Noruega 3 x 2 Senegal: Haaland segue ritmo de Mbappé e Messi, e Vikings miram França em ‘decisão’
Camisa 9 mantém faro artilheiro, conduz classificação e alimenta expectativa por duelo contra os franceses
A Noruega continua sendo uma das seleções mais interessantes desta Copa do Mundo. Neste domingo (21), os Vikings derrotaram Senegal por 3 a 2, no MetLife Stadium, em Nova York, pela segunda rodada do Grupo I, chegaram aos seis pontos e garantiram classificação antecipada aos 16 avos de final.
O resultado reforça a impressão deixada na estreia: a equipe comandada por Stale Solbakken tem qualidade coletiva, intensidade e um dos atacantes mais decisivos do planeta. Erling Haaland voltou a balançar as redes duas vezes e liderou mais uma atuação convincente dos noruegueses.
A vitória também prepara o terreno para um dos confrontos mais aguardados da fase de grupos. França e Noruega chegam à rodada final já classificadas e vão disputar diretamente a liderança da chave. Os franceses aparecem na ponta pelos critérios de desempate, com saldo de cinco gols, contra quatro dos escandinavos.
Norway go through to the knockouts! 👏#FIFAWorldCup
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) June 23, 2026
Noruega x Senegal: como foi o jogo?
Apesar de Senegal controlar as ações, tendo mais a bola e ameaçando a área norueguesa, o melhor jogador do primeiro tempo foi Édouard Mendy, que fez duas excelentes defesas, uma em cabeçada de Kristoffer Ajer e outra em chute de Martin Odegaard após pivô de Erling Haaland. Porém, o goleiro senegalês não foi páreo para um chute forte de Marcus Holmgren Pedersen depois de falha de Kalidou Koulibaly já no fim da etapa inicial.
No segundo tempo, os Vikings repetiram a dose: aproveitaram novo vacilo dos Leões de Teranga e aumentaram a contagem. Em contra-ataque veloz, Odegaard carregou a bola pelo meio-campo e acionou Haaland na frente, em infiltração na zaga senegalesa. O camisa 9 bateu forte de primeira e superou Mendy.
Parecia ser o punhal norueguês e a confirmação de uma vitória tranquila, mas não foi bem o que aconteceu. Senegal reagiu logo na sequência, com gol de Ismaïla Sarr após boa troca de passes e linda assistência de Sadio Mané. Era um sopro de esperança para os africanos. Sopro esse, que Haaland tratou de espantar.
Vivendo noite inspirada, o artilheiro usou sua especialidade para anotar o terceiro da Noruega na partida. Na hora certa e lugar certo, Haaland completou cruzamento rasante de Patrick Berg e praticamente matou o jogo. Sarr ainda descontou nos acréscimos, contudo, já era tarde demais.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2Fhaaland-noruega-x-franca-scaled.jpg)
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Noruega x Senegal: Haaland entra de vez na corrida com Messi e Mbappé
A disputa pela artilharia desta Copa do Mundo ganhou mais um protagonista — embora isso não seja exatamente uma novidade. Com os dois gols marcados diante de Senegal, Haaland chegou a quatro no torneio e passou a dividir a segunda colocação entre os principais goleadores desta edição.
Acima dele está apenas Lionel Messi, que mais cedo marcou duas vezes na vitória da Argentina sobre a Áustria, alcançou cinco gols na competição e se tornou o maior artilheiro da história da Copa.
Poucas horas depois, Kylian Mbappé também deixou sua marca duas vezes no triunfo francês sobre o Iraque. O atacante chegou igualmente a quatro gols e segue protagonizando, ao lado de Messi e Haaland, uma disputa de gigantes.
A ‘final’ interna entre Noruega e França
A classificação já está garantida para ambos os lados, mas a última rodada do Grupo I segue carregada de importância.
Na próxima sexta-feira (26), França e Noruega se enfrentam em Boston valendo a liderança da chave. Os franceses chegam em vantagem por terem saldo de gols superior (cinco contra quatro) e, por isso, jogam pelo empate para terminar na primeira colocação.
A Noruega, por sua vez, precisará vencer para ultrapassar os Bleus e assumir a ponta do grupo. O prêmio pode ser significativo: em tese, o líder terá um caminho mais acessível na fase de 16 avos de final.
Além da questão matemática, o confronto servirá como uma espécie de “vestibular” para os dois times. A França chega embalada pelos gols de Mbappé. A Noruega, pela excelente fase de Haaland e por um coletivo que vem respondendo bem.
Se o Grupo I já tinha dois candidatos fortes à classificação, agora terá uma rodada final com cara de mata-mata antecipado. E com dois dos principais atacantes do planeta em campo, o duelo promete ser um dos pontos altos desta primeira fase.