Por que Barcelona deseja renovação de goleiro que sequer estreou pelo clube?
Sem Ter Stegen, que segue se recuperando de lesão, clube catalão já pensa na situação de seus goleiros para 2025
Wojciech Szczesny deixou a aposentadoria para assinar com o Barcelona após a grave lesão de Ter Stegen. Mais de um mês se passou e o goleiro sequer estreou pelo clube, que é líder isolado de La Liga e vive ótimo momento sob comando do alemão Hansi Flick.
Ainda assim, o Barcelona parece muito satisfeito com o goleiro e já pensa até numa eventual renovação, conforme apuração do Mundo Deportivo. Segundo o veículo catalão, os dirigentes do clube tratam a ‘gestão de goleiros' como um dos temas mais importantes para a próxima temporada.
Embora a cúpula do clube acredite que as chances de que Ter Stegen volte totalmente recuperado e atuando em alto nível sejam altas, há que se considerar que existe uma possibilidade de o alemão sofrer um pouco na sua adaptação no retorno aos gramados.
Além disso, a situação de Iñaki Peña, atual titular da meta catalã, está indefinida. O goleiro vem tendo ótimo desempenho no Barcelona de Flick e possui um contrato que acaba apenas em 2026. Ainda assim, o clube estuda uma proposta de renovação para os próximos meses.
A questão é se o próprio Peña, diante das suas boas exibições, não acredita que seja o momento de dar um salto e buscar uma equipe em que possa jogar com regularidade ao invés de voltar a ser ‘sombra' de ter Stegen. Nesse cenário, a renovação de Szczesny seria muito útil ao clube.
Barcelona vê méritos em Szczesny, que sequer atuou pelo clube
O polonês sabia que chegaria inicialmente para ser reserva de Peña e que sua estadia no banco de reservas poderia ser prolongada caso o espanhol tivesse bom desempenho, o que vem acontecendo.
A questão é que, segundo o Mundo Deportivo, os dirigentes do Barcelona veem no polonês uma “atitude exemplar” dentro do vestiário. A presença de Szczesny estaria contribuindo para dar equilíbrio e também competitividade ao elenco, que tem carinho pelo goleiro.
Nesta semana, em entrevista ao próprio Mundo Deportivo, Deco, diretor esportivo do clube, foi só elogios a postura do polonês ex-Juventus e Arsenal.
“Estamos contentes com o que ele [Szczesny] está fazendo. A decisão de jogar ou não sempre será do treinador, mas acredito que a competitividade no elenco é importante. O que queremos com Szczesny é que estejam Inãki Penã e ele batalhando para jogar, que trabalhem e se respeitem mutuamente”, explicou o ex-jogador.
Para defender Vitor Roque, Deco diz que Barcelona devia seguir exemplo do Real Madrid
Diante desse cenário, é possível que o Barcelona ofereça uma extensão de vínculo ao polonês por mais uma temporada, já que Deco e Flick acreditam que seja positivo que haja três goleiros no elenco (isso considerando a permanência de Peña). É preciso aguardar também a posição de Szczesny, que deixou sua aposentadoria e teria que aceitar seguir mais um ano na sua atual condição de reserva.
Com Iñaki Peña na meta, o Barcelona vive ótima fase na temporada. O time de Hansi Flick lidera La Liga com 33 pontos, seis a mais que o arquirrival Real Madrid. Na Champions League, a equipe catalã tem três vitórias e uma derrota em quatro partidas disputadas.