Treinador revela planos do Barcelona para Vitor Roque após empréstimo ao Betis
Hansi Flick revelou que conversou com Vitor Roque antes do Barcelona acertar seu empréstimo ao Betis até o fim da temporada
Após semanas de incerteza, Vitor Roque finalmente já sabe onde vai jogar em 2024/25. O Barcelona emprestou o atacante ao Betis até o final da temporada. Entretanto, Hansi Flick garante que não descartou o brasileiro no Barça.
Em coletiva nesta segunda-feira (26), o técnico do Barcelona revelou que teve uma conversa com Vitor Roque antes de cedê-lo aos Verdiblancos. Mais do que isso, o alemão reforçou que torce pelo sucesso do centroavante de 19 anos depois de um início conturbado no futebol europeu.
Contratado junto ao Athletico-PR por 30 milhões de euros (cerca de R$ 183,8 milhões na cotação atual), a joia brasileira não teve sequência nos Blaugranas no último semestre sob o comando de Xavi Hernández.
Vitor Roque pelo Barcelona
- Jogos: 16
- Gols: 2
- Assistências: 0
- Minutos em campo: 353 – média de 22 por partida
Para piorar, Vitor Roque não foi inscrito pelo Barcelona para 2024/25 devido às restrições impostas pelo fair play financeiro de La Liga. Apesar disso tudo, Flick ainda tem planos para o atacante — e seu empréstimo ao Betis pode ajudar:
— Não podemos dizer que eu não conto com ele (Vitor Roque). Seria totalmente errado. É uma situação difícil. O que posso falar é do que falei com ele. Veio em uma situação que não foi fácil. Veio do Brasil… É uma boa opção para ele, poderá jogar, poderá melhorar — afirmou o treinador.
Vale lembrar que o brasileiro foi utilizado pelo treinador durante a pré-temporada do Barcelona nos amistosos contra Manchester City e Real Madrid, realizados nos Estados Unidos. Agora, Vitor Roque espera provar ao Barcelona que merece mais chances na Catalunha.
As condições do empréstimo de Vitor Roque
Segundo o jornal Marca, Vitor Roque tem a opção de estender seu empréstimo ao Betis por mais uma temporada caso ele atinja um número mínimo de partidas em 2024/25.
Em 2026, os Verdiblancos terão a possibilidade de contratar o jovem centroavante em definitivo por 25 milhões de euros (em torno de R$ 153,3 milhões). Esse valor garantiria ao Betis 80% dos direitos econômicos do brasileiro, enquanto os outros 20% ficariam com o Barcelona.
Nesse cenário, os Culés ainda teriam uma opção de recompra, com o Betis ficando com uma porcentagem de Vitor Roque em caso de futura venda. Contudo, o alemão analisa ansiosamente como o atacante irá render nesta temporada.
No breve período que trabalhou com o brasileiro, Hansi Flick se impressionou com as capacidades dele. O treinador do Barcelona argumenta que o empréstimo aos Verdiblancos será fundamental para o desenvolvimento de Vitor Roque:
— Vi muitas coisas boas nele. É um grande garoto. Os dedos estão cruzados e esperamos que melhore, que tenha um bom desempenho. Isso (empréstimo) é para o jogador. Não se trata de dizer que conto ou não conto com ele, porque quando você vê nossa situação (elenco curto), ter mais um jogador no ataque não seria algo ruim.
Para o comando de ataque, o Barça tem somente Robert Lewandowski — que já tem 36 anos. O centroavante brasileiro, por sua vez, assinou contrato com o Barcelona até junho de 2031 e é visto como o futuro dono da camisa 9.