Copa do MundoMéxico

Federação Mexicana diz que não haverá dinheiro público na reforma do Estádio Azteca para Copa 2026

Assim como no Brasil, dirigentes da FMF garantem que investimento para reforma do estádio será da iniciativa privada

O México será uma das sedes da Copa do Mundo em 2026, ao lado de Estados Unidos e Canadá e o seu principal estádio, o Azteca, passará por uma reforma para o evento. O dinheiro para isso não será público, segundo o presidente da Federação Mexicana de Futebol, Yon De Luisa, que garantiu que todo o investimento será da iniciativa privada. Soa familiar? Não é por acaso: vivemos isso para a Copa 2014.

É a mesma conversa que ouvíamos no Brasil de Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, sobre os gastos em relação à Copa 2014. Na época, o dirigente, que caiu antes mesmo daquela Copa, enchia a boca para dizer que toda a grana que seria gasta viria da iniciativa privada. Só que não foi essa a história que vimos. O que se viu, no fim, foram governos municipais, estaduais e federal entrando com a maioria do dinheiro, quando não o dinheiro todo, para as obras nos estádios.

“Não, o governo não tem que desembolsar nada para a remodelação do Azteca, será investimento privado. Dentro da remodelação há uma parte de vias públicas, em que se trabalhará com as autoridades locais”, comentou Yon de Luisa em entrevista ao W Deportes.

Segundo De Luisa, a FMF segue as práticas da Fifa para receber o Mundial em 2026 e que há conversas para que o Estádio Azteca receba o jogo de abertura. “Já falamos sobre isso muitas vezes, mas ainda não temos um sim definitivo. Toda vez que falamos sobre isso eles nos ouvem. Por causa da história, acreditamos que o Azteca pode ser isso”, afirmou Yon de Luisa.

O dirigente ainda comentou sobre os preparativos para a Copa 2022, que será no fim deste ano. O México, já classificado, tem amistosos marcados com Brasil e Peru para setembro. O técnico da seleção mexicana, Gerardo Martino, quer jogar contra uma seleção europeia, mas esse desejo pode não ser atendido, segundo o dirigente. “Dentro das nossas práticas não há uma exigência de jogarmos com um rival europeu similar à Polônia”, disse Yon de Luisa.

O México foi sorteado para o Grupo C da Copa do Mundo, ao lado de Argentina, Arábia Saudita e Polônia. O México estreia contra a Polônia, no dia 22 de novembro, às 13h (horário de Brasília). Confira todos os jogos na tabela da Copa 2022.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo