Entenda como Ancelotti recuperou a confiança de Güler após lesões
Desde que chegou ao clube, em julho de 2023, o meia sofreu uma série de lesões e chegou a ficar deprimido
A trajetória de Arda Güler não tem sido das mais fáceis no Real Madrid em seus primeiros cinco meses na Espanha. Desde que chegou ao clube, em julho do ano passado, o meia de 18 anos sofreu com uma série de lesões e sequer havia estreado até 2024. Por conta disso, Güler passou por um momento de incertezas e chegou a ficar deprimido, segundo o treinador Carlo Ancelotti. Agora, é o técnico italiano que tem ajudado o jovem turco a recuperar a confiança.
– Ancelotti confia em mim, por isso me convocou e me deu a oportunidade de fazer minha estreia. Ele sempre fala comigo e me dá uma sensação de confiança porque estou lesionado há cinco meses – explicou o meia a uma emissora de seu país natal, logo após a semifinal da Supercopa da Espanha.
O papel fundamental de Ancelotti na recuperação de Güler também está atrelado ao seu período como jogador. O italiano entende como lesões graves são frustrantes para um atleta jovem. Ele passou por operações graves no joelho aos 22 anos. Assim, ele usa sua experiência no trabalho psicológico de resgatar a confiança do meio-campista.
A luz no túnel de lesões de Güler
Arda Güler sofreu três lesões desde que foi contratado pelo Real Madrid. Até dezembro, ele sequer tinha conseguido estrear pelo clube merengue. A o problema mais recente foi no músculo do quadríceps, em novembro.
– Não parecia nada, mas continua a incomodá-lo nos dias de hoje. Não é uma coisa grave. O jogador está deprimido porque é jovem, quer jogar e contribuir. É um passo atrás, mas temos tudo para recuperar melhor – disse o técnico na semana passada – contou o treinador em coletiva.
Naquele mês, Ancelotti confirmou o trabalho mental que fazia com o jogador de 18 anos, então deprimido, condição que o deixava ainda mais suscetível a lesões.
– Há um ambiente muito familiar na equipe. É perfeito, temos um plantel perfeito. Jogamos sempre para vencer e espero vencer esta Supercopa, também para deixar todos as pessoas da Turquia que me apoiam felizes – afirmou o atleta.
Depois disso, Güler passou mais um mês em recuperação, e o apoio mental foi o ponto da virada de chave. Aliás, neste contexto, a manifestação de apoio de Toni Kroos, antes de viajar para a Arábia Saudita, foi um sopro de ar fresco para o caçula do Real.
Ancelotti contará com Güler na final
Neste domingo (14), o Real encara o Barcelona no Al-Awwal Stadium, na Arábia Saudita, pela final da Supercopa da Espanha. Güler é presença confirmada entre os relacionados de Carlo Ancelotti. Porém, apenas no banco.
A lista dos onze titulares deve ter: Courtois, Carvajal, Éder Militão, Rudiger, Nacho Fernández; Modric, Kroos, Valverde; Asensio, Benzema e Vinícius Júnior.
Retorno de lesionados deve ser dor de cabeça a menos para o Real
Líder La Liga, o Real Madrid está empatado em pontuação com o vice-líder Girona, que soma os mesmos 48 pontos. Depois de uma série de rodadas atrás dos gironistas, os merengues têm retornos importantes do departamento médico, incluindo o meio-campista turco. Esse é um fôlego fundamental para ajudar o time a manter a arrancada no Campeonato Espanhol.
Por conta do calendário cheio, as contusões eram dor de cabeça para o treinador, principalmente com pelo menos dois jogos por semana.