Espanha

Joia da base e zagueiro titular: quem são os jogadores com mais chances de sair do Barcelona

Ansu Fati e Ronald Araújo podem sair do clube catalão na próxima temporada por razões distintas, diz portal

Desde a pandemia da covid-19, o Barcelona não sabe mais o que é a paz financeira. Impactado pela queda no turismo e pelos longos contratos que cedeu para jogadores de grandes salários, o clube sofre toda temporada para se adequar ao rígido fair play financeiro de La Liga.

Como precisa equilibrar o que gasta com o que lucra, tem dificuldades em inscrever novas contratações ou até atletas que já estão no elenco, caso de Vitor Roque, que chegou em janeiro preenchendo a vaga do então lesionado Gavi.

Uma solução para isso é a venda de atletas. Até por isso, dois nomes despontam como os “com mais possibilidades” de sair dos Culés, segundo o portal espanhol Fichajes.net.

Por diferentes motivos, Fati e Ronald Araújo poderiam sair do Barcelona

Ansu Fati e Ronald Araújo em treino pelo Barcelona
Ansu Fati e Ronald Araújo durante treino pelo Barcelona (Foto: Icon Sport)

No planejamento para a próxima temporada, agora sob comando do técnico alemão Hansi Flick, e a direção do Barcelona viu em Ansu Fati e Ronald Araújo as duas dúvidas – por razões distintas.

Sobre o defensor uruguaio, nesse momento disputando a Copa América 2024, a questão tem a ver com o contrato.

O vínculo do camisa 4 dos catalães vai até o meio de 2026 e as negociações por uma renovação estagnaram, causando preocupação nos dirigentes.

Ainda segundo a informação do site, mesmo Araújo sendo titular e essencial para o clube nos últimos anos, seja como zagueiro ou lateral-direito, o Barça estaria disposto a considerar proposta por ele, caso o acordo por renovação não aconteça.

Isso evitaria uma saída de graça no futuro. Se permanecer neste cenário atual, Ronald Araújo poderia assinar um pré-contrato em janeiro de 2026 para sair sem custos meses depois.

Araújo nas últimas três temporada pelo Barcelona:

  • 2021/22: 43 jogos (36 como titular) e 4 gols
  • 2022/23: 31 jogos (30), 1 gol e 1 assistência*
  • 2023/24: 37 jogos (33), 1 gol e 2 assistências

*sofreu três lesões e foi desfalque por mais de 100 dias

Já Fati acaba de voltar de um empréstimo de pouco sucesso no Brighton. Na Inglaterra, fez 30 partidas, mas apenas nove iniciando como titular.

A questão física voltou a ser um problema quando ficou fora por 69 dias – e 14 jogos – por uma lesão na panturrilha.

A cria de La Masia foi tratado como uma das grandes revelações do Barcelona nos últimos anos. Chegou a suceder Lionel Messi com a camisa 10, mas, pelas lesões, sofreu muito.

Desde que estreou no profissional do clube, em 2019, sofreu com 10 problemas diferentes. No mais grave deles, passou 305 dias como desfalque, quando sofreu uma ruptura no menisco logo no segundo ano no time principal.

Por tudo isso, vive com incerteza sobre seu futuro no Camp Nou, e o Barcelona estaria considerando uma saída.

Um dos interessados no atleta seria o Sevilla, clube que passou brevemente quando tinha 10 anos, além do Valencia. Ambos os times espanhóis possuem boa relação com a direção catalã, o que pode ajudar no negócio.

São desafios e decisões que precisarão ser tomadas com cautela pelo presidente Joan Laporta e o diretor-esportivo Deco, em um elenco já enfraquecido e desequilibrado.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo