols longe de seus domínios – apenas seis até aqui. E a tendência é que isso continue diante do Athletic Bilbao.

Com exceção de Barrios e Lemar, lesionados que só devem voltar a jogar em 2024, Simeone levou o que tem de melhor à disposição para a viagem. Ou seja, a expectativa é de força máxima diante dos Leones. E o principal nome do Atlético de Madrid não poderia ser outro: Antoine Griezmann, que já marcou 14 gols e distribuiu duas assistências em 24 jogos pela equipe.

Aliás, o atacante francês tem o Athletic Bilbao como uma de suas vítimas ao longo do tempo. Na última edição do Campeonato Espanhol, por exemplo, Griezmann marcou os dois gols das vitórias por 1 x 0 sobre os Leones. Por conta disso, Valverde deve preparar uma marcação especial em cima do camisa 7 dos Colchoneros, que também podem dar trabalho com outros craques.

Athletic Bilbao não quer estragar a festa de sua torcida

Fundado em 1898, o Athletic Bilbao não quer estragar a festa de sua torcida jogando em San Mamés. Na reta final da comemoração de seu aniversário, os Leones terão que lidar com desfalques de peso diante do Atlético de Madrid: Galarreta, com lesão no sóleo; De Marcos, que torceu o tornozelo esquerdo; e o capitão Muniain, que está gripado.

Mesmo assim, Valverde tem motivos de sobra para confiar em uma vitória do Athletic Bilbao contra os Colchoneros. Enquanto o rival tem uma defesa sólida como visitante, os Leones se orgulham de sua capacidade ofensiva mortal, já que têm o melhor ataque de La Liga como mandantes, com 22 gols em oito partidas. Mais do que isso, perderam apenas um jogo em casa neste campeonato.

Repertório favorável para acompanhar o clima de celebração do Athletic Bilbao. Em entrevista, Adu Ares, atacante dos Leones, reforçou que o elenco está unido visando três pontos diante do Atlético de Madrid: “É um rival muito duro, mas nos sentimos muito fortes em casa, esperamos levar alegria ao público neste dia importante. Gostaríamos de oferecer esta vitória aos torcedores”.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo