Copa do Rei

Atlético de Madrid perde fôlego na hora H da temporada e queda na Copa do Rei não surpreende

Precisando reverter o 1 a 0 da ida, Atlético de Madrid perde por 3 a 0 e está eliminado da Copa do Rei

Aquele “novo” Atlético de Madrid, mais ofensivo e ótimo de se assistir no início da temporada, não é mais visto em campo. A equipe ainda é para frente, não abre mão de atacar, mas não cria tantas chances, é muito vulnerável na defesa e perdeu aquela consistência defensiva que marca o longo trabalho de Diego Simeone. Nesta quinta-feira (29), pela volta da semifinal da Copa do Rei, os Colchoneros mostraram, novamente, sentir a questão física, jogaram mal e, mesmo precisando reverter a vantagem de um gol do Athletic Bilbao, perderam por 3 a 0 no Estádio San Mames – será esse o mesmo roteiro da volta Champions League?

No jogo de hoje, Simeone colocou uma estrutura mais ofensiva, porque o brasileiro Samuel Lino, ao invés de ala, entrou em uma linha à frente e a formação era 4-4-2 ao invés do 5-3-2 característico da temporada. Até deu certo no início, o time de Madri pressionou e impediu o rival de atacar, mas isso não durou muito.

Aos 12 do primeiro tempo, um cruzamento de Nico Williams para o irmão, Iñaki, terminou em um golaço do jogador da Seleção Ganesa. Depois, com 41 no relógio, inverteu o cenário: o mais velho devolveu o presente para o jovem de 21 anos marcar. Enquanto isso, o Atlético perdia o controle do jogo e mostrava muita vulnerabilidade aos contra-ataques. Melhorou em certo momento, especialmente após a meia hora de jogo, só que depois tomou o segundo.

No começo da etapa final, mais vulnerabilidade defensiva do Atleti: com menos de cinco minutos, Nico deixou Sancet quase sem goleiro para marcar em contra-ataque, mas o meia mandou por cima do gol. O terceiro estava guardado para o centroavante Gorka Guruzeta, com 15′, quando a zaga permitiu duas finalizações dentro da área, Jan Oblak pouco pôde fazer.

O Atlético, que começou a temporada muito bem e até hoje é o único time a vencer o Real Madrid em 2023/24, começou sua derrocada a partir de dezembro, justamente em uma derrota para o próprio Bilbao, no dia 16, por La Liga. Desde lá, perdeu outras seis vezes (contando hoje) e chegou até a empatar com o lanterna do campeonato, o Almería.

Queda na Copa do Rei é ‘spoiler' da Champions para o Atlético de Madrid?

Antoine Griezmann ainda é dúvida para oitavas de final da Champions League (Foto: Icon Sport)

A eliminação na Copa do Rei não é uma surpresa e, infelizmente para os Colchoneros, deve se repetir na Champions. Ainda sem saber se contará com Antoine Griezmann, o melhor jogador do time na temporada, o Atleti enfrenta a Internazionale, hoje, quem tem o desempenho mais espetacular no futebol europeu e ainda tem vantagem de um gol pela vitória mínima no San Siro. Inclusive, a ida foi outra mostra do quanto o Atlético de Madrid piorou na temporada ao não finalizar uma vez contra a meta de Yann Sommer.

A volta das oitavas de final da competição europeia acontece em 13 de março, e o trunfo para clube espanhol é o Estádio Metropolitano, onde, até perder a ida da Copa do Rei, ostentava uma invencibilidade de 28 jogos. Nesta temporada, em casa, os Colchoneros venceram 16 e empataram uma – além do revés para o Bilbao. No entanto, o retrospecto não entra em campo e, pelo que a Inter joga atualmente, o jogo deve ter um cenário bem parecido com o de hoje: italianos se defendendo muito bem e encontrando espaços no contra-ataque – igual ao que fez o Athletic.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo