Eliminatórias da Copa

Grande mudança feita por Dorival na Seleção pós-Copa América será testada contra Uruguai

Técnico fez alteração importante na rotina de treinos para fazer o Brasil jogar melhor após crise

Em bom português e com todas as letras, Dorival Júnior admitiu nos microfones que ainda “não está feliz” com o futebol apresentado por sua seleção brasileira em entrevista coletiva na última segunda-feira (18).

— Feliz? Não estou. Poderíamos estar melhores, mas por tudo que foi falado, pelo momento vivido, crescemos muito e temos possibilidade de uma melhora muito grande — Dorival.

Mas com o perdão do clichê, o treinador parece ter encontrado o caminho para a felicidade na Seleção, às vésperas do duelo com o Uruguai, nesta terça-feira (19), às 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.

Após um início desastroso, o Brasil finalmente mostra evolução nas Eliminatórias. Vem de uma sequência de duas vitórias e um empate com atuações progressivamente melhores nos últimos três jogos.

Dorival fez “grande mudança” na rotina da Seleção

Tudo isso passa por uma “grande mudança” feita por Dorival Júnior na rotina de treinamentos desde a campanha vexatória na Copa América.

O treinador e sua comissão técnica entenderam que seria preciso mudar a metodologia de trabalhos. Adaptar as sessões de treinos à realidade de uma seleção para “acelerar” os processos.

Desde a eliminação para o Uruguai, a comissão técnica passou a comandar trabalhos mais dinâmicos e curtos.

Foi preciso que Dorival e seus auxiliares entendessem que a rotina de treinamentos a cada Data Fifa não poderia ser conduzida da mesma forma que um treinador prepara um jogo por um clube.

—Tudo é processo de conhecimento. Até então, a gente ministrava tudo como fazíamos nos clubes. Hoje, aceleramos um pouco. A abordagem e as colocações são diferentes. O desenvolvimento dos trabalhos. Muito mais dinâmicos, mais curtos.

— . Então não fica aquele trabalho abrangente de você estruturar uma equipe. Você busca correções um pouco mais pontuais. Essa foi a grande mudanças depois da Copa América. O que começou a gerar uma situação um pouco mais próxima do que precisamos  — Dorival.

Outro ponto essencial para que a Seleção passasse a jogar melhor foi a definição de uma base de equipe titular.

Dorival tem mantido praticamente a mesma escalação desde a vitória por 4 a 0 sobre o Peru. As mudanças pontuais ocorrem apenas por lesões ou desfalques.

Além disso, a proximidade entre cada Data Fifa desde setembro também facilitou para que o trabalho tivesse maior continuidade.

Uruguai pode ser divisor de águas para a Seleção

Dorival Júnior colocará a evolução de sua seleção brasileira à prova na partida contra o Uruguai. Um clássico que serve também de divisor de águas para o Brasil.

Na Arena Fonte Nova, a Seleção tentará a primeira vitória sobre um rival da ponta de cima da tabela nas Eliminatórias.

— Podem esperar essa entrega que vem acontecendo. Criar o máximo que pudermos. E neutralizar uma equipe perigosa, que já enfrentamos algumas vezes. Temos noção do que representa a partida de amanhã.

— A seleção uruguaia vem encontrando um caminho, jogando sempre com dinamismo e determinação grandes, marcação quase que individualizada o campo todo. Jogadores de muita qualidade, também distribuídos em todos os clubes do mundo. Será jogo bem complicado, para nós e para eles — Dorival Júnior.

A situação da Seleção nas Eliminatórias

O Brasil é quarto colocado nas Eliminatórias, com 17 pontos — dois a menos que Uruguai e Colômbia, segundo e terceiro colocados, respectivamente, com 19.

A Seleção pode encerrar a rodada na vice-liderança em caso de vitória sobre o Uruguai, desde que a Colômbia não vença o Equador.

O próximo jogo da Seleção Brasileira

  • Brasil x Uruguai — terça-feira, 19 de novembro, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo