Espanha

Jogada de empresário pode levar herói português na Euro ao Real Madrid

Clube merengue já admite saída de Lunin e procura um reserva para Courtois no mercado

Definir o substituto de Thibaut Courtois: essa é uma das prioridades do Real Madrid na janela de transferências. Andriy Lunin, peça importante na campanha do título da Champions League 2023/24, não deve permanecer. Por isso, o clube merengue já se movimenta nos bastidores e avalia o mercado de goleiros.

De acordo com o jornal AS, o nome de Diogo Costa foi associado ao Real Madrid. A eventual saída de Lunin, que entra no último ano de contrato e, como citado, ainda não tem acordo para renovar, pode levar a diretoria madridista a investir no titular da seleção portuguesa e do Porto.

Tanto Lunin como Diogo Costa são representados por Jorge Mendes. O empresário se reunirá nesta semana com a alta cúpula do Real Madrid para discutir o futuro do arqueiro ucraniano, cujo rendimento na Eurocopa 2024 ficou abaixo das expectativas.

Ainda segundo a publicação do periódico espanhol, o empresário irá sugerir o nome de Diogo Costa ao Real Madrid, que vê com bons olhos a adição do lusitano ao elenco comandado por Carlo Ancelotti.

Diogo Costa em ação pela seleção portuguesa na Euro 2024
Diogo Costa em ação pela seleção portuguesa na Euro 2024 (Foto: Icon Sport)

Desempenho na Euro é um dos trunfos de Jorge Mendes

A performance de Diogo Costa na Euro 2024 serve como trunfo para Jorge Mendes nas negociações. Mais do que a regularidade e segurança demonstradas ao longo da temporada com o Porto, o goleiro de 24 provou seu valor a nível internacional.

A principal atuação de Diogo Costa no torneio na Alemanha foi diante da Eslovênia, quando impediu gol de Šeško no segundo tempo da prorrogação, defendeu três cobranças de pênalti e classificou Portugal.

Qualidade, jovialidade e teto para crescimento. Diogo Costa tem as características que o Real Madrid procura. Ciente disso, Jorge Mendes tentará convencer os diretores madridistas de que seu cliente é o nome certo para ‘fazer sombra' a Courtois e assumir a titularidade do gol merengue no futuro.

Diogo Costa defende pênalti em Portugal x Eslovênia
Diogo Costa brilhou na disputa de pênaltis entre Portugal x Eslovênia (Foto: Icon Sport)

Multa de Diogo Costa é um problema?

Diogo Costa possui uma cláusula de rescisão avaliada em 75 milhões de euros — cerca de R$ 444 milhões na cotação atual. Ou seja, quem quiser tirá-lo do Porto sem negociar com o clube, terá que pagar tal montante.

Em tese, o Porto só venderá por esse preço. No entanto, a diretoria dos Dragões não será insensível ao projeto de carreira de Diogo Costa e a um eventual desejo do goleiro de representar um clube com a grandeza do Real Madrid.

Isso significa que o time portista poderá ser flexível nas tratativas, mas não muito. Em entrevista concedida à imprensa portuguesa nesta segunda-feira (8), Jorge Costa, diretor de futebol do Porto, elogiou a participação de Diogo Costa e Francisco Conceição na Euro e não garantiu a permanência de ambos.

— Há a parte do clube e a parte pessoal, como português e ex-seleção. Tivemos uma boa prestação, não foi belíssima, mas fomos dignos. No que diz respeito aos jogadores do Porto (Diogo Costa e Francisco Conceição), são patamares diferentes. Mas estou satisfeito com tudo aquilo que foi feito.

— Garantir a permanência? Não posso garantir nada. São ativos do clube, de quem nós apreciamos muito. E gostaríamos de contar com eles. 

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo